Condecorado aos 105 anos o homem que salvou 669 crianças – e não sabia delas

Li-sung / Wikimedia

Sir Nicholas Winton no Castelo de Praga em 2007

Sir Nicholas Winton no Castelo de Praga em 2007

Nicholas Winton, o inglês que salvou mais de 600 crianças dos nazis no início da Segunda Guerra Mundial, foi condecorado na República Checa com a mais alta honraria do país – a Ordem do Leão Branco.

Winton, de 105 anos, tinha apenas 29 quando eclodiu a Guerra em 1939.

De visita à Checoslováquia com um amigo, Winton conseguiu arranjar oito comboios e transportar 669 crianças – a maioria delas judias – para fora do país .

As crianças foram conduzidas para Inglaterra e para a Suécia, onde ficaram livres da acção dos nazis.

76 anos depois, o britânico participou esta terça-feira numa cerimónia, no Castelo de Praga, onde recebeu a Ordem do Leão Branco, das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

No seu discurso, Winton agradeceu aos britânicos que aceitaram receber as crianças em sua casa.

“Quero agradecer a todos os que arranjaram espaço nas suas casas para acolher as crianças”, disse Winton, “e fico muito contente por algumas delas ainda estarem aqui para me agradecer.”

BBC

Nicholas Winton recebe a condecoração das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

Nicholas Winton recebe a condecoração das mãos de Milos Zeman, o presidente da República Checa.

Schindler britânico

A missão notável do homem muitas vezes chamado de “Schindler britânico” só se tornou conhecida nos anos 80.

Mas tudo começou em 1938, após a ocupação nazi da região dos Sudetos. Depois de visitar os campos de refugiados de Praga, Winton decidiu ajudar as crianças a obter residência em Inglaterra – e fazer com que lá chegassem.

Winton, na altura um corretor da bolsa em Londres, vinha de uma família judia alemã, pelo que estava bem consciente da urgência da situação.

“Eu sabia o que estava a acontecer na Alemanha. Estava consciente do problema, mais do que muita gente e, com certeza, mais do que os políticos”, contou Winton à BBC.

Winton conseguiu encher 8 comboios com crianças judias e fazê-las sair da Checoslováquia, pouco antes de a Guerra eclodir.

Mas um 9º comboio, ainda mais cheio – com 250 crianças – não conseguiu cruzar a fronteira antes do conflito tomar conta do país. Nenhuma das crianças sobreviveu.

Winton não contou a ninguém o que tinha feito, e o seu gesto ficou desconhecido durante 50 anos – até que nos anos 80 a sua mulher Grete descobriu um velho livro com os nomes e as fotos de todas as crianças.

E um dia, sem que soubesse, as crianças estavam sentadas ao seu lado

Desde que a sua história se tornou conhecida, Winton recebeu várias homenagens: do governo checo,  da rainha de Inglaterra, do antigo presidente americano George W. Bush.

Mas a mais comovente homenagem que Winton recebeu veio dos que um dia salvou da morte certa.

Espalhadas por vários países, as 669 crianças salvas por Winton cresceram, sem ter notícias do seu benfeitor. Tornaram-se escritores, engenheiros, biólogos…

Em 1988, um programa da BBC encheu um auditório para fazer uma homenagem a Winton.

A apresentadora começa por lhe dizer que a mulher sentada ao seu lado era uma das crianças que ele tinha salvo.

O que Winton não sabia é que no auditório, completamente cheio, estavam as crianças sobreviventes.

A apresentadora pede então a todos os presentes a quem Winton tivesse salvo a vida, que se levantassem.

O agradecimento vem em forma de aplausos demorados, lágrimas, e uma palavra apenas: obrigado.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …