Consórcio catalão assina contrato de subconcessão da Metro do Porto nos próximos 10 anos

Metro do Porto

-

O Conselho de Administração da Metro do Porto, empresa que é detida em 40% pelos municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), assinou esta quinta-feira ao fim da tarde com o consórcio espanhol TMB — Transports Metropolitans de Barcelona/Moventis o contrato que regula a subconcessão da operação e manutenção da rede por 10 anos.

O contrato entre o atual subconcessionário ViaPorto e a Metro do Porto terminou no dia 31 de dezembro de 2014, tendo já sido prorrogado por duas vezes para garantir a continuidade da operação.

Em comunicado enviado na quinta-feira à Lusa, a Metro do Porto anunciou que “a execução do contrato celebrado com a TCCMP [empresa criada pelo consórcio em Portugal para operar o metro] entra em vigor a curto prazo, iniciando-se brevemente o período de transição do atual para o novo operador, que será acompanhado a par e passo pelos técnicos da Metro do Porto, garantindo o regular funcionamento da rede”.

Esta assinatura aconteceu depois de uma longa negociação entre a administração e o consórcio catalão, que entregou uma garantia bancária de cerca de 17 milhões de euros.

No comunicado, a empresa de transporte público que serve a AMP destacou que, com o novo contrato, “assegura uma redução dos custos operacionais na ordem dos 9,8 milhões de euros por ano, o que resulta numa poupança de 23% face aos valores atuais, mantendo todas as condições de segurança, competência e eficácia na operação da sua rede”.

O concurso público internacional para a subconcessão do Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) foi lançado no verão do ano passado, depois de a 8 de agosto a administração da Metro do Porto ter aprovado, com a abstenção da AMP, o lançamento do concurso para a concessão da empresa a privados.

Depois de o prazo do concurso ter sido prorrogado até dezembro, a administração da empresa de transporte público da Área Metropolitana do Porto aprovou em janeiro a adjudicação ao consórcio catalão, o único concorrente neste procedimento concursal que suscitou mais de duas mil questões por parte de interessados.

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Hermínio Loureiro, afirma esperar que “tudo corra com normalidade e que a prestação do serviço seja feita com qualidade, em benefício das populações servidas”.

Já em janeiro, em entrevista à Lusa, o social-democrata disse que o processo para a subconcessão da Metro do Porto “tem de ficar para memória futura, não só para a região como para o país”.

“O que importa aqui verificar e perceber é que os erros cometidos, as sucessivas alterações que tiveram que ser feitas ao caderno de encargos, significam que este é um processo a não repetir”, acrescentou na ocasião.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …