Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava “morta”

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que “a NASA estava fechada e morta” até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na comunidade científica.

Na publicação, citada pelo Futurism, Trump incluiu uma ligação que remete para uma publicação da NASASpaceflight, na qual é mencionado o lançamento bem-sucedido da nave da SpaceX – empresa de Elon Musk -, que envolve a NASA apenas indiretamente.

A polémica em torno da publicação prende-se, primeiramente, com o facto de Trump poder ter confundido a nave espacial da SpaceX com o voo da nave Crew Dragon, realizado no mês passado, este sim estreitamente coordenado com a NASA.

O facto de o Presidente ter dito que a NASA estava “fechada” e “morta” aumentou a polémica, com críticas de ex-astronautas e representantes de órgãos de comunicação. Na verdade, muitos dos sucessos recentes da agência se devem a décadas de trabalho que antecedem Trump e, em alguns casos, a administração Obama, frisou o Futurism.

Em reação à publicação do Presidente, o antigo astronauta da NASA Scott Kelly escreveu no Twitter que “grandes líderes assumem a culpa e passam adiante o crédito”.

Na mesma rede social, o escritor sénior da SpaceNews, Jeff Foust, indicou: “O teste da nave estelar que o Presidente” refere “não tem nada a ver com a NASA; é um esforço privado da SpaceX”.

“Curiosa para saber de onde vieram todos os funcionários da NASA, se a agência esteve fechada por tanto tempo”, escreveu por sua vez a jornalista do Verge, Loren Grush.

“Isso presta um desserviço às quase 17.000 mulheres e homens dedicados da NASA”, escreveu também o ex-funcionário da SpaceX, Phil Larson.

O recente sucesso da SpaceX em trazer astronautas com segurança na Crew Dragon remonta ao Programa de Carga Comercial de 2006, estabelecido cerca de uma década antes da eleição de Trump. O desenvolvimento do programa cresceu substancialmente durante o primeiro mandato de Obama.

O recente lançamento do Perseverance, da NASA, destinado a Marte, também se baseia em décadas de trabalho, com o desenvolvimento dos seus instrumentos a remontar a 2013.

Trump tentou aumentar o orçamento da NASA nos últimos anos, embora ainda não esteja claro quanto a agência vai receber do Congresso no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Depois de levar com os pés nas próximas eleições, arranjem-lhe um centro de dia onde possa brincar a ser tudo e mais sete botas. O tipo, além de incompetente para a presidência, está gágá.

RESPONDER

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …

Bruxelas propõe novo pacto para as migrações e pede compromisso a todos os Estados-membros

A Comissão Europeia propôs, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e Asilo, à luz do qual "todos os Estados-membros, sem exceção", devem assumir as suas responsabilidades. Assumindo que "o sistema atual não funciona" e …

Após ameaças da Al-Qaeda, jornalistas franceses escrevem carta em defesa da Charlie Hebdo

Cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram hoje uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio à revista Charlie Hebdo, quando decorre o julgamento dos atentados de 2015. A …