Criar uma lata de sardinha em forma de lingote para valorizar este produto português no estrangeiro. É este o projecto de 20 milhões de euros que junta dez conserveiras portuguesas que esperam obter o apoio dos fundos europeus da “bazuca”.
As conserveiras portuguesas José Gourmet, Ramirez, Cofaco, Cofisa, Briosa, A Poveira, Conserveira do Sul, Pinhais, Conservas Portugal Norte e Comur juntaram-se para criar uma lata de sardinha em formato de lingote.
O projecto está orçado em 20 milhões de euros e conta receber fundos da chamada “bazuca” europeia através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). A candidatura foi submetida em Setembro passado e ainda aguarda aprovação, segundo apurou o Eco.
A missão do projecto é “criar um mercado novo, de nicho, para as conservas portuguesas”, como explica àquela publicação o administrador da Comur, Paulo Moreira.
“É um projecto que envolve todo o sector e a ideia passa por juntar as dez conserveiras portuguesas que trabalham a sardinha, de forma a envolver todas as conserveiras de Portugal”, explica ainda Paulo Moreira ao Eco.
Esta lata terá forma de lingote porque, afinal, “a sardinha é o ouro português”, segundo o administrador da Comur.
Cada lata de sardinha será vendida por 20 euros e o objectivo é “valorizar o cluster das conservas portuguesas”, salienta ainda Paulo Moreira.
“Queremos ter uma conserva feita da mesma forma por todas as conserveiras que trabalham a sardinha”, nota o administrador da conserveira.
Dos 20 milhões orçamentados, 10 milhões deverão ser investidos na “comunicação do produto”, nota o Eco.
“Se este produto tiver o sucesso que esperamos, tudo o que seja conserva portuguesa vai beneficiar desta imagem e de toda a comunicação que vai ser feita”, nota Paulo Moreira, realçando que a ideia é que haja “um efeito de arrastamento sobre o cluster, ao remunerar muito melhor desde o pescador aos restantes intervenientes”.
Cerca de 70% da produção nacional de conservas é exportada, segundo dados da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) citados pelo Eco.
Em 2019, “foram exportadas cerca de 50 mil toneladas de conservas portuguesas, o que correspondeu a uma facturação superior a 200 milhões de euros“, destaca a publicação.
“Dos 20 milhões orçamentados, 10 milhões deverão ser investidos na “comunicação do produto”…”
“Cerca de 70% da produção nacional de conservas é exportada…”
Se já exportam 70% da produção, para que precisam de 10 milhões para comunicar um produto que já por si vende bem?!?!?!
Lá se vai gastar dinheiros de subsídios nos sítios errados! Enfim, Portugal no seu melhor…
Fora o que se vai perder nos bolsos dos decisores e técnicos amigos. Essa cambada é que devia ser metida numa lata de sardinhas e exportada… Para o deserto…
E vender uma lata por 20 euros?
Investir 20 milhões de euros para vender latas a 20 euros cheira a esturro. Quem compra sardinhas a 20 euros a lata!
E assim se vai gastar o dinheiro da bazuca… é mesmo para disparar de qualquer modo e fazer estragos a sério na nossa economia. Basta ver quem são os atiradores…
Antes assim, investindo nos privados que pagam as riquezas da administração pública, do que investir o dinheiro destinado para ser gasto na economia em promessas políticas de coisas que já deviam ter sido feitas com dinheiros públicos e com os impostos que todos nos pagamos, e não com dinheiros destinados a impulsionar a economia, ajudando os privados
Porque investir dinheiro da UE para economia 4 contra, mas se for para o PS ganhar votos com obras que já deviam estar mais que feitas e usar indevidamente o dinheiro vindo da UE já é de acordo
Pelo menos a Comur já produz há algum tempo latas em formato de lingote de ouro que vendem por um balúrdio, não é propriamente uma invenção de agora.
Mas que idiotas!!
Se a moda pega, de seguida vem os tipos do vinho, do azeite, da cortiça etc, etc…. e lá se vai a massa da bazuca a produzir “lingotes” da treta…
Estou pasmado com tanta estupidez, a gastar o dinheiro do povo sem ter noção do que estão a fazer “Cada lata de sardinha será vendida por 20 euros” ou seja uma lata que custa neste momento 1.50€(já para não colocar a 0.99€) vai passar a custar 20€, e o cliente é estupido ao ponto de pagar 20€ a lata, só porque vem em formato lingote de Ouro, podemos então concluir que alguém vai mesmo pagar o preço do ouro por uma lata de sardinha.
Podemos refletir de outra maneira, se foram 20 milhoes de euros, significa depois de vender 1000000 de latas( ainda nem pagamos o investimento, pois a lata também tem um custo, vamos ser obrigados também a comer sardinha…
Não desanime, a lata será revestida a ouro, poderá ser é que diminuam ainda o número de sardinhas lá dentro para compensar o preço do ouro investido!
Parece que desconheces a estupidez dos consumidores – os americanos, mestres no marketing de vender todo tipo lixo a preço de ouro (televendas, Calcitrin’s, etc, etc), que o digam!…
Acho muito bem que as conserveiras avancem com o projeto – SÓ QUE SEM QUALQUER FINANCIAMENTO PÚBLICO!!!
Se eles acreditam que é uma ideia lucrativa, que arrisquem o seu dinheiro – até porque não são propriamente startups à procura de investidores…
Pois, tem toda a razão!
O dinheiro da bazuca (dinheiro com origem nas empresas europeias que são acarinhadas pelos países em que estão estabelecidas, pois são países desenvolvidos que acarinham o empreendedorismo) só pode ser gasto com a administração pública corrupta, cheia de tachos, burocrata e ineficaz deste pobre país chamado Portugal.
O dinheiro é todo para o governo e para os seus tentáculos espalhados pela administração pública. Nem pensar distribuir um cêntimo que seja com todos os outros portugueses, os que trabalham por conta própria ou no sector privado.
Todos esses portugueses que trabalham pro conta própria ou no setor privado, apenas podem pagar impostos. Mais nada!
É por haver gente ridícula como esta personagem que Portugal está como está…
Hahahahaaa… apartir de um comentário sobre um caso específico, os “filmes” que essa mente limitada faz!…
Enfim; mais um “Ventura” a dar o seu melhor…
Estás Maduro, estás…
E porque?
1o será uma lata especial, nada tem a ver com a lata de consumo normal. Será o mesmo que edições especiais de carros em que cobram bem mais pelo mesmo carro só com um ou outro extra.
2o se o PS pode usar a basuca como propaganda política para buscar votos, porque empresas não podem aproveitar apoios que vêm da UE precisamente para isso? Para ser injectados em empresas para impulsionar a economia?
Porque pode ser injectado onde não deve, e para onde foi atribuído, já não pode?
Claro…….o importante é a lata ! …e lata não falta a este desgoverno !