Confinamento pode levar ao nascimento de mais 214 mil bebés nas Filipinas

As restrições impostas durante a pandemia de covid-19 podem levar ao nascimento de mais 214 mil bebés nas Filipinas. Em 2021, podem então nascer 1,9 milhões de crianças no país.

Os serviços de planeamento familiar nas Filipinas estão praticamente interrompidos devido ao confinamento derivado da pandemia de covid-19. Como tal, as circunstâncias podem levar ao maior baby boom do país dos últimos 20 anos, com o nascimento de mais 214 mil bebés.

Os profissionais de saúde filipinos alertam que, com as restrições do confinamento, o fornecimento de preservativos e outros métodos contracetivos tem falhado em algumas zonas do país. De acordo com o The Guardian, embora os membros da Organização de Planeamento Familiar das Filipinas tenham continuado a trabalhar durante o confinamento, o seu trabalho foi severamente afetado.

As Filipinas registam mais de 35.400 casos confirmados e 1.244 mortes devido ao novo coronavírus. A falta de planeamento familiar faz-se sentir mais nas regiões mais afastadas da capital, nomeadamente em zonas rurais.

Em resposta, a Organização de Planeamento Familiar das Filipinas está a incentivar as mulheres a tomar anticoncecionais de ação prolongada. Além disso, estão a distribuir uma quantidade maior no caso de o confinamento voltar a impedir a saída às ruas.

“Mas o problema com isso é que estamos com falta de abastecimento agora“, disse o diretor executivo da Organização de Planeamento Familiar das Filipinas, Nandy Senoc. “Os serviços de saúde reprodutiva não são considerados prioritários na resposta do Governo”.

As estimativas apontam para o nascimento de mais 214 mil bebés no próximo ano devido a gravidezes não planeadas causadas pela pandemia. Isto significa que, em 2021, podem nascer 1,9 milhões de bebés nas Filipinas.

“As mulheres aqui preferem os contracetivos injetáveis, que as protegem por três meses. Muitas dos que deveriam receber novas injeções em abril, durante o confinamento, só vieram a nós este mês”, disse a médica filipina Rocelle Casilla em declarações ao diário britânico. “Estar confinado em casa e não poder sair, isso afeta muitas coisas, em termos de tomada de decisão das mulheres”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …