A DARPA quer “congelar” soldados para lhes salvar a vida

Quando os soldados são feridos em pleno campo de batalha, nem sempre há recursos médicos imediatos para os socorrer. E muitas vezes, o tempo é um factor fundamental para lhes salvar a vida. É a pensar nisso que a DARPA, a Agência de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, pretende “congelar” o metabolismo de soldados em risco de vida.

Perante os problemas de atendimento médico que se podem sentir durante combates militares, cientistas da DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency, agência norte-americana que se dedica ao desenvolvimento de novas tecnologias para apoio aos militares (e que inventou a infraestrutura em que se baseia a Internet), estão a tentar encontrar soluções para responder a esse desafio.

Mas não pretendem agilizar o atendimento médico. Em vez disso, querem “congelar” o tempo, fazendo parar o corpo dos soldados em risco de vida.

O novo programa da DARPA, intitulado “Biostasis”, visa “retardar as reacções bioquímicas dentro das células”, induzindo o corpo a permanecer numa espécie de estado suspenso, uma hibernação, até que chegue a ajuda médica, conforme explica a agência num comunicado.

A ideia é “alavancar a biologia molecular para desenvolver novas formas de controlar a velocidade a que os sistemas vivos operam, e assim, estender a janela de tempo após um evento prejudicial, e antes do colapso de um sistema”, sustenta a DARPA.

Falamos, basicamente, de “atrasar a vida para a salvar”, como salienta a agência que tem como “fonte de inspiração” os tardigrada, também conhecidos como ursos d´água.

Estas criaturas microscópicas podem sobreviver em condições de extrema radiação e de congelação, e transformam-se em vidro para sobreviver à desidratação. A sua extraordinária capacidade de sobrevivência deve-se ao facto de entrarem num estado conhecido por criptobiose, em que o metabolismo deixa de funcionar, embora o corpo continue vivo.

A DARPA pretende replicar aquele fenómeno nos processos bioquímicos das células, retardando o metabolismo.

“A nível molecular, a vida é um conjunto de reacções bioquímicas contínuas, e uma característica definidora destas reacções é que precisam de um catalizador para ocorrerem”, explica McClure-Begley. “Dentro de uma célula, estes catalizadores surgem na forma de proteínas e de grandes máquinas moleculares que transformam a energia química e cinética em processos biológicos”, acrescenta o director do “Biostasis”.

O objectivo da DARPA é “controlar essas máquinas moleculares e conseguir que todas abrandem o seu papel, aproximadamente na mesma medida”, para conseguir “retardar todo o sistema graciosamente, evitando consequências adversas quando a intervenção for revertida ou desaparecer”, nota McClure-Begley que é citado no comunicado da DARPA.

Mas para chegar a esse cenário, há ainda um longo caminho a percorrer. Primeiro, será preciso conseguir retardar os processos bioquímicos em células e tecidos. E depois, será necessário transpor esse conceito para a escala de um organismo completo, de modo a atrasar todas as funções biológicas mensuráveis de um sistema, sem danificar processos celulares no regresso ao estado normal.

Está previsto que o programa dure cinco anos. Espera-se que a futura tecnologia possa também vir a ser usada para prolongar o tempo de vida de produtos sanguíneos ou de reagentes biológicos e de medicamentos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estamos comovidos com tamanha caridade da darpa, pois ela preocupa-se afinal tanto com a carne para canhão. Quase me vieram as lágrimas aos olhos.

RESPONDER

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …