Computadores quânticos podem ser destruídos por partículas de alta energia vindas do Espaço

(dr) IBM Research

O interior de um computador quântico na IBM

A radiação do Espaço pode ser um grande problema para os computadores quânticos: os raios cósmicos podem perturbar o seu funcionamento interno e limitar os cálculos.

Investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Pacific Northwest National Laboratory descobriram que a radiação, incluindo os raios cósmicos, causa erros nos cálculos dos computadores quânticos. Esta descoberta resolve um mistério de décadas sobre a origem destes problemas, conhecido como envenenamento de quasipartículas.

De acordo com o New Scientist, a radiação ambiental (incluindo partículas beta, raios gama e raios X) separa os eletrões ligados que, por sua vez, interrompem os qubits (bit quântico).



O poder da computação quântica deriva dos qubits, unidades básicas de informação que conseguem armazenar dois estados ao mesmo tempo. O maior desafio neste campo é melhorar a coerência, isto é, o período que um qubit pode manter o seu estado quântico.

Esta nova investigação, cujo artigo científico foi publicado recentemente na Nature, determina que, sem intervenção, a radiação cósmica e ambiental por si só limitaria a vida útil de um qubit a alguns milissegundos. Atualmente, o bit quântico dura menos de um milésimo de milissegundo, pelo que resolver o problema da radiação é crucial para que um dia se alcance a computação quântica prática.

Os investigadores propõem, assim, uma solução para a radiação: uma espécie de escudo de chumbo, comummente usado em física nuclear e de partículas.

Durante as experiências, a equipa desenvolveu um escudo de chumbo com 10 centímetros de espessura e colocaram-no à volta de um criostato que mantém os qubits a baixa temperatura. Esta solução pôs fim aos efeitos da radiação.

Agora, o objetivo da equipa é determinar como é que cada forma de radiação afeta a formação de quasipartículas. A descoberta pode não só melhorar o desempenho de computadores quânticos, como também mudar alguns dos paradigmas já conhecidos sobre o assunto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …