Condecorado aos 105 anos o homem que salvou 669 crianças – e não sabia delas

Li-sung / Wikimedia

Sir Nicholas Winton no Castelo de Praga em 2007

Sir Nicholas Winton no Castelo de Praga em 2007

Nicholas Winton, o inglês que salvou mais de 600 crianças dos nazis no início da Segunda Guerra Mundial, foi condecorado na República Checa com a mais alta honraria do país – a Ordem do Leão Branco.

Winton, de 105 anos, tinha apenas 29 quando eclodiu a Guerra em 1939.

De visita à Checoslováquia com um amigo, Winton conseguiu arranjar oito comboios e transportar 669 crianças – a maioria delas judias – para fora do país .

As crianças foram conduzidas para Inglaterra e para a Suécia, onde ficaram livres da acção dos nazis.

76 anos depois, o britânico participou esta terça-feira numa cerimónia, no Castelo de Praga, onde recebeu a Ordem do Leão Branco, das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

No seu discurso, Winton agradeceu aos britânicos que aceitaram receber as crianças em sua casa.

“Quero agradecer a todos os que arranjaram espaço nas suas casas para acolher as crianças”, disse Winton, “e fico muito contente por algumas delas ainda estarem aqui para me agradecer.”

BBC

Nicholas Winton recebe a condecoração das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

Nicholas Winton recebe a condecoração das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

Schindler britânico

A missão notável do homem muitas vezes chamado de “Schindler britânico” só se tornou conhecida nos anos 80.

Mas tudo começou em 1938, após a ocupação nazi da região dos Sudetos. Depois de visitar os campos de refugiados de Praga, Winton decidiu ajudar as crianças a obter residência em Inglaterra – e fazer com que lá chegassem.

Winton, na altura um corretor da bolsa em Londres, vinha de uma família judia alemã, pelo que estava bem consciente da urgência da situação.

“Eu sabia o que estava a acontecer na Alemanha. Estava consciente do problema, mais do que muita gente e, com certeza, mais do que os políticos”, contou Winton à BBC.

Winton conseguiu encher 8 comboios com crianças judias e fazê-las sair da Checoslováquia, pouco antes de a Guerra eclodir.

Mas um 9º comboio, ainda mais cheio – com 250 crianças – não conseguiu cruzar a fronteira antes do conflito tomar conta do país. Nenhuma das crianças sobreviveu.

Winton não contou a ninguém o que tinha feito, e o seu gesto ficou desconhecido durante 50 anos – até que nos anos 80 a sua mulher Grete descobriu um velho livro com os nomes e as fotos de todas as crianças.

E um dia, sem que soubesse, as crianças estavam sentadas ao seu lado

Desde que a sua história se tornou conhecida, Winton recebeu várias homenagens: do governo checo,  da rainha de Inglaterra, do antigo presidente americano George W. Bush.

Mas a mais comovente homenagem que Winton recebeu veio dos que um dia salvou da morte certa.

Espalhadas por vários países, as 669 crianças salvas por Winton cresceram, sem ter notícias do seu benfeitor. Tornaram-se escritores, engenheiros, biólogos…

Em 1988, um programa da BBC encheu um auditório para fazer uma homenagem a Winton.

A apresentadora começa por lhe dizer que a mulher sentada ao seu lado era uma das crianças que ele tinha salvo.

O que Winton não sabia é que no auditório, completamente cheio, estavam as crianças sobreviventes.

A apresentadora pede então a todos os presentes a quem Winton tivesse salvo a vida, que se levantassem.

O agradecimento vem em forma de aplausos demorados, lágrimas, e uma palavra apenas: obrigado.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …