Confinamento pode levar ao nascimento de mais 214 mil bebés nas Filipinas

As restrições impostas durante a pandemia de covid-19 podem levar ao nascimento de mais 214 mil bebés nas Filipinas. Em 2021, podem então nascer 1,9 milhões de crianças no país.

Os serviços de planeamento familiar nas Filipinas estão praticamente interrompidos devido ao confinamento derivado da pandemia de covid-19. Como tal, as circunstâncias podem levar ao maior baby boom do país dos últimos 20 anos, com o nascimento de mais 214 mil bebés.

Os profissionais de saúde filipinos alertam que, com as restrições do confinamento, o fornecimento de preservativos e outros métodos contracetivos tem falhado em algumas zonas do país. De acordo com o The Guardian, embora os membros da Organização de Planeamento Familiar das Filipinas tenham continuado a trabalhar durante o confinamento, o seu trabalho foi severamente afetado.

As Filipinas registam mais de 35.400 casos confirmados e 1.244 mortes devido ao novo coronavírus. A falta de planeamento familiar faz-se sentir mais nas regiões mais afastadas da capital, nomeadamente em zonas rurais.

Em resposta, a Organização de Planeamento Familiar das Filipinas está a incentivar as mulheres a tomar anticoncecionais de ação prolongada. Além disso, estão a distribuir uma quantidade maior no caso de o confinamento voltar a impedir a saída às ruas.

“Mas o problema com isso é que estamos com falta de abastecimento agora“, disse o diretor executivo da Organização de Planeamento Familiar das Filipinas, Nandy Senoc. “Os serviços de saúde reprodutiva não são considerados prioritários na resposta do Governo”.

As estimativas apontam para o nascimento de mais 214 mil bebés no próximo ano devido a gravidezes não planeadas causadas pela pandemia. Isto significa que, em 2021, podem nascer 1,9 milhões de bebés nas Filipinas.

“As mulheres aqui preferem os contracetivos injetáveis, que as protegem por três meses. Muitas dos que deveriam receber novas injeções em abril, durante o confinamento, só vieram a nós este mês”, disse a médica filipina Rocelle Casilla em declarações ao diário britânico. “Estar confinado em casa e não poder sair, isso afeta muitas coisas, em termos de tomada de decisão das mulheres”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …