Condutor atropela peões em Dijon aos gritos de “Alá é Grande”

DR Christian Guilleminot / Le Bien Public

O primeiro dos cinco locais do ataque em Dijon

O primeiro dos cinco locais do ataque em Dijon

Um condutor atropelou este domingo vários peões, na cidade francesa de Dijon, enquanto gritava “Alá é grande” em árabe, provocando 11 feridos, dois dos quais em estado grave.

“O condutor, nascido em 1974, apresenta o perfil de um desequilibrado e estaria sob vigilância de um hospital psiquiátrico”, disse à AFP uma fonte ligada à investigação.

O atacante lançou o seu carro contra vários peões, em cinco locais do centro de Dijon, antes de ser detido pela polícia.

“Nove pessoas ficaram feridas sem gravidade, e mais duas, em estado grave, mas não correm risco de vida”, declarou a polícia.

Segundo o jornal local Le Bien Publique, os motivos do ataque, que aconteceu num período de 30 minutos, não são para já conhecidos.

Segundo testemunhos recolhidos pela polícia, “o homem gritava Allahu Akbar (Alá é grande) e disse que agiu pelas crianças da Palestina”, acrescentou outra fonte ligada à investigação.

O incidente acontece um dia depois do ataque de um radical islâmico a uma esquadra, também aos gritos de “Alá é grande”, em Joué-lès-Tours, outra localidade do centro de França, no qual três agentes da polícia francesa foram feridos com uma faca.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, já expressou no Twitter a sua solidariedade às famílias das vítimas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Democracia é assim mesmo, temos de viver com ela e com este estados de coisas, agora é dado como maluco come e bebe á borla, e ….repito viva a democracia.

  2. Gente desta nunca devia de ser aceite pelas sociedades ditas civilizadas. Se democracia representa violência e loucuras destas, então que a acabe a democracia ou que remodelem noutros termos, para dar segurança aos cidadãos sérios e honestos.

RESPONDER

Depois da "organização exemplar" do ano passado, PCP já prepara Festa do "Avante!"

Depois da contestação que causou no ano passado, a Festa do “Avante!”, o maior evento anual do PCP, “já está em preparação”, anuncia a edição desta quinta-feira do Avante!, o órgão oficial de informação do …

Desconfinamento recua em alguns concelhos, e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …

"Nova era". Turquia manda delegação ao Egito para normalizar relações

Uma delegação turca vai deslocar-se em maio ao Egito para encontros que visarão a "normalização" das relações entre os dois países, degradadas após vários anos de tensão. "Na sequência do convite dirigido pelo Egito à Turquia, …

Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro. Tudo começou quando …

Ministra da Cultura francesa promete reabertura de Notre-Dame em 2024

A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai reabrir em 2024, prometeu, esta quarta-feira, a ministra da Cultura francesa, na véspera de se completarem dois anos desde que um incêndio devastou o mundialmente famoso monumento. A promessa …

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …