Constâncio escondeu que autorizou crédito ruinoso da CGD a Berardo

Vítor Constâncio, antigo governador do Banco de Portugal, escondeu aos deputados que, em 2007, autorizou Joe Berardo a levantar 350 milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos.

Chamado a depor no Parlamento em março, Vítor Constâncio, antigo governador do Banco de Portugal, garantiu que não tinha como saber que a CGD ia financiar Joe Berardo. No entanto, o Público revelou, esta sexta-feira, documentos que mostram que o crédito de 350 milhões de euros foi autorizado pelo conselho de administração do BdP.

De acordo com as declarações de Constâncio a 28 de março, era “óbvio” e “impossível” o banco central ter conhecimento de um eventual financiamento. O crédito concedido a Joe Berardo seria destinado para o empresário comprar ações do banco rival, o BCP, para investir na guerra de poder que proliferava no banco.

A ideia seria reforçar a posição de Berardo no BCP, passando de 3,99% para 9,99%, com a promessa de que o empresário penhorar os títulos que seriam adquiridos, mas sem garantias reais de que cumpriria com o acordado.

A informação que Berardo se preparava para investir no BCP com um financiamento de 350 milhões de euros chegou aos ouvidos de Constâncio a 7 de agosto de 2007. A Fundação Berardo contactou o BdP e relatou os planos de investir com “recurso a fundos disponibilizados pela CGD, através de contrato de abertura de crédito em conta corrente […] até ao montante de 350 milhões de euros pelo prazo de cinco anos”.

O pedido foi aprovado por Vítor Constâncio, tornando Joe Berardo um dos maiores investidores do BCP. “O Conselho de Administração do BdP, em sessão de 21 de agosto de 2007, deliberou não se opor à detenção pela Fundação Berardo“, lê-se nos documentos oficiais dessa data.

No entanto, quando questionado pelos deputados na Comissão de Inquérito, Vítor Constâncio disse que o Banco de Portugal só tem conhecimento das operações de crédito depois de os bancos as efetivarem. “Como é óbvio! É natural! Essa ideia de que o Banco de Portugal as pode conhecer antes é impossível!”, reiterou.

Norberto Rosa, antigo administrador da CGD, explicou que o banco tinha noção da dimensão do crédito que tinha concedido a Berardo, considerando que a garantia obtida era muito superior ao valor das ações que serviam de colateral no crédito.

Deputados querem nova audição

Depois de Constâncio ter omitido que tinha conhecimento do crédito ruinoso concedido a Joe Berardo, os deputados pedem que o ex-governador volte a ser ouvido pela comissão parlamentar de inquérito.

O social-democrata Duarte Pacheco é um dos deputados que apela ao regresso de Vítor Constâncio. “Não temos qualquer dúvida que o Dr. Vítor Constâncio não disse a verdade na primeira comissão de inquérito. Queremos dar-lhe a oportunidade para poder refrescar a memória e dizer a verdade ao Parlamento e ao país”, disse à TSF.

“Bem sabemos que no seu primeiro depoimento o dr. Vítor Constâncio estava a sofrer um ataque de amnésia e que portanto não se recordava de coisa nenhuma. Neste caso é muito mais do que isso. Estamos a falar de autorizações que foram dadas expressamente para que o assalto ao BCP se verificasse”, explicou Duarte Pacheco.

“Este assalto ao BCP teve o ‘ok’ do Banco Central Português e do dr. Vítor Constâncio — não só pela concessão deste empréstimo a Joe Berardo, como também pelas reuniões que foram promovidas pelo próprio governador do Banco de Portugal com potenciais acionistas”.

De acordo com o Público, também o CDS, o PCP e o BE manifestaram a sua preocupação e pedem explicações a Vítor Constâncio. O Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda pedem as atas do Banco de Portugal onde foram discutidas operações para adquirir capital noutros bancos.

O CDS vai um passo mais à frente e sugere que a comissão parlamentar de inquérito pondere se envia as declarações do ex-governador para o Ministério Público. “A confirmar-se esta informação, o caso é gravíssimo. Já sabíamos que a supervisão de Constâncio era um enorme falhanço”, disse Cecília Meireles, vice-presidente da bancada do CDS.

Duarte Alves, deputado do PCP, disse que “a confirmarem-se as informações, o que Vítor Constâncio disse na primeira audição não corresponde à verdade” e que, por isso, é necessária uma nova audição.

A deputada Mariana Mortágua, do Bloco, realça que há “conivência com práticas bancárias irresponsáveis” e que as informações reveladas esta sexta-feira “só vêm tornar mais claro que era impossível Vítor Constâncio não soubesse o que se estava passar”.

ZAP //

PARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. … são este tipo de gestores que levam o país desgraçado à ruina, incompetência total e ignorante. neste Portugal qualquer gaio serve para o cargo o resto é o contribuinte que paga, que F… de país.

      • Não é incompetência, é poder a mais e o hábito da total impunidade. Com meia dúzia de pataquadas, eles defendem-se, a malta tem de engulir.
        Como se portam bem são premiados com altos cargos na UE.
        Gostava de saber qual a reacção da UE, a este assunto…

  2. Mais um daqueles socialistas que destruiram o país !
    … depois vem o FDP do troll habitual dizer… e o Passos e o Portas ?? e os submarinos que Guterres comprou ??
    De uma maneira ou de outra Cionstâncio deve ao país 22 mil milhões de euros !
    Nunca ninguém prejudicou o país deste modo.

    • Isto é apenas aquilo que alguns deles não se importam que que se saiba.
      Muito mais está para ser descoberto, senão vejamos:
      As fortunas que surgiram após o 25 de abril de 1974, nunca seriam possíveis de se concretizar apenas com o trabalho honesto, de nenhum deles.

  3. Este Constâncio NUNCA me enganou, andou sempre a reboque dos politicos e da corrupção. Quem se LIXA SEMPRE é o ZE LORPA do português que cada vez PAGA MAIS IMPOSTOS e cada vez tem menos. Ao contrario desta GENTALHA que cada vez tem mais. Povo ACORDA antes que seja TARDE.

  4. Alibaba e os 230 ladrões. 10 milhões de palermas. Somos mesmo um povo burro. Que gente, não participa nas assembleias municipais e depois reclama. Deixemos de ser estúpidos e exijamos o que por direito é nosso. Enquanto o povo não se fizer respeitar seremos gozados, vilipendiados, roubados, maltratados,desrespeitadose…pagamos sempre.

  5. Mais uma vez, não consigo disfarçar a minha surpresa!
    É bom não esquecermos que o Dr. Constâncio foi Secretário-Geral do PS e em boa hora foi apeado pelo Guterres. Apesar dos muitos erros cometidos e de uns quantos escroques que trouxe para a ribalta, o Guterres foi o Secretário-Geral do PS mais honesto que a minha memória alcança (começa no Soares). Talvez por isso se tenha demitido. Para evitar o pântano e porque começou a perceber a índole de quem o rodeava…
    De qualquer modo, se isto fosse um país a sério, este Sr. Constâncio deveria ser chamado à responsabilidade. Como alguém disse, deve 22 mil milhões aos portugueses. É penhorarem-lhe um terço do salário!

  6. Este sabujo e o misseiro da ONU, além dos estragos na CGD, desbundaram centenas de tonenalas de ouros é boa moda do PREC.
    Por isso é que os brindaram com os actuais poleiros!

  7. Será que esse senhor, como outros, também recebeu prémios milionários pelos “bons serviços” prestados ao país?
    E condecorações, deve merecer algumas, afinal mente e rouba que até parece um político…
    Oops, ele é mesmo um político, está perdoado.

  8. Para lá de algumas verdades que estes comentários contêm, nota-se sobretudo o recalcamento da maioria dos opiniosos.Sejam sensatos e realistas, e deixem a obtusidade que demonstram admiráveis imbecis.
    Quem se não um completo obtuso, pode questionar Mário Soares ou António Guterres? Dois Estadistas (Maiúsculas)do melhor que o mundo produziu nos anos recentes.
    Deixem a raiva que vos consome diluir-se enquanto por exemplo tomam um banho, para ver se limpam um pouco essas cabeças inundadas de preconceitos, que por serem tão corroídos de maldade, podem até tornar-se epidémicos.

    • Eh pá, nunca me tinham chamado “OBTUSO”, mas por essa razão, até que me orgulho de me adjectivarem dessa maneira.
      Convivi com muitos dos actuais governantes na faculdade e, hoje compreendo como errei ao deixar que esses, que na altura já eram “chulos”, tomassem conta do meu País e dele fizessem o seu burgo de chulisse….. DESCULPEM O MEU ERRO….

    • Dois estadistas do melhor que o mundo produziu? Hahahah. E como foram os piores? O Guterres deixou o país no pântano em 2002. O soares fez 53 viagens ao estrangeiro à nossa custa. Ainda estão por fazer as contas do dinheiro que esse oportunista gastou aos contribuintes. Viveu sempre como um nababo. Eu não tenho clube futebolístico nem político!!

    • Já agora, e já que sabe tanto, investigue acerca de Mário Soares, o seu filho e o caso dos diamantes de sangue de Angola. Depois venha falar da honestidade deste senhor.

  9. Ó ZAP, …… “Essa idade de que o Banco de Portugal …..” parece-me mais que a IDADE está fora de contexto, será IDEIA? Ou estarei errado?

  10. e nós continuamos a comentar, eles isto, eles aquilo e nada aconteçe com esses ladrões, que vejo há anos a mamar, vamos é sair para a rua e mostrar o nosso desagrado com o que se passa neste país que é “RICO! sim porque sem petroléo e gás e somos só uns 4 milhões a sustentar a casa, sim porque crianças, reformados, doentes incapacitados etc não contam e mesmo assim estou a contar os funcionários públicos , que nem metade contam a trabalhar, é só pontes e menos horas de trabalho, mesmo assim sustentamos chulos, ladrões, politicos corruptos, policias corruptos, militares, médicos, advogados, directores de hospitais, presidentes das camaras, e freguesias, gestores de bancos, só ainda não vi um trabalhador com ordenados baixos a serem corruptos ainda não vi ninguém a morrer, portanto contem comigo para SAIR á ruas e mostrar que não somos parvos, e estamos fartos, fartos, fartos, de ligar a televisão e ainda bem aos jornalistas que mostram e investigam, sim porque só depois , de sair na televisão e que se faz, ou pelo menos prometem que fazem, ok acabei. marquem o dia estou lá com revolta.

    • “Sanção”?!
      Se com o serviço que fez no BdP, o Constâncio foi “premiado” com 8 anos como vice-presidente do BCE (Banco Central Europeu), agora só se for para o FMI – como o Gaspar e a Lagarde, que foram para o FMI depois do excelente trabalho que fizeram em Portugal e na França, respectivamente!…

  11. Caros comentadores, não será melhor esperar pelo fim desta novela?

    Ao ouvir o homem, ontem, na TV, fiquei com a impressão de que ele só fizera o que teria de fazer. Ou será que mentiu ao elucidar o jornalista que o entrevistou?
    Não pretendo defendê-lo. Nem sou advogado. De resto, ele não será mais nem menos honesto do que qualquer dos outros que estiveram e estão metidos na política. Vamos esperar, e depois sim, falemos ou metamos a viola ao saco.

  12. Talvez seja pelas vigarices e roubos que fez ou ajudou a fazer, é que foi para o banco europeu, como um grande economista, e afinal nao passa de grande corrupto e um refinado vigarista. A pergunta de 1 milhao é: Porque nao está já preso e enjaulado??? Ou então porque nao leva um tiro no meio da testa??? São duvidas que ficam. Mas este genero de noticias irritam-me mesmo muito. Tantos vigaristas, corruptos e grandessissimos ladroes e andam à solta, a fazer pouco de nós Portugueses.

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …