Comunidade cigana proibida de entrar nas piscinas de Estremoz

O movimento SOS Racismo criticou a Câmara de Estremoz por impedir a entrada nas piscinas municipais à comunidade cigana de um bairro da cidade, mas o autarca refuta as acusações, alegando prejuízos causados por distúrbios.

José Falcão, do movimento SOS Racismo, disse à agência Lusa na sexta-feira passada que a denúncia da situação foi enviada para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial para que “possa atuar em conformidade”.

Considerando a medida “completamente ilegal”, um comunicado do movimento acrescenta que “seguramente em Estremoz não serão apenas elementos da comunidade cigana a provocar distúrbios”.

“E, mesmo que assim fosse, é criminoso decidir que toda uma comunidade deve pagar por qualquer coisa que este ou aquele elemento possa ter feito”, refere o documento.

No comunicado, o SOS Racismo interroga-se sobre a “presença da autoridade” no local, que, ao ouvir uma funcionária da câmara dizer a uma pessoa do movimento que “não deixavam entrar nas piscinas moradores do bairro das Quintinhas de etnia cigana”, ouviu “esta afirmação grave e nada fez”.

O SOS Racismo, no documento, interroga também o presidente do município alentejano sobre os distúrbios, considerando que “se houve, que se averigue as responsabilidades e a justiça que atue em conformidade”.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, disse que, “enquanto não forem identificadas as pessoas que provocaram distúrbios e vandalismo e causaram prejuízos ao município nas piscinas, os moradores do bairro das Quintinhas não podem entrar”.

“Houve pessoas que entraram vestidas nas piscinas e outras fizeram as necessidades fisiológicas na água e não cumpriram com o regulamento. Por este motivo, fomos obrigados a esvaziar as piscinas para limpeza e desinfestação”, salientou.

“O município aguarda o relatório da PSP, com a identificação das pessoas, para pagarem os prejuízos provocados nas instalações”, adiantou o autarca.

Luís Mourinha alegou que a autarquia “não tomou esta medida por estar contra a comunidade cigana”.

“Há outras pessoas também ciganas, residentes noutras zonas da cidade, que cumprem o regulamento e estão a entrar nas piscinas”, disse.

O autarca considerou ainda que o “SOS Racismo deveria ter ouvido o presidente da câmara primeiro, para se informar da situação, antes de acusar o município”.

“Assim, o comunicado do SOS Racismo é também uma forma de racismo contra o presidente da câmara”, referiu.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esse Falcão que dê a sua banheira a todos ciganos ou não que não saibam comportar-se em espaços públicos . Estes tipos é que são os maiores racistas, pois acham que por serem de uma determinada raça, tem direito a tudo

  2. Esta comunidade se quer ter direitos tem de saber viver em sociedade, cumprindo igualmente as obrigações que todos os cidadãos são obrigados a observar. Caso contrário, p*#$% que os pariu a todos

  3. O José Falcão que os leve para casa, lhes ponha a piscina à disposição para eles fazerem os dejetos lá dentro depois pode ele lá ir tomar o seu banhinho que até lhe deve dar mais anos de vida, aproveite e ofereça-lhes um banquete.
    Esta gente perdeu totalmente a vergonha e o bom senso… corram mas é com a ciganada do país … falta de gente sem escrúpulos, que vive à nossa conta e sem se querer integrar na sociedade estamos nós fartos. Os racistas não somos nós SÃO ELES

  4. Realmente de ladrões profissionais a agressores, vai uma panóplia à escolha.Acrescenta ainda, os varios subsidios recebidos, sem trabalharem. O outro tinha razão, e foi tão criticado. Podem não ser todos, mas uma grande percentagem existe, e ninguem lhes pega. Aonde estão os agressores de Coimbra, e mais estes, tudo fica impune neste Portugal do quase 3º mundo.

  5. Boas por acaso sou cigano e nao vivo de subsidios como vocês mencionam muitas vezes… tenho o meu emprego faço todos os meus descontos.. tal e qual como todos os cidadãos devem fazer… é pena viver num pais que se julga desenvolvido, onde a maior parte das pessoas só pensa de modo discriminatório sem avaliar as situações .
    Será que toda a raça caucasiana tambem sao todos ladrões e pedofilos????
    Nao podemos cair no erro de uns São todos são pois nas prisões tambem existem pessoas e raça caucasiana, tal e qual como vivem alguns dos subsidios sejam ciganos , brancos, pretos , azuis… nao importa ..nunca se deve generalizar pois caimos no erro de pensar de modo errado …
    Quem pratica o crime deve ser julgado pelos seus actos e não toda uma comunidade pelos erros de alguns elementos

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …