/

Sai, é contratado, mas volta: que confusão vai na criadora do ChatGPT

Sam Altman iria sair para a Microsoft. A sua contratação foi anunciada mas, entretanto, também foi anunciado… o seu regresso à OpenAI.

A OpenAI, que ficou muito famosa por ter criado o modelo de linguagem ChatGPT, está provavelmente na sua pior fase.

No final da semana passada, o co-fundador e director Sam Altman foi despedido. Era suspeito de não ser “consistentemente franco nas suas comunicações” com a direcção da empresa.

Uma saída que abalou Silicon Valley e representa uma grande mudança na direcção da OpenAI, especialmente após o lançamento do ChatGPT, que colocou Altman como um dos executivos de tecnologia mais influentes do mundo.

Passaram apenas três dias e Sam Altman foi contratado pela Microsoft (a Open AI está ligada à Microsoft, numa parceria longa). Se o mundo empresarial estava em alvoroço, aí o panorama não acalmou.

A OpenAI, que até foi criada há oito anos como uma organização sem fins lucrativos (e continua a ser gerida como uma), está agora em crise, avisa a Associated Press.

Não sai apenas o seu “cérebro”. Saem outros elementos importantes da empresa, como outro co-fundador da empresa, Greg Brockman (que saiu por iniciativa própria, em protesto), e outros colegas.

Centenas de funcionários da OpenAI, incluindo altos responsáveis, ameaçam deixar a empresa. Também estão contra esta demissão.

E não foi só Sam Altman a ficar surpreendido: os investidores só souberam da demissão poucos minutos do anúncio oficial.

A OpenAI terá extremos dentro da própria empresa: uns pensam sobretudo no mercado, no lucro; outros estão mais preocupados com o impacto da Inteligência Artificial na privacidade, no emprego e na segurança.

O conselho de administração da empresa é mais adepta desta segunda postura. Daí ter afastado Altman (entre outros motivos).

O próprio director interino, Emmett Shear, admitiu que este processo da saída de Sam Altman correu “muito mal”.

Entretanto, o outro debate interno prossegue: a missão de construir com segurança uma IA que seja “geralmente mais inteligente que os humanos” não entra em conflito com o crescente sucesso comercial da OpenAI?

Entretanto…

…muito do que está explicado até aqui, que foi escrito na tarde de terça-feira, ficou anulado no dia seguinte: é que Sam Altman vai voltar à OpenAI.

O antigo CEO volta a ser CEO, depois do entendimento que foi alcançado ontem, terça-feira.

O acordo de princípio envolve um novo conselho composto por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo.
Esta reviravolta terá surgido precisamente por causa da ameaça de centenas de trabalhadores da OpenAI: ou Sam Altman voltava, ou eles saíam.
(artigo actualizado às 10h43 do dia 22/11)

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.