Comunidade cigana proibida de entrar nas piscinas de Estremoz

O movimento SOS Racismo criticou a Câmara de Estremoz por impedir a entrada nas piscinas municipais à comunidade cigana de um bairro da cidade, mas o autarca refuta as acusações, alegando prejuízos causados por distúrbios.

José Falcão, do movimento SOS Racismo, disse à agência Lusa na sexta-feira passada que a denúncia da situação foi enviada para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial para que “possa atuar em conformidade”.

Considerando a medida “completamente ilegal”, um comunicado do movimento acrescenta que “seguramente em Estremoz não serão apenas elementos da comunidade cigana a provocar distúrbios”.

“E, mesmo que assim fosse, é criminoso decidir que toda uma comunidade deve pagar por qualquer coisa que este ou aquele elemento possa ter feito”, refere o documento.

No comunicado, o SOS Racismo interroga-se sobre a “presença da autoridade” no local, que, ao ouvir uma funcionária da câmara dizer a uma pessoa do movimento que “não deixavam entrar nas piscinas moradores do bairro das Quintinhas de etnia cigana”, ouviu “esta afirmação grave e nada fez”.

O SOS Racismo, no documento, interroga também o presidente do município alentejano sobre os distúrbios, considerando que “se houve, que se averigue as responsabilidades e a justiça que atue em conformidade”.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, disse que, “enquanto não forem identificadas as pessoas que provocaram distúrbios e vandalismo e causaram prejuízos ao município nas piscinas, os moradores do bairro das Quintinhas não podem entrar”.

“Houve pessoas que entraram vestidas nas piscinas e outras fizeram as necessidades fisiológicas na água e não cumpriram com o regulamento. Por este motivo, fomos obrigados a esvaziar as piscinas para limpeza e desinfestação”, salientou.

“O município aguarda o relatório da PSP, com a identificação das pessoas, para pagarem os prejuízos provocados nas instalações”, adiantou o autarca.

Luís Mourinha alegou que a autarquia “não tomou esta medida por estar contra a comunidade cigana”.

“Há outras pessoas também ciganas, residentes noutras zonas da cidade, que cumprem o regulamento e estão a entrar nas piscinas”, disse.

O autarca considerou ainda que o “SOS Racismo deveria ter ouvido o presidente da câmara primeiro, para se informar da situação, antes de acusar o município”.

“Assim, o comunicado do SOS Racismo é também uma forma de racismo contra o presidente da câmara”, referiu.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esse Falcão que dê a sua banheira a todos ciganos ou não que não saibam comportar-se em espaços públicos . Estes tipos é que são os maiores racistas, pois acham que por serem de uma determinada raça, tem direito a tudo

  2. Esta comunidade se quer ter direitos tem de saber viver em sociedade, cumprindo igualmente as obrigações que todos os cidadãos são obrigados a observar. Caso contrário, p*#$% que os pariu a todos

  3. O José Falcão que os leve para casa, lhes ponha a piscina à disposição para eles fazerem os dejetos lá dentro depois pode ele lá ir tomar o seu banhinho que até lhe deve dar mais anos de vida, aproveite e ofereça-lhes um banquete.
    Esta gente perdeu totalmente a vergonha e o bom senso… corram mas é com a ciganada do país … falta de gente sem escrúpulos, que vive à nossa conta e sem se querer integrar na sociedade estamos nós fartos. Os racistas não somos nós SÃO ELES

  4. Realmente de ladrões profissionais a agressores, vai uma panóplia à escolha.Acrescenta ainda, os varios subsidios recebidos, sem trabalharem. O outro tinha razão, e foi tão criticado. Podem não ser todos, mas uma grande percentagem existe, e ninguem lhes pega. Aonde estão os agressores de Coimbra, e mais estes, tudo fica impune neste Portugal do quase 3º mundo.

  5. Boas por acaso sou cigano e nao vivo de subsidios como vocês mencionam muitas vezes… tenho o meu emprego faço todos os meus descontos.. tal e qual como todos os cidadãos devem fazer… é pena viver num pais que se julga desenvolvido, onde a maior parte das pessoas só pensa de modo discriminatório sem avaliar as situações .
    Será que toda a raça caucasiana tambem sao todos ladrões e pedofilos????
    Nao podemos cair no erro de uns São todos são pois nas prisões tambem existem pessoas e raça caucasiana, tal e qual como vivem alguns dos subsidios sejam ciganos , brancos, pretos , azuis… nao importa ..nunca se deve generalizar pois caimos no erro de pensar de modo errado …
    Quem pratica o crime deve ser julgado pelos seus actos e não toda uma comunidade pelos erros de alguns elementos

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …