Compra de carros importados em queda preocupa comerciantes

A compra de carros importados tem caído drasticamente e está a preocupar os comerciantes. Além do endividamento das famílias, os compradores aguardam pela alteração do ISV.

Depois do boom da compra de carros importados, o mercado de carros importados está a cair a pique, segundo informações avançadas pelo jornal Público. Os condutores aguardam por mudanças no Imposto Sobre Veículos (ISV), que ficaram prometidas pelo Governo após o ultimato lançado por Bruxelas.

Os comerciantes estão preocupados e culpam o Governo português, já que se registou uma quebra de 36% só no mês de novembro. Bruxelas deu um mês para que o Governo corrigisse a maneira como se calcula o ISV para os carros em segunda mão comprados no estrangeiro. O Tribunal de Justiça da UE já tinha avisado que Portugal violava a legislação europeia no que toca a este imposto.

Mas se entre 2017 e 2018, o número de veículos provenientes da UE cresceu 14%, a tendência agora é contrária, já que os compradores esperam que o imposto baixe antes de proceder à compra do veículo. No mês de dezembro, a quebra foi ainda mais grave.

Em dezembro do ano passado, Portugal legalizou 8.017 usados e 23.401 novos. Por outro lado, na primeira metade deste mês, os dados mostram que Portugal legalizou apenas 796 usados e 6.889 novos.

Além de aguardarem uma mudança fiscal, o “endividamento das famílias” é também uma das razões apontadas por José Lopes, um comerciante de carros importados.

“De Agosto para cá tenho sentido um abrandamento. Houve uma fase em que se vendeu muito, mas agora nota-se uma diferença acentuada, não tanto nos carros mais recentes, mas mais nos carros com alguma idade e topos de gama”, explicou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …