Comunidade cigana proibida de entrar nas piscinas de Estremoz

O movimento SOS Racismo criticou a Câmara de Estremoz por impedir a entrada nas piscinas municipais à comunidade cigana de um bairro da cidade, mas o autarca refuta as acusações, alegando prejuízos causados por distúrbios.

José Falcão, do movimento SOS Racismo, disse à agência Lusa na sexta-feira passada que a denúncia da situação foi enviada para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial para que “possa atuar em conformidade”.

Considerando a medida “completamente ilegal”, um comunicado do movimento acrescenta que “seguramente em Estremoz não serão apenas elementos da comunidade cigana a provocar distúrbios”.

“E, mesmo que assim fosse, é criminoso decidir que toda uma comunidade deve pagar por qualquer coisa que este ou aquele elemento possa ter feito”, refere o documento.

No comunicado, o SOS Racismo interroga-se sobre a “presença da autoridade” no local, que, ao ouvir uma funcionária da câmara dizer a uma pessoa do movimento que “não deixavam entrar nas piscinas moradores do bairro das Quintinhas de etnia cigana”, ouviu “esta afirmação grave e nada fez”.

O SOS Racismo, no documento, interroga também o presidente do município alentejano sobre os distúrbios, considerando que “se houve, que se averigue as responsabilidades e a justiça que atue em conformidade”.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, disse que, “enquanto não forem identificadas as pessoas que provocaram distúrbios e vandalismo e causaram prejuízos ao município nas piscinas, os moradores do bairro das Quintinhas não podem entrar”.

“Houve pessoas que entraram vestidas nas piscinas e outras fizeram as necessidades fisiológicas na água e não cumpriram com o regulamento. Por este motivo, fomos obrigados a esvaziar as piscinas para limpeza e desinfestação”, salientou.

“O município aguarda o relatório da PSP, com a identificação das pessoas, para pagarem os prejuízos provocados nas instalações”, adiantou o autarca.

Luís Mourinha alegou que a autarquia “não tomou esta medida por estar contra a comunidade cigana”.

“Há outras pessoas também ciganas, residentes noutras zonas da cidade, que cumprem o regulamento e estão a entrar nas piscinas”, disse.

O autarca considerou ainda que o “SOS Racismo deveria ter ouvido o presidente da câmara primeiro, para se informar da situação, antes de acusar o município”.

“Assim, o comunicado do SOS Racismo é também uma forma de racismo contra o presidente da câmara”, referiu.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esse Falcão que dê a sua banheira a todos ciganos ou não que não saibam comportar-se em espaços públicos . Estes tipos é que são os maiores racistas, pois acham que por serem de uma determinada raça, tem direito a tudo

  2. Esta comunidade se quer ter direitos tem de saber viver em sociedade, cumprindo igualmente as obrigações que todos os cidadãos são obrigados a observar. Caso contrário, p*#$% que os pariu a todos

  3. O José Falcão que os leve para casa, lhes ponha a piscina à disposição para eles fazerem os dejetos lá dentro depois pode ele lá ir tomar o seu banhinho que até lhe deve dar mais anos de vida, aproveite e ofereça-lhes um banquete.
    Esta gente perdeu totalmente a vergonha e o bom senso… corram mas é com a ciganada do país … falta de gente sem escrúpulos, que vive à nossa conta e sem se querer integrar na sociedade estamos nós fartos. Os racistas não somos nós SÃO ELES

  4. Realmente de ladrões profissionais a agressores, vai uma panóplia à escolha.Acrescenta ainda, os varios subsidios recebidos, sem trabalharem. O outro tinha razão, e foi tão criticado. Podem não ser todos, mas uma grande percentagem existe, e ninguem lhes pega. Aonde estão os agressores de Coimbra, e mais estes, tudo fica impune neste Portugal do quase 3º mundo.

  5. Boas por acaso sou cigano e nao vivo de subsidios como vocês mencionam muitas vezes… tenho o meu emprego faço todos os meus descontos.. tal e qual como todos os cidadãos devem fazer… é pena viver num pais que se julga desenvolvido, onde a maior parte das pessoas só pensa de modo discriminatório sem avaliar as situações .
    Será que toda a raça caucasiana tambem sao todos ladrões e pedofilos????
    Nao podemos cair no erro de uns São todos são pois nas prisões tambem existem pessoas e raça caucasiana, tal e qual como vivem alguns dos subsidios sejam ciganos , brancos, pretos , azuis… nao importa ..nunca se deve generalizar pois caimos no erro de pensar de modo errado …
    Quem pratica o crime deve ser julgado pelos seus actos e não toda uma comunidade pelos erros de alguns elementos

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …