Compras no shopping batem recordes em Portugal. O “paradoxo da escolha” chegou?

2024 foi um ano de recordes para os centros comerciais. Dezembro foi o melhor mês de faturação – revela um estudo divulgado esta sexta-feira pela associação do setor.

O estudo “Compras de Natal 2024” feito pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) revelou em dezembro que as compras online ultrapassavam as compras nos centros comerciais.

Isso não parece, no entanto, impedir que os portugueses continuem a consumir nos centros comerciais… até porque existe o “paradoxo da escolha”: demasiadas opções tornam a tomada de decisões difícil, se não impossível

A realidade é que as opções intermináveis nas lojas online deixam os consumidores fatigados e sem saber o que escolher, o que está a levar a que muitos deixem os produtos no carrinho e não concluam as compras.

O conceito de sobrecarga de escolha não é novo, mas tornou-se particularmente relevante na era do comércio eletrónico.

Um inquérito recente da Accenture, que inquiriu 19 000 pessoas em todo o mundo, revelou que 74% dos inquiridos tinham abandonado o carrinho de compras online nos últimos três meses por se sentirem sobrecarregados pela vasta gama de opções.

Talvez por causa deste “Paradoxo da Escolha”, 2024 foi um ano de recordes para os centros comerciais em Portigal

Um estudo da Reduniq Insights desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) sobre as vendas com pagamentos eletrónicos faz um balanço da atividade dos shoppings ao longo do ano passado.

Sem grande surpresa, dezembro concentrou três dos melhores dias de faturação do ano (com o 23 a registar o valor mais elevado), superando os valores observados dias 30 e 29 de novembro (no período da Black Friday).

O valor médio por compra a nível global foi de 33,80 euros.

Num ano que, indica a mesma informação, as vendas em lojas dos centros comerciais bateram valores recorde, o setor da restauração foi dos teve um maior crescimento, com a faturação subir 11% face a 2023 e o número de transações a avançar 9%.

O total da faturação das lojas de centros comerciais aumentou 7% face a 2023, sendo também esta a ordem de grandeza do crescimento homólogo do número de transações, o que leva a APCC a referir que os resultados estão sustentados num maior número de visitantes e não apenas no valor das compras efetuadas.

A maior percentagem de vendas verificou-se no 4.º trimestre, com o indicador do gasto médio por cliente a aumentar em todos os meses deste período, face a 2023, o que acontece pela primeira vez, segundo indica o estudo.

A mesma informação revela ainda que os fins-de-semana representaram cerca de um terço (35%) das vendas ao longo do ano (com sábado a pesar 19% deste total).

Por seu turno, no período pós-laboral, ou seja, após as 18h00, respondeu por 38% do total das transações.

Citada num comunicado, a diretora executiva da APCC, Carla Pinto, sublinhou a satisfação com os resultados alcançados pelos lojistas em 2024, referindo que estes confirmam a tendência de crescimento que tem vindo a verificar-se.

Os dados do estudo, diz ainda Carla Pinto, provam “a importância dos centros comerciais no dia a dia dos portugueses”, com a disponibilidade horária e de dias de funcionamento a serem “um fator decisivo na escolha e preferência” dos visitantes.

ZAP // Lusa

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