/

Compra de carros importados em queda preocupa comerciantes

A compra de carros importados tem caído drasticamente e está a preocupar os comerciantes. Além do endividamento das famílias, os compradores aguardam pela alteração do ISV.

Depois do boom da compra de carros importados, o mercado de carros importados está a cair a pique, segundo informações avançadas pelo jornal Público. Os condutores aguardam por mudanças no Imposto Sobre Veículos (ISV), que ficaram prometidas pelo Governo após o ultimato lançado por Bruxelas.

Os comerciantes estão preocupados e culpam o Governo português, já que se registou uma quebra de 36% só no mês de novembro. Bruxelas deu um mês para que o Governo corrigisse a maneira como se calcula o ISV para os carros em segunda mão comprados no estrangeiro. O Tribunal de Justiça da UE já tinha avisado que Portugal violava a legislação europeia no que toca a este imposto.

Mas se entre 2017 e 2018, o número de veículos provenientes da UE cresceu 14%, a tendência agora é contrária, já que os compradores esperam que o imposto baixe antes de proceder à compra do veículo. No mês de dezembro, a quebra foi ainda mais grave.

Em dezembro do ano passado, Portugal legalizou 8.017 usados e 23.401 novos. Por outro lado, na primeira metade deste mês, os dados mostram que Portugal legalizou apenas 796 usados e 6.889 novos.

Além de aguardarem uma mudança fiscal, o “endividamento das famílias” é também uma das razões apontadas por José Lopes, um comerciante de carros importados.

“De Agosto para cá tenho sentido um abrandamento. Houve uma fase em que se vendeu muito, mas agora nota-se uma diferença acentuada, não tanto nos carros mais recentes, mas mais nos carros com alguma idade e topos de gama”, explicou ainda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.