Os ursos de água transformam-se em vidro para sobreviver à desidratação

613

Os tardígrados, ou ursos de água já sobreviveram ao vácuo do espaço e a altas doses de radiação e pressão. Mas estas criaturas microscópicas, que vivem na água, também podem sobreviver a ambientes secos num estado dormente durante uma década, “ressuscitando” quando são expostos à água.

Para realizar esse truque notável, os animais dependem das proteínas tardígradas específicas intrinsecamente desordenadas (TDP).

Quando há água ao redor, essas proteínas anti-desidratação são gelatinosas e não se formam em estruturas tridimensionais bem definidas como a maioria das proteínas conhecidas.

Mas quando os ursos de água começam a secar, estas proteínas se transformam num tipo de santuário de vidro, que forma um casulo ao redor de todos os materiais sensíveis à desidratação no animal, protegendo as criaturas de quaisquer danos.

“Quando o animal seca completamente, os TDPs vitrificam, transformando o fluido citoplasmático das células em vidro”, diz Thomas Boothby, autor principal do estudo, da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.

“Acreditamos que esta mistura vítrea aprisiona outras proteínas sensíveis à dessecação (o estado de extrema secura) e outras moléculas biológicas, bloqueando-as, impedindo-as fisicamente de se desdobrarem, se separarem ou se agregarem”, diz Boothby.

Boothby e os seus colegas descobriram as proteínas após a monitorização da atividade génica conforme os tardígrados secavam. Os especialistas observaram um pico na atividade de genes que acabava por formar as TDPs.

E quando os cientistas bloquearam a atividade desses genes, os tardígrados morreram após a desidratação, demonstrando que os genes eram vitais para sobreviver à dessecação.

Os especialistas descartaram uma suposição de longa data de que os tardígrados sobreviviam à desidratação graças a um açúcar especializado chamado trealose – que é conhecido por realizar esta tarefa em rãs arbóreas. Segundo Boothby, os tardigrados ou não produzem trealose ou produzem apenas pequenas quantidades.

No entanto, os cientistas ficaram surpreendidos ao descobrir que as proteínas protegem a sua carga viva da mesma forma que a trealose, formando um santuário de vidro.

Boothby diz que os resultados fornecem um novo exemplo de evolução convergente, em que a evolução surge com uma solução semelhante mais de uma vez.

“Alguns animais evoluíram para depender da trealose, enquanto que os tardigrados também desenvolveram a capacidade de vitrificar, mas usando um tipo completamente diferente de molécula – uma proteína”, diz ele.

“É surpreendente ver que a evolução encontrou várias maneiras bioquímicas de obter o mesmo tipo de mecanismo para resolver o problema da dessecação. Trealose em nematóides e camarões de salmoura, e aparentemente TDPs em tardígrados“, diz Ingemar Jönsson, da Universidade de Kristianstad, na Suécia.

A equipa está a investigar se outros organismos, como sementes de plantas, também dependem dessas proteínas para sobreviver à dessecação.

Boothby espera que esta descoberta possa ser traduzida em aplicações práticas, por exemplo, como uma forma de armazenar vacinas e produtos farmacêuticos à temperatura ambiente, desidratando-os em vez do arrefecimento constantemente.

RESPONDER

Tomate na horta

Legumes biológicos podem transformar-se em vacinas

A criação de hortas caseiras ou a participação em hortas urbanas pode ajudar os legumes a "adaptarem-se" à poluição e a funcionarem como "vacinas", defende o especialista espanhol em agricultura biológica Mariano Bueno. "Defendo hortas em …

Polícia identifica terrorista de Londres como Khalid Masood, de 52 anos

Polícia identifica terrorista de Londres como Khalid Masood, de 52 anos

O terrorista que ontem matou três pessoas e deixou 40 feridos em Londres, antes de ser abatido pela polícia, foi identificado como Khalid Masood, de 52 anos, informou esta quinta-feira a Scotland Yard. A Polícia Metropolitana …

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

Envelope que provocou indisposição a funcionária não tinha substâncias tóxicas

O envelope remetido à Câmara Municipal de Lisboa e que levou uma funcionária a sentir-se indisposta e receber assistência hospital não continha qualquer substância tóxica ou perigosa, disse fonte da Polícia Judiciária. A mesma fonte indicou …

.

Polícia belga detém homem que tentava conduzir contra multidão em Antuérpia

A polícia belga deteve, esta quinta-feira, um homem que tentava conduzir a alta velocidade contra uma multidão na zona comercial Meir, em Antuérpia, no norte da Bélgica, informou a polícia. O condutor não parou num sinal …

O ex-ministro Armando Vara

Vara não se lembra de ter falado com Sócrates sobre a CGD

"Não me lembro de ter falado com o engenheiro Sócrates sobre a CGD", disse o antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos, Armando Vara, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à …

-

Ex-deputado russo crítico de Putin foi morto a tiro em Kiev

O ex-deputado comunista russo Denis Voronenkov foi assassinado nesta quinta-feira a tiros junto a um hotel no centro de Kiev, informou o chefe da Polícia da capital ucraniana, André Krischenko. Em declarações ao canal de televisão …

Os três pastorinhos de Fátima

O Papa aprovou o milagre. Francisco e Jacinta já são Santos

O Papa Francisco aprovou, nesta quinta-feira, o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima. O anúncio foi feito no site oficial da sala de imprensa da Santa Sé …

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

Banco de Portugal segurou Ricardo Salgado no BES recusando retirar-lhe a idoneidade

A administração do Banco de Portugal foi contra a opinião dos técnicos da instituição reguladora que defendiam a retirada de idoneidade a Ricardo Salgado, mantendo, assim, o banqueiro à frente do BES. A notícia é avançada …

O búlgaro Dinko Valev tornou-se uma "celebridade" nacional

Búlgaro comprou helicóptero militar para "caçar refugiados"

Dinko Valev é conhecido por dedicar os seus tempos livres a perseguir migrantes na fronteira com a Turquia. Agora, o "superherói" búlgaro comprou um helicóptero militar para impedir que "jiadistas", disfarçados de refugiados, entrem no …

Polícia britânico em vigilância a Whitehall após o atentado terrorista junto ao parlamento britânico, em Londres

Atacante de Londres era britânico e foi investigado. Estado Islâmico reivindica

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou hoje que o autor do ataque de quarta-feira ao parlamento era de nacionalidade britânica e já tinha sido investigado pelos serviços secretos por ligações à violência extrema. Perante …