Condecorado aos 105 anos o homem que salvou 669 crianças – e não sabia delas

Li-sung / Wikimedia

Sir Nicholas Winton no Castelo de Praga em 2007

Sir Nicholas Winton no Castelo de Praga em 2007

Nicholas Winton, o inglês que salvou mais de 600 crianças dos nazis no início da Segunda Guerra Mundial, foi condecorado na República Checa com a mais alta honraria do país – a Ordem do Leão Branco.

Winton, de 105 anos, tinha apenas 29 quando eclodiu a Guerra em 1939.

De visita à Checoslováquia com um amigo, Winton conseguiu arranjar oito comboios e transportar 669 crianças – a maioria delas judias – para fora do país .

As crianças foram conduzidas para Inglaterra e para a Suécia, onde ficaram livres da acção dos nazis.

76 anos depois, o britânico participou esta terça-feira numa cerimónia, no Castelo de Praga, onde recebeu a Ordem do Leão Branco, das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

No seu discurso, Winton agradeceu aos britânicos que aceitaram receber as crianças em sua casa.

“Quero agradecer a todos os que arranjaram espaço nas suas casas para acolher as crianças”, disse Winton, “e fico muito contente por algumas delas ainda estarem aqui para me agradecer.”

BBC

Nicholas Winton recebe a condecoração das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

Nicholas Winton recebe a condecoração das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

Schindler britânico

A missão notável do homem muitas vezes chamado de “Schindler britânico” só se tornou conhecida nos anos 80.

Mas tudo começou em 1938, após a ocupação nazi da região dos Sudetos. Depois de visitar os campos de refugiados de Praga, Winton decidiu ajudar as crianças a obter residência em Inglaterra – e fazer com que lá chegassem.

Winton, na altura um corretor da bolsa em Londres, vinha de uma família judia alemã, pelo que estava bem consciente da urgência da situação.

“Eu sabia o que estava a acontecer na Alemanha. Estava consciente do problema, mais do que muita gente e, com certeza, mais do que os políticos”, contou Winton à BBC.

Winton conseguiu encher 8 comboios com crianças judias e fazê-las sair da Checoslováquia, pouco antes de a Guerra eclodir.

Mas um 9º comboio, ainda mais cheio – com 250 crianças – não conseguiu cruzar a fronteira antes do conflito tomar conta do país. Nenhuma das crianças sobreviveu.

Winton não contou a ninguém o que tinha feito, e o seu gesto ficou desconhecido durante 50 anos – até que nos anos 80 a sua mulher Grete descobriu um velho livro com os nomes e as fotos de todas as crianças.

E um dia, sem que soubesse, as crianças estavam sentadas ao seu lado

Desde que a sua história se tornou conhecida, Winton recebeu várias homenagens: do governo checo,  da rainha de Inglaterra, do antigo presidente americano George W. Bush.

Mas a mais comovente homenagem que Winton recebeu veio dos que um dia salvou da morte certa.

Espalhadas por vários países, as 669 crianças salvas por Winton cresceram, sem ter notícias do seu benfeitor. Tornaram-se escritores, engenheiros, biólogos…

Em 1988, um programa da BBC encheu um auditório para fazer uma homenagem a Winton.

A apresentadora começa por lhe dizer que a mulher sentada ao seu lado era uma das crianças que ele tinha salvo.

O que Winton não sabia é que no auditório, completamente cheio, estavam as crianças sobreviventes.

A apresentadora pede então a todos os presentes a quem Winton tivesse salvo a vida, que se levantassem.

O agradecimento vem em forma de aplausos demorados, lágrimas, e uma palavra apenas: obrigado.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …