Confinamento pode levar ao nascimento de mais 214 mil bebés nas Filipinas

As restrições impostas durante a pandemia de covid-19 podem levar ao nascimento de mais 214 mil bebés nas Filipinas. Em 2021, podem então nascer 1,9 milhões de crianças no país.

Os serviços de planeamento familiar nas Filipinas estão praticamente interrompidos devido ao confinamento derivado da pandemia de covid-19. Como tal, as circunstâncias podem levar ao maior baby boom do país dos últimos 20 anos, com o nascimento de mais 214 mil bebés.

Os profissionais de saúde filipinos alertam que, com as restrições do confinamento, o fornecimento de preservativos e outros métodos contracetivos tem falhado em algumas zonas do país. De acordo com o The Guardian, embora os membros da Organização de Planeamento Familiar das Filipinas tenham continuado a trabalhar durante o confinamento, o seu trabalho foi severamente afetado.

As Filipinas registam mais de 35.400 casos confirmados e 1.244 mortes devido ao novo coronavírus. A falta de planeamento familiar faz-se sentir mais nas regiões mais afastadas da capital, nomeadamente em zonas rurais.

Em resposta, a Organização de Planeamento Familiar das Filipinas está a incentivar as mulheres a tomar anticoncecionais de ação prolongada. Além disso, estão a distribuir uma quantidade maior no caso de o confinamento voltar a impedir a saída às ruas.

“Mas o problema com isso é que estamos com falta de abastecimento agora“, disse o diretor executivo da Organização de Planeamento Familiar das Filipinas, Nandy Senoc. “Os serviços de saúde reprodutiva não são considerados prioritários na resposta do Governo”.

As estimativas apontam para o nascimento de mais 214 mil bebés no próximo ano devido a gravidezes não planeadas causadas pela pandemia. Isto significa que, em 2021, podem nascer 1,9 milhões de bebés nas Filipinas.

“As mulheres aqui preferem os contracetivos injetáveis, que as protegem por três meses. Muitas dos que deveriam receber novas injeções em abril, durante o confinamento, só vieram a nós este mês”, disse a médica filipina Rocelle Casilla em declarações ao diário britânico. “Estar confinado em casa e não poder sair, isso afeta muitas coisas, em termos de tomada de decisão das mulheres”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …