Consumo de carne vermelha pode aumentar em 80% os gases de efeito de estufa

Escarpin / Flickr

Cientistas ingleses aconselham um consumo de carne moderado

Os gases de efeito de estufa provenientes da produção de alimentos podem vir a aumentar em cerca de 80% caso o consumo de carne continue a aumentar, provocando falta de alimentos em 2050.

O alerta surge por parte de uma equipa de cientistas ingleses, que aconselham os amantes de carne vermelha a trocarem os hambúrgueres e os bifes por uma dieta mais rica em vegetais, a fim de ajudar a prevenir as alterações climáticas.

Investigadores das universidades de Aberdeen e Cambridge realizaram, em conjunto, um estudo para descobrir o que acontecerá se a população mundial continuar a adoptar uma dieta em torno de um consumo excessivo de determinados alimentos, em particular carne e produtos lácteos.

De acordo com o resultado da pesquisa, publicado na revista Nature Climate Change, se esta tendência se mantiver, os níveis previstos para o total de emissões de gases de efeito de estufa podem aumentar em mais de 80% dentro de 35 anos. Nessa altura, a garantia de alimentos para toda a população mundial pode estar em causa.

Tendo em conta o aumento da população, que se estima chegar a cerca de 10 mil milhões em 2050, e a crescente tendência por dietas centradas no consumo de carne, torna-se impossível que a produção agrícola responda às necessidades – não esquecer que é preciso alimentar os animais.

Com base nos dados recolhidos pelo estudo, daqui a 35 anos não só a área cultivada terá aumentado, mas também o uso de fertilizantes, o que vai originar o desaparecimento de mais de um décimo das florestas tropicais restantes no mundo.

“Este não é um argumento vegetariano radical; antes um argumento sobre consumir carne em quantidades sensatas como parte de uma dieta saudável, equilibrada”, afirmou Keith Richards, investigador da Universidade de Cambridge, que colaborou na investigação.

O também Pete Smith, professor da Universidade de Aberdeen, alerta para o facto de serem necessárias “algumas mudanças sérias nas tendências de consumo de alimentos” no sentido de “respeitar as metas de emissões que evitam alterações climáticas perigosas”.

E acrescenta: “Temos de repensar o que comemos“.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …