Componente encontrado na canela promete tratamento para a calvície

// Kevin Bidwell / Pexels; Racool Studio / Freepik

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, descobriu que o ácido cinâmico, um componente encontrado na canela chinesa (Cinnamomum cassia), pode estimular o crescimento do cabelo.

A descoberta, apresentada num estudo recentemente publicado na revista Scientific Reports, pode representar um potencial avanço no tratamento da queda de cabelo.

O estudo, que procurava soluções não invasivas para a perda de cabelo, analisou potenciais benefícios de compostos naturais para promover o aparecimento de folículos capilares em ambiente laboratorial.

A queda de cabelo é uma preocupação significativa para muitas pessoas em todo o mundo, afetando o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Os tratamentos atuais limitam-se a métodos cirúrgicos, como o transplante de cabelo, e a algumas opções não cirúrgicas baseadas em medicamentos.

Os conhecidos benefícios da canela para a saúde, incluindo propriedades anti-envelhecimento e a capacidade de melhorar a elasticidade da pele através da estimulação dos recetores de ocitocina, levaram a equipa de investigadores a escolher esta especiaria para a sua pesquisa.

O ácido cinâmico, conhecido pelas suas aplicações cosméticas, tem um peso molecular muito mais baixo do que a ocitocina, o que o torna um candidato ideal para absorção pela pele.

O estudo explorou o efeito de várias concentrações de ácido cinâmico em células da papila dérmica, essenciais para a formação e crescimento do cabelo.

Nos primeiros testes, os investigadores observaram que enquanto concentrações mais elevadas de ácido cinâmico (acima de 500 µg/mL) inibiram a proliferação celular, concentrações mais baixas promoveram um aumento da expressão de ocitocina e genes relacionados com o crescimento do cabelo.

Em experiências adicionais, os investigadores usaram um modelo de folículo capilar humano e observaram que  concentrações de ácido cinâmico entre 100 e 500 µg/mL aumentaram significativamente o crescimento capilar.

“Esta descoberta promete abrir novas perspetivas de desenvolvimento de produtos de crescimento capilar mais eficazes, aproveitando as propriedades do ácido cinâmico”, afirma Tatsuto Kageyama, investigador da universidade japonesa e  autor principal do estudo, citado pelo New Atlas.

A equipa planeia agora conduzir estudos adicionais em ratos para avaliar a eficácia do ácido cinâmico em seres vivos, identificar as dosagens ótimas e detetar possíveis efeitos secundários.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.