Comprar um elétrico ou perder dinheiro: o aviso “super importante” de Musk

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink

Para Elon Musk, é crucial que os compradores de carros saibam que o valor dos veículos a gasóleo e gasolina irá afundar nos próximos anos.

Quem comprar carro nos próximos anos tem de ter noção de que está perante uma “escolha entre comprar um veículo elétrico ou perder muito dinheiro“, advertiu Elon Musk, referindo que o “valor residual dos carros a gasolina/gasóleo vai afundar”.

O presidente da Tesla deixou o aviso no Twitter, em resposta a uma publicação de um analista britânico que falava sobre a proibição de veículos com motor de combustão interna no Reino Unido, a partir de 2035. Boris Johnson anunciou a antecipação em cinco anos da proibição da venda de novos veículos a gasolina e gasóleo, para acelerar a redução das emissões de carbono.

O especialista escreveu que “vários outros países” irão lançar proibições semelhantes e deixou uma questão: “quem é que, no seu perfeito juízo, compraria um carro com motor de combustão interna depois de 2025 sabendo que o seu valor residual será zero?”.

Elon Musk afirmou, em resposta, que esta é uma mensagem “super importante para os compradores de carros: o valor residual dos carros a gasolina/gasóleo vai afundar nos próximos anos”.

No ano passado, Musk disse que os carros elétricos da Tesla vão conseguir ser “ativos” e valorizar com o tempo, graças aos progressos que foram feitos com as capacidades do carro para a condução autónoma.

Segundo o Observador, o CEO deu a entender que os carros da Tesla já vendidos vão receber as novas atualizações desta funcionalidade, mas que o custo dessa funcionalidade, para carros novos, irá aumentar “substancialmente” ao longo do tempo.

A Tesla não é a única a apostar neste segmento. A Ford garantiu que um terço dos seus veículos serão elétricos até 2030, a Volkswagen prevê vender um milhão de veículos elétricos por ano dentro de dois anos e a Volvo já indicou que em 2025 metade dos seus modelos serão elétricos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …