Condutor atropela peões em Dijon aos gritos de “Alá é Grande”

DR Christian Guilleminot / Le Bien Public

O primeiro dos cinco locais do ataque em Dijon

O primeiro dos cinco locais do ataque em Dijon

Um condutor atropelou este domingo vários peões, na cidade francesa de Dijon, enquanto gritava “Alá é grande” em árabe, provocando 11 feridos, dois dos quais em estado grave.

“O condutor, nascido em 1974, apresenta o perfil de um desequilibrado e estaria sob vigilância de um hospital psiquiátrico”, disse à AFP uma fonte ligada à investigação.

O atacante lançou o seu carro contra vários peões, em cinco locais do centro de Dijon, antes de ser detido pela polícia.

“Nove pessoas ficaram feridas sem gravidade, e mais duas, em estado grave, mas não correm risco de vida”, declarou a polícia.

Segundo o jornal local Le Bien Publique, os motivos do ataque, que aconteceu num período de 30 minutos, não são para já conhecidos.

Segundo testemunhos recolhidos pela polícia, “o homem gritava Allahu Akbar (Alá é grande) e disse que agiu pelas crianças da Palestina”, acrescentou outra fonte ligada à investigação.

O incidente acontece um dia depois do ataque de um radical islâmico a uma esquadra, também aos gritos de “Alá é grande”, em Joué-lès-Tours, outra localidade do centro de França, no qual três agentes da polícia francesa foram feridos com uma faca.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, já expressou no Twitter a sua solidariedade às famílias das vítimas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Democracia é assim mesmo, temos de viver com ela e com este estados de coisas, agora é dado como maluco come e bebe á borla, e ….repito viva a democracia.

  2. Gente desta nunca devia de ser aceite pelas sociedades ditas civilizadas. Se democracia representa violência e loucuras destas, então que a acabe a democracia ou que remodelem noutros termos, para dar segurança aos cidadãos sérios e honestos.

RESPONDER

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …