Consumo de carne vermelha pode aumentar em 80% os gases de efeito de estufa

Escarpin / Flickr

Cientistas ingleses aconselham um consumo de carne moderado

Os gases de efeito de estufa provenientes da produção de alimentos podem vir a aumentar em cerca de 80% caso o consumo de carne continue a aumentar, provocando falta de alimentos em 2050.

O alerta surge por parte de uma equipa de cientistas ingleses, que aconselham os amantes de carne vermelha a trocarem os hambúrgueres e os bifes por uma dieta mais rica em vegetais, a fim de ajudar a prevenir as alterações climáticas.

Investigadores das universidades de Aberdeen e Cambridge realizaram, em conjunto, um estudo para descobrir o que acontecerá se a população mundial continuar a adoptar uma dieta em torno de um consumo excessivo de determinados alimentos, em particular carne e produtos lácteos.

De acordo com o resultado da pesquisa, publicado na revista Nature Climate Change, se esta tendência se mantiver, os níveis previstos para o total de emissões de gases de efeito de estufa podem aumentar em mais de 80% dentro de 35 anos. Nessa altura, a garantia de alimentos para toda a população mundial pode estar em causa.

Tendo em conta o aumento da população, que se estima chegar a cerca de 10 mil milhões em 2050, e a crescente tendência por dietas centradas no consumo de carne, torna-se impossível que a produção agrícola responda às necessidades – não esquecer que é preciso alimentar os animais.

Com base nos dados recolhidos pelo estudo, daqui a 35 anos não só a área cultivada terá aumentado, mas também o uso de fertilizantes, o que vai originar o desaparecimento de mais de um décimo das florestas tropicais restantes no mundo.

“Este não é um argumento vegetariano radical; antes um argumento sobre consumir carne em quantidades sensatas como parte de uma dieta saudável, equilibrada”, afirmou Keith Richards, investigador da Universidade de Cambridge, que colaborou na investigação.

O também Pete Smith, professor da Universidade de Aberdeen, alerta para o facto de serem necessárias “algumas mudanças sérias nas tendências de consumo de alimentos” no sentido de “respeitar as metas de emissões que evitam alterações climáticas perigosas”.

E acrescenta: “Temos de repensar o que comemos“.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …