Conservadores vencem no Reino Unido e ficam a apenas 10 lugares da maioria

UK DFID / Wikimedia

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

Os Conservadores, liderados pelo primeiro-ministro David Cameron, deverão ser o partido mais votado nas eleições legislativas de hoje no Reino Unido, segundo uma sondagem divulgada à boca das urnas.

A sondagem, divulgada pelas estações de televisão BBC e Sky News, atribui 316 lugares aos Conservadores e 239 aos Trabalhistas, enquanto em terceiro lugar vem o Partido Nacionalista Escocês (SNP), com 58 eleitos.

Os Liberais Democratas elegem 10 deputados e o eurocético Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP), liderado por Nigel Farage, obtém 2 lugares.

A confirmarem-se estes resultados, os ‘Tories’ ficam a apenas 10 lugares da maioria absoluta, permitindo ao primeiro-ministro David Cameron exercer um segundo mandato no número 10 de Downing Street, residência oficial do chefe de governo.

A projecção das duas estações de televisão britânicas permite antecipar a reedição da coligação de governo, com os parceiros Liberais Democratas, de Nick Clegg, que deverá eleger 10 deputados, a garantir os lugares que faltam para uma maioria na Câmara dos Comuns.

A sondagem mostra o SNP a protagonizar uma “vitória histórica”, passando dos anteriores 6 lugares para 58.

O eurocético UKIP, que baseou a sua campanha eleitoral em duas premissas: saída da União Europeia e contra a imigração, elege apenas dois deputados.

A votação, em que estavam inscritos cerca de 45 milhões de eleitores, decorreu durante 15 horas, entre as 7 e as 22 horas (mesma hora em Lisboa), em 650 circunscrições eleitorais, com cada circunscrição a eleger um deputado à Câmara dos Comuns.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …