Computadores quânticos podem ser destruídos por partículas de alta energia vindas do Espaço

(dr) IBM Research

O interior de um computador quântico na IBM

A radiação do Espaço pode ser um grande problema para os computadores quânticos: os raios cósmicos podem perturbar o seu funcionamento interno e limitar os cálculos.

Investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Pacific Northwest National Laboratory descobriram que a radiação, incluindo os raios cósmicos, causa erros nos cálculos dos computadores quânticos. Esta descoberta resolve um mistério de décadas sobre a origem destes problemas, conhecido como envenenamento de quasipartículas.

De acordo com o New Scientist, a radiação ambiental (incluindo partículas beta, raios gama e raios X) separa os eletrões ligados que, por sua vez, interrompem os qubits (bit quântico).



O poder da computação quântica deriva dos qubits, unidades básicas de informação que conseguem armazenar dois estados ao mesmo tempo. O maior desafio neste campo é melhorar a coerência, isto é, o período que um qubit pode manter o seu estado quântico.

Esta nova investigação, cujo artigo científico foi publicado recentemente na Nature, determina que, sem intervenção, a radiação cósmica e ambiental por si só limitaria a vida útil de um qubit a alguns milissegundos. Atualmente, o bit quântico dura menos de um milésimo de milissegundo, pelo que resolver o problema da radiação é crucial para que um dia se alcance a computação quântica prática.

Os investigadores propõem, assim, uma solução para a radiação: uma espécie de escudo de chumbo, comummente usado em física nuclear e de partículas.

Durante as experiências, a equipa desenvolveu um escudo de chumbo com 10 centímetros de espessura e colocaram-no à volta de um criostato que mantém os qubits a baixa temperatura. Esta solução pôs fim aos efeitos da radiação.

Agora, o objetivo da equipa é determinar como é que cada forma de radiação afeta a formação de quasipartículas. A descoberta pode não só melhorar o desempenho de computadores quânticos, como também mudar alguns dos paradigmas já conhecidos sobre o assunto.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …