/

Congressista Alexandria Ocasio-Cortez revela que é “sobrevivente de agressão sexual”

@josealvarado / Alexandria Ocasio-Cortez / Facebook

A congressista norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez

A congressista do Partido Democrático dos EUA, Alexandria Ocasio-Cortez, revela que foi vítima de agressão sexual num vídeo emotivo onde recorda a forma como viveu, aterrorizada, os momentos da invasão do Capitólio, no passado dia 6 de Janeiro.

Alexandria Ocasio-Cortez, que é de origem latina, fala do facto de ter vivido aqueles momentos com muito medo, sobretudo por a invasão ter sido feita, maioritariamente, por homens brancos.

Pensei que ia morrer. E passou-me muita coisa pela cabeça. Pensei se este era o plano para mim”, relata Ocasio-Cortez no vídeo que foi divulgado nas redes sociais.

Ela conta como se escondeu numa casa de banho do seu escritório, quando os invasores forçaram a entrada no Capitólio, e enquanto ouvia pessoas a baterem nas paredes e um homem a gritar “Onde é que ela está? Onde é que ela está?”.

Ocasio-Cortez destaca que a forma como viveu aqueles momentos de medo foram marcados pela sua experiência como “sobrevivente de agressão sexual”.

A congressista nota a frustração por lhe terem dito para “seguir em frente” depois do ataque, algo que é dito, muitas vezes, a pessoas que sofreram abusos sexuais, como refere.

“Estas pessoas que nos dizem para seguir em frente, que não é grande coisa, que devemos esquecer o que aconteceu, até dizer-nos que devemos pedir desculpas – são as mesmas tácticas dos abusadores“, constata.

“Sou uma sobrevivente de agressão sexual”, acaba por assumir. “Não disse isso a muitas pessoas na minha vida. Mas quando passamos pelo trauma, os traumas acumulam-se uns nos outros”, conclui.

Entretanto, o vídeo de Alexandria Ocasio-Cortez está a receber algumas críticas nas redes sociais, com utilizadores a notarem que “deve ser substituída por um progressista que consiga lidar com a situação se ela não consegue”.

“Eu eu eu”, aponta ainda outro utilizador, frisando que o vídeo é “uma anedota” quando “zero tiros foram disparados da multidão” e “zero bombas despoletaram”. “Não prestem atenção às minhas promessas quebradas”, atira ainda este eleitor norte-americano.

Alexandria Ocasio-Cortez foi reeleita para o Congresso dos EUA pelo círculo eleitoral de Nova Iorque em Novembro passado.

A congressista já tinha dito que sofreu durante vários dias devido à invasão do Capitólio, até por ter sido avisada de que poderia sofrer algum tipo de violência de certas pessoas devido à sua posição política.

 

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.