Confinamento influenciou mãe que matou filho, considera Justiça britânica

A justiça britânica decidiu na quinta-feira que uma criança de 10 anos gravemente incapacitada, sufocado pela mãe “esgotada” e condenado a ser internado, foi uma “vítima indireta” do confinamento imposto no Reino Unido por causa da pandemia de covid-19.

O Tribunal Criminal de Old Bailey em Londres decidiu colocar a mãe, Olga Freeman, de 40 anos, num hospital psiquiátrico por tempo indeterminado pela morte do filho Dylan, de quem ela teve que cuidar continuamente devido às restrições em vigor.

“Não tenho absolutamente dúvida nenhuma de que foi uma mãe extremamente amorosa e dedicada a esta criança vulnerável até que ficou sobrecarregada por múltiplas pressões e a cabeça dominada por uma doença [psicológica] destrutiva”, disse a juíza Bobbie Cheema-Grubb, reconhecendo que a mãe estava “esgotada” e “exausta”, citada pela agência Lusa.

“Dylan deve ser reconhecido como uma vítima indireta da interrupção da vida normal causada pela pandemia de covid-19”, acrescentou ela.

O pai da criança, o fotógrafo de celebridades Dean Freeman, estava em Espanha na altura da tragédia, em 15 de agosto.

Depois de matar o filho, que sofria de graves incapacidades físicas e mentais, Olga Freeman dirigiu-se voluntariamente a uma esquadra de polícia. As autoridades encontraram a criança num quarto da casa em Acton, no oeste de Londres, coberto com uma colcha e rodeado de brinquedos.

Uma autópsia determinou que ele havia morrido de obstrução das vias aéreas por pedaços de esponja presos na boca.

Durante o julgamento, o ministério público ressaltou que Olga Freeman teve cada vez mais dificuldade para cuidar do filho durante o primeiro confinamento na primavera, e durante o verão, quando foi gradualmente levantado.

De acordo com um psiquiatra, a mãe desenvolveu sintomas psicóticos causados por restrições “muito stressantes” para ficar em casa e pelo encerramento da escola especial que Dylan frequentava.

O pai de Dylan criticou sucessivos governos britânicos por financiarem de forma insuficiente os serviços de apoio a pessoas com problemas de saúde mental ou que requerem cuidados especiais, durante um depoimento por videoconferência.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …