/

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Radek Pietruszka / EPA

Jaroslaw Kaczynski é líder do PiS há 16 anos, não ocupando atualmente qualquer cargo governativo

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições.

O partido conservador eurocético Lei e Justiça (PiS) de Jaroslaw Kacynski obteve a maioria absoluta para um novo mandato de quatro anos em que pode dar continuidade ao programa de reformas consideradas “controversas”.

A formação política Coligação Cívica (KO), centrista, não ultrapassa os 26,10% dos votos das eleições legislativas que decorreram no domingo na Polónia. No que respeita a deputados, o PiS consegue eleger 239 dos 460 assentos, ficando os centristas com 130.

“Embora uma frente poderosa tenha sido erguida contra nós, conseguimos vencer”, reagiu Kaczynski, em declarações na sede do partido, após a divulgação das primeiras projeções. “Espero que o dia de amanhã confirme o nosso sucesso. Temos pela frente quatro anos de trabalho duro”, recordou.

Recorda o Diário de Notícias que as sondagens vaticinavam já que o partido de Kaczynski e de Morawiecki, o atual primeiro-ministro, iria obter um melhor resultado do que em 2015, quando ganhou as eleições com 37% dos votos e chegou pela primeira vez ao poder.

Nota o Observador que a agenda do PiS é conservadora nos costumes e se destaca do centro-direita pela sua postura anti-austeridade.

Trinta milhões foram chamados a votar este domingo, visando eleger 460 deputados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.