Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava “morta”

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que “a NASA estava fechada e morta” até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na comunidade científica.

Na publicação, citada pelo Futurism, Trump incluiu uma ligação que remete para uma publicação da NASASpaceflight, na qual é mencionado o lançamento bem-sucedido da nave da SpaceX – empresa de Elon Musk -, que envolve a NASA apenas indiretamente.

A polémica em torno da publicação prende-se, primeiramente, com o facto de Trump poder ter confundido a nave espacial da SpaceX com o voo da nave Crew Dragon, realizado no mês passado, este sim estreitamente coordenado com a NASA.

O facto de o Presidente ter dito que a NASA estava “fechada” e “morta” aumentou a polémica, com críticas de ex-astronautas e representantes de órgãos de comunicação. Na verdade, muitos dos sucessos recentes da agência se devem a décadas de trabalho que antecedem Trump e, em alguns casos, a administração Obama, frisou o Futurism.

Em reação à publicação do Presidente, o antigo astronauta da NASA Scott Kelly escreveu no Twitter que “grandes líderes assumem a culpa e passam adiante o crédito”.

Na mesma rede social, o escritor sénior da SpaceNews, Jeff Foust, indicou: “O teste da nave estelar que o Presidente” refere “não tem nada a ver com a NASA; é um esforço privado da SpaceX”.

“Curiosa para saber de onde vieram todos os funcionários da NASA, se a agência esteve fechada por tanto tempo”, escreveu por sua vez a jornalista do Verge, Loren Grush.

“Isso presta um desserviço às quase 17.000 mulheres e homens dedicados da NASA”, escreveu também o ex-funcionário da SpaceX, Phil Larson.

O recente sucesso da SpaceX em trazer astronautas com segurança na Crew Dragon remonta ao Programa de Carga Comercial de 2006, estabelecido cerca de uma década antes da eleição de Trump. O desenvolvimento do programa cresceu substancialmente durante o primeiro mandato de Obama.

O recente lançamento do Perseverance, da NASA, destinado a Marte, também se baseia em décadas de trabalho, com o desenvolvimento dos seus instrumentos a remontar a 2013.

Trump tentou aumentar o orçamento da NASA nos últimos anos, embora ainda não esteja claro quanto a agência vai receber do Congresso no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Depois de levar com os pés nas próximas eleições, arranjem-lhe um centro de dia onde possa brincar a ser tudo e mais sete botas. O tipo, além de incompetente para a presidência, está gágá.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …