Mais polémica do que acordes: concerto de rock em igreja causa indignação

Um concerto de rock no interior da igreja São Sebastião, em Cem Soldos, Tomar, provocou a indignação de vários católicos. Bispo afirmou não ter tido conhecimento do concerto.

A polémica começou com a divulgação e partilha de um vídeo de um concerto de rock, partilhado no dia 17 de agosto, no qual de vê e se ouve o espetáculo do músico Afonso Dorido, a tocar guitarra elétrica num palco, no altar de uma igreja.

O concerto realizou-se no dia 11 de agosto, mas a polémica instalou-se após a divulgação do vídeo, que conta já com mais de 16 mil visualizações.

O concerto em causa faz parte do projeto Homem em Catarse, do músico Afonso Dorido, e o espetáculo estava integrado na programação do Festival Bons Sons. No vídeo é possível ver o público a dançar e a aplaudir o músico, que tocava a sua guitarra elétrica em cima do altar da igreja São Sebastião.

“Está tudo louco? Que coisa é esta? E ninguém fez nada?”, lê-se num dos comentários da página de Facebook Senza Pagare, um blogue religioso conservador, que, segundo o DN, descreve o concerto como tendo sido um “Woodstock na igreja”.

As críticas dos fiéis nas redes sociais dispararam e fizeram com que a diocese de Santarém se pronunciasse acerca do assunto. Assim, em comunicado, a diocese esclarece que o bispo não teve “conhecimento prévio” do uso da igreja para espetáculos da edição deste ano do festival, que decorreu entre 9 e 12 de agosto.

No mesmo documento, a diocese adianta que o espetáculo viola as regras do Vaticano sobre concertos em igrejas e que a atuação do projeto Homem em Catarse não foi adequada.

“Não é legítimo programar numa igreja a execução de uma música que não é de inspiração religiosa e que foi composta para ser interpretada em contextos profanos precisos, quer se trate de música clássica ou contemporânea, erudita ou popular”, lê-se.

Padre desvaloriza polémica

A diocese sublinha também o comportamento do público, afirmando que “além do tipo de música permitido nas igrejas, é preciso que não se desvirtue um ambiente propício à oração pessoal e comunitária, ao silêncio e ao cultivo da dimensão espiritual”.

“Ouvintes e executantes devem, nos seus comportamentos e apresentação, respeitar o caráter sagrado do lugar”, adianta o comunicado da diocese de Santarém.

No entanto, ao jornal i, o padre Luís Martinho desvaloriza a polémica e adianta ter dado autorização para a utilização da igreja por parte da organização do Festival Bons Sons deste ano, como aconteceu em edições anteriores.

“E tem corrido tudo bem. É uma polémica em torno de um único concerto numa lista de muitos outros”, disse, admitindo que não informou “oficialmente” a diocese.

A igreja “casa perfeitamente” com a missão

O Bons Sons reagiu às críticas com que tem sido inundado, afirmando que “a igreja é um espaço de comunhão e casa perfeitamente com a missão” do festival.

Segundo o comunicado da organização, “a Igreja de São Sebastião tem sido espaço de encontros de coros, concertos e, desde 2008, palco do Bons Sons”, com o conhecimento e permissão de “todos os agentes locais”.

Além disso, cita o Espalha Factos, o Bons Sons realça que “a comunidade não se sente ofendida com esta situação”. A alegada “indignação” é atribuída pela organização aos não conhecedores da aldeia e do evento, “e teve apenas como base um vídeo de 1 minuto que não representa o concerto, muito menos o projeto”.

Esta polémica parte de pessoas ultra conservadoras que têm uma visão muito fechada da Igreja Católica, que não vai ao encontro da visão e da harmonia promovidas pelo Bons Sons”, adianta o comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …