Sérgio Conceição e Paulo Sérgio multados e alvos de processo disciplinar

1

José Coelho / Lusa

Os treinadores do FC Porto e do Portimonense foram multados e alvos de processos disciplinares, anunciou, esta terça-feira, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Na base da decisão do Conselho de Disciplina estão os incidentes ocorridos entre os dois técnicos, após terem sido expulsos no decorrer da segunda parte do jogo de sábado, a contar para a I Liga, que os dragões venceram por 2-1.

Além dos processos disciplinares instaurados, Sérgio Conceição foi multado em 2040 euros, enquanto Paulo Sérgio foi punido com 408 euros.

De acordo com o relatório do árbitro Rui Costa, que dirigiu a partida da 24.ª jornada, Sérgio Conceição foi expulso “por ter saído da sua área técnica, em direção ao treinador da equipa do Portimonense, gritando: “toma c…, vai para o c…, vai-te f…”, logo depois de Sérgio Oliveira ter marcado o segundo golo dos azuis e brancos.

Por seu lado, Paulo Sérgio foi igualmente expulso “por ter respondido às palavras que foram dirigidas pelo treinador da equipa do FC Porto, tendo saído da sua área técnica, gritando: “vai para o c… tu, vai-te f…, queres alguma coisa, é lá fora”.

Os jogadores Maurício e Beto, ambos do Portimonense, e o guarda-redes do FC Porto Agustín Marchesin também foram alvo de processos disciplinares, por “empurrões e ofensas mútuas […] na entrada e no interior do túnel de acesso aos balneários”, na sequência das expulsões dos dois treinadores.

O encontro de Portimão foi pródigo em incidentes, já que também o FC Porto foi multado em 1020 euros e alvo de uma repreensão, por atraso no reinício da partida.

“O intervalo teve a duração de 19 minutos, por causa de atraso da equipa do FC Porto, tendo apresentado como justificação a necessidade de um jogador da sua equipa ter usado a casa de banho”, diz o relatório do árbitro.

O CD da FPF abriu igualmente processos disciplinares ao Benfica, ao treinador Jorge Jesus e ao assessor de comunicação Nuno Farinha, devido à ausência do técnico na flash-interview da Sport TV, logo após o final do jogo com o Sporting de Braga, no domingo, que os encarnados venceram por 0-2.

Desse encontro no Minho resultou também a abertura de um processo disciplinar ao clube bracarense, por “expressões proferidas por elementos afetos ao clube visitado em direção à equipa de arbitragem e a elementos do banco de suplentes da equipa visitante”.

// Lusa

1 Comment

  1. Não estou a ver em que medida é que sugerir a alguém que tome vitamina c, possa ser motivo de tanta agitação psicomotora.
    Vamos então descodificar o diálogo entre os dois treinadores;
    “Toma c…”, é um aconselhamento clínico. A vitamina c é muito utilizada para prevenir gripes e constipações.
    Quanto ao “vai para o c”, significa na gíria futebolística mandar alguém para o balneário mais cedo, porque a expressão completa é “vai para o WC”.
    Já quanto ao “vai-te f…”, é uma advertência de que se deve evitar o Sporting, pois significa “vai-te, foge!”. Ou seja, põe-te a andar que é perigoso!
    Em resumo, sao expressões muito normais, e só por muita malvadez é que se pode pensar que os treinadores estavam a proferir impropérios no sentido de ofender a honra e o bom nome da pessoa! Não há maldade nenhuma, só uma mente retorcida é que pode pensar em tanta javardice. Os treinadores da frutabola são indivíduos muito cultos e civilizados, nunca se prestariam a uma peixeirada deste calibre!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.