//

Conselhos de taróloga da SIC a mulher traída geram revolta

29

-

Há mais uma polémica a envolver uma taróloga da SIC. Desta feita, por causa dos conselhos a uma mulher traída pelo marido de que deveria “empinocar-se”, pôr-se “bonita”, fazer “muita ginástica em casa” e ser mais esperta do que as “galdérias”.

Estas recomendações foram feitas pela taróloga Maria Helena Martins, durante o programa “Ponto de Equilíbrio”, da SIC Internacional.

“Se quer salvar o casamento faça o que a Maria Helena lhe está a dizer. Você arranja-se toda, empinoca-se toda. Quando o homem chega a casa, você diz ‘vamos fazer ginástica, filho’. E pronto, não fala na outra”, recomendou a taróloga.

“Temos de ser mais espertas do que as galdérias”, notou ainda, aconselhando a mulher traída pelo marido a cansá-lo com “muita ginástica”.

“Se ele fizer muita ginástica em casa, para a rua já sobra pouco”, apontou Maria Helena Martins, destacando a sua experiência como “mulher que está casada há 50 anos”.

As declarações da taróloga foram partilhadas numa página de humor do Facebook e logo despoletaram muitas reacções, tanto de crítica, como de apoio aos seus conselhos.

“Machismo entre as próprias mulheres”

Para a socióloga Elisabete Rodrigues, a posição de Maria Helena Martins é “lamentável”, considerando o seu discurso “hiper machista”, conforme declarações ao jornal Público.

A taróloga “vem desculpar a infidelidade do homem e culpa a mulher, não sendo feito nenhum julgamento ao marido para além de colocar o ónus de resolver a situação na mulher”, lamentando o que define como “machismo entre as próprias mulheres”.

Para a activista da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Elisabete Brasil, é “inconcebível que na sociedade actual ainda aconteçam situações deste género”, segundo refere também no Público.

“A responsável pelo casamento não funcionar é sempre da mulher porque não corresponde ao papel tradicional, enquanto o homem pode tudo – não interessa o que o homem faz, interessa o que a mulher não fez“, constata.

“É uma ideia de que o casamento é sinónimo de felicidade e tem de ser mantido, mesmo que a mulher se tenha de submeter e subjugar sem vontade”, conclui a activista da UMAR.

Elisabete Brasil também realça que é preciso que este tipo de programas, com uma audiência alargada e muitas vezes em “momentos de grande vulnerabilidade”, sejam mais supervisionados, em termos do tipo de mensagens veiculadas.

No ano passado, outra taróloga da mesma estação televisiva já tinha aconselhado uma mulher vítima de violência doméstica a “mimar o marido”.

A própria Maria Helena Martins já tinha estado envolvida em polémica, depois de se ter oferecido para resolver problemas judiciais dos telespectadores, o que pode configurar um crime.

Quanto a esta polémica em torno dos seus conselhos sobre como lidar com a traição do marido, a taróloga reagiu publicando uma nota, no seu perfil do Facebook, onde realça que acredita no amor e no casamento e que condena o adultério. Mas acrescenta que, quando as pessoas se amam e decidem “perdoar”, “isso importa sacrifícios para ambos para superar essa traição e recuperar a confiança perdida”.

SV, ZAP //

29 Comments

  1. Concordo plenamente e perfeitamente com a taróloga Maria Helena Martins. Não vejo qual é o problema. Se a mulher conceder mais atenção ao seu marido de forma a que este fique satisfeito, ele não vai procurar fora de casa o que já tem. Se fica satisfeito não vai trocar por outro produto de menor qualidade ou de garantias, nem tampouco se arriscará a uma situação de risco desnecessário.

      • Então a sua resposta… será que todos os que diferirem da sua opinião… serão todos “bestas”? Será que leu mesmo o artigo? Leu com olhos de ler ou foi directo ao meu comentário?
        Só pode ser ironia! Se não é uma iletrada!

  2. Sinceramente, como homem e como profissional de saúde , não vejo qualquer motivo para a polêmica à volta dos comentários da tarologa que me parecem até bastante sensatos… em termos práticos, diga-se em abono da verdade! A teoria de muitas feministas não serve para nada , mesmo nada!…
    Não discordo dos conselhos da tarologa e bem os poderia fazer até usando os mesmos termos…
    Outros acham errado mas são teorias … De pessoas que não têm mais nada para fazer senão pensar teorias para a grande complexidade da realidade das coisas que se não conseguem reduzir a meia dúzia de teorias …

    • Deve ser profissional de saúde veterinária, certo? Isso de trabalhar muito tempo em certos ambientes com gente que ficou parada no tempo resulta nesse tipo de pensamento.
      Acha o tipo de comentários em questão sensatos? Aqui nem está em causa o ser dirigido a uma mulher, até podia ser ao contrário, mas é a questão de fundo que importa.
      Mas nem vale a pena tentar explicar, porque para certas pessoas, estes assuntos são vistos de uma maneira tão retrógrada, que estão convencidas que é tudo normal, o género de pensamento de há uns 50 anos atrás… Infelizmente, parece que esse tipo de pensamento não vai desaparecer com essa geração, há-de haver sempre um pedaço genético anormal que vai passando…

    • Só li isto a correr, mas gosto do seu comentário. Desde que a mulher conseguiu atingir a igualdade de direitos, que respeitem, parece que elas não está só isso que pretendiam, mas sim dominar o homem ao ponto de os obrigar a parir por elas. Só não acontece porque não é possível. É certo que elas passaram por muitos abusos machistas, mas isso foi árvore que já deu frutos e que não volta atrás. O que é triste é muitas delas se aproveitarem dessa igualdade de direitos para fazerem de galo no poleiro ao ponto de muitas já estarem a ultrapassar os limites e usarem a violência doméstica verbal e de procedimento contra o parceiro. Começo a pensar se se virou o feitiço contra o feiticeiro. Penso tb se os homens tiveram que passar a ser a mulher e vice versa. Penso se o homem não terá que despertar e vir para a rua a exigir a igualdade de direitos. De resto todo o homem que não lhes obedecer piamente correm o risco de de verem com as malas à porta e elas serem defendidas juridicamente e mudarem de parceiro conforme lhe apetecer. O amor foi banalizado. A grande maioria das mulheres cuidam-se dos pés à cabeça não para agradar ao homem que tem em casa, mas para aquele que ela pensa que é mais inteligente é o troca como quem troca de camisa. Não sou retrógrado. Sou avançado e acompanho o mundo, aceitando novos costumes e tento adaptar-me em alguns que penso lógicos. Outros que não me agradem respeito quem os pratica. Corrija_se o que estava mal e haja alguém que tenha a coragem de dizer o que é a igualdade equilibrada que ainda não vi.

      • Atingiu a igualdade de direitos???!!! Ainda não tinha reparado, ando a ver estatísticas erradas e a ler livros e notícias erradas, com certeza!!

      • Eu li isto a correr, mas você ultrapassou-me na velocidade. Eu não disse nada disso, Cristina. …
        Tb me esqueci de dizer que aquilo que escrevi começou por me ter inspirado no comentário de David Luís que me pareceu aceitável…

      • Para a Cristina… com toda a certeza absoluta deve ter visto as fontes que lhe era mais conveniente de ler, isto é, de um só lado. Toda a história tem dois lados. Por acaso já viu o Documentário Pílula Vermelha? (Documentary red pills ?) Se não viu veja. Hoje em dia a mulher em muitos países não só não atingiu a igualdade de direitos como ainda tem direitos privilegiados em relação aos homens. Mais uma vez… pesquise os dois lados. Veja esse documentário como primeira referência para se perceber as coisas. Mais, esse documentário foi feito por uma mulher (assim não pode dar desculpa que se fosse feito por um homem, você o chamaria de machista ou retrógado não é verdade?). Se posteriormente ficar elucidada com esse documentário, poderá revisar a sua teoria sobre os direitos da igualdade da mulher perante o homem. Por fim, aconselho-a a simplesmente não parar por aqui e continuar a sua pesquisa. Vai ver que certamente irá aprender muito mais coisas que a repetição ad nauseam pelas feministas.

    • Para que interessa aqui que seja profissional da saude? Isso é relevante para esta matéria? Até podia ser o papa que era uma besta na mesma. Mas o papa nunca teria essa opinião

  3. Parvoíce, parvoíce e estupidez ao + alto nível é vir para TV e contar a sua vida privada a alguem que que não conhece de lado nenhum, e pior ainda é acreditar nos que estas “peixeiras” dizem na TV.
    pobres e doidos…. é de gente desta que estes abutres da TV gostam….

  4. Não sou veterinário e deixe – lhe dizer se for capaz de me entender que o hominideo de que falamos macho ou fêmea é também um animal ! De modo que para este assunto, ser veterinário ou não não tem interesse… Achei os comentários sensatos e práticos … Em matéria de sexualidade o hominideo não é muito diferente dos outros bichos … Se você não entende isto tem que voltar aos livros a reler!…

  5. O amor é lindo o sexo é fantástico lol
    Eu acho piada as falsos moralismos
    Uma coisa é certa a sra deu o excelente Conselho.

  6. Vê-se logo que nada têm para fazer além de se preocuparem com conteúdos deste cariz. Se não houvesse tanta gente que pensa que as “bruxas – videntes e quejandos” existem para lhes resolverem os problemas que a vida no seu caminho lhes dá e gastassem os poucos cêntimos que custam as chamadas telefónicas para esta gente habilidosa, em coisas mais úteis e já não aconteceriam casos como este em questão, mas, como esta treta dá milhares anualmente à custa dos crédulos bacocos, as empresas existem para ganhar dinheiro não interessa como…é uma opinião e vale o que vale
    Sejam felizes apesar disso……

  7. Pois é. Já não é a primeira vez que esta senhora arranja polemica .
    Infelizmente temos de tudo… A meu ver as estacoes de televisão não deviam dar programas destes, Acho que a vida de cada um e para ser vivida bem 0u mal, mas expo-la assim E LAVAR ROUPA SUJA se querem
    conselhos escrevam e não venham a publico(TV). Assim como também acho que a SIC deve repensar muito bem os programas que apresentar e não como aquele da MAQUINA DA VERDADE.

  8. Na casa e no convento cada um sabe o que lá passa dentro. O éticamente correto, quem sabe o que é? A sociedade perfeita esta anos luz dos humanos, em Portugal discute se a cor do sexo dos anjos, quando afinal somos todos um bando de mal formados.

  9. A bruxaria é sobretudo boa para sacar massa do bolso do cliente que por seu lado acaba por ficar com dois problemas em vez de um.

  10. Estupidez é existirem canais a incentivar estas aberrações. Tudo bem quem quer ir à Taróloga que vá, mas ter alguém (alguém – a própria – e um canal de televisão) a extorquírem dinheiro (pensões miseráveis, …) com um jorro de mentiras e conselhos que nem os animais aproveitam. Tenho pena das pessoas que intervém nesse programa. Este tipo de programas não pertencem aos meus programas de consumo (por serem impróprios à saúde mental). O diretor do canal é que deveria ser posto em questão e não a Taróloga, pois esta é uma profissional da mentira.

  11. Só telefona quem quer e que acredita, não acho mal nenhum nos conselhos e só faz o que a taróloga diz quem acredita, alguns telefonemas as próprias telespectadores até dizem que conseguiram resolver os assuntos porque não se precipitaram, isso ajudam muito.

  12. Muitos homens julgam-se donos da mulheres, eles podem trair e não gostam que as mulheres peçam ajuda, crendo ou não ou taróloga ou seja ajuda que for cada uma escolhe quem mais confia.

  13. “Muitos homens julgam-se donos da mulheres (Lolita)”. Em abono da verdade MUITAs mulheres julgam-se donas dos homens e da verdade. Portanto… como continuo a dizer… preocupem-se mais convosco do que com esta notícia. A meu ver ela não disse nada de mal. Na verdade até acho bastante sensato o que é que ela disse. Simples.

  14. Não é preciso muito, para ver aqui alguns comentários escritos pela equipa da Maria Helena, a tentar lavar tardiamente a parvoíce do comentário proferido

  15. Não entendo a polémica… Mas afinal estamos ou não num país com liberdade de expressão? Cada um tem o direito de expressar aquilo que acha e sente, e quem não gosta não deve ligar! Só vê esses programas quem quer, e mais não há a dizer. Se é machismo ou não? Cada um terá a sua opinião. Todas elas válidas! Mas a grande verdade é que: 1º- o homem é mais animal do que a mulher (explicação fisiológica pela constituição cerebral de cada género). 2º- Quem come bem em casa não vai querer comer fora. 3º- Traição, no meu entender, é quando um dos parceiros deixa de prestar atenção e carinhos ao outro, e não se se envolve numa situação extra-conjugal, que até pode ser momentânea ou esporádica, ditada pela animalidade que há em cada um de nós. Quer se goste ou não, esta é que é a verdade pura e simples! Sempre ouve relações extra-conjugais e sempre as haverá! Culpas? não existem culpas! Apenas escolhas! E cada um é livre de escolher como proceder após a escolha de outrém. Para quê tanta polémica?

  16. A senhora lá sabe o homem que tem em casa e o que tem de fazer para cansá-lo e evitar que ginastique noutra bicicleta. Temos de valorizar a experiência dos outros. No entanto de alguém se atirar de uma ponte só nos atiramos também se formos nadadores salvadores e houver água funda.

  17. a decadencia intelectual a que isto chegou ! o facto de ter audiencia ,mostra bem a pobreza mental de uma boa parte da populaçao,que tal porem uma bruxa com bola de cristal e o livro de s cipriano :- )

  18. Uma coisa é certa, nenhum homem quando casa procura mulher fria. Minha experiência me diz, que muitas traicoes acontecem porque mulher se afasta do homem, física e mentalmente no casamento, usando isso inclusivamente como meio de magoar o homem e o deixar triste. Inclusivamente muitas mulheres no casamento mandam homens procurar outras para fazer ginástica, depois, depois, e o que se vê. Conselho muito sábio o da taróloga.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.