Há um enorme complexo de vulcões e fluxos de lava “escondido” aos pés de Itália

Uma equipa de cientistas descobriu que existe um enorme complexo de vulcões e fluxos de lava “escondido” nas profundezas do mar Tirreno, no sudoeste de Itália.

De acordo com o Live Science, que dá conta da descoberta, este complexo abrange várias chaminés geotérmicas, fluxos de lava e montanhas subaquáticas com picos achatados.

Este mundo subaquático até agora desconhecido foi formado há cerca de 780.000 anos devido a uma rara falha tectónica, explicou o principal autor da investigação, Fabrizio Pepe, cientista da Universidade de Palermo, em Itália.



Na nova investigação, cujos resultados foram publicados no passado mês de junho na revista científica especializada Tectonics, a equipa observa que esta formação é relativamente jovem do ponto de vista geológico.

O especialista, citado pelo mesmo portal, disse ainda que a região em causa é muito complexa e sismicamente ativa devido à colisão de três placas tectónicas que, literalmente, rasgaram a crosta terrestre: a da África, a da Eurásia e a da Anatólia.

A formação de vulcões nesta área é também afetada pela pequena placa do Adriático, um fragmento de crosta que se separou da placa africana há mais de 65 milhões de anos, sendo atualmente empurrada para baixo da placa eurasiana. Este processo conhecido como subducção é responsável pelo aparecimento de outros vulcões, como é o caso do Vesúvio, entrou em erupção em 79 d.C.

Detalha a Russia Today que este complexo foi descoberto graças ao mapeamento da região subaquática, bem como ao estudo das anomalias magnéticas e dos dados sísmicos já recolhidos na área. Partindo destes dados, a equipa descobriu uma área de aproximadamente 2.000 quilómetros quadrados, a que chamara o Complexo Intrusivo Diamante‐Enotrio‐Ovidio.

Apesar de os vulcões na área estarem atualmente inativos, os cientistas não descartam que, no futuro, possam voltar a acordar. Por isso, estão agora a trabalhar num mapa de risco na área, estudando também a possibilidade de aproveitar o complexo agora descoberto para gerar energia geotérmica-

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O mais pequeno porco do mundo, considerado extinto, regressou à natureza

O porco-pigmeu, "redescoberto" em 1971, está a aumentar em número a sua população devido à criação em cativeiro na Índia. O porco-pigmeu, com cerca de 25 centímetros de altura, já vagueou pelos Himalaias e regiões fronteiriças …

Cérebro de índios de tribo amazónica envelhece de forma diferente da restante população

O cérebro dos índios da tribo amazónica tsimane envelhece de maneira diferente da dos norte-americanos ou europeus, resultando numa mais lenta redução do volume cerebral e, muito provavelmente, num menor risco de deficiências cognitivas. A conclusão …

Há novas regras no futebol. Mão na bola acidental de colega antes do golo deixa de ser falta

A mão na bola acidental de um colega de equipa antes de um futebolista marcar um golo ou protagonizar uma oportunidade vai deixar de ser falta a partir do Euro2020, anunciou hoje a UEFA. "Mão na …

Uma das ilhas mais visitadas da Tailândia já tem data para reabrir portas ao turismo

Numa altura em que a Tailândia ainda luta contra uma terceira vaga de covid-19, as autoridades revelam que a popular ilha de Phuket irá reabrir aos turistas internacionais no próximo mês. A Autoridade de Turismo da …

"Naturalizei-me por causa dos Jogos Olímpicos. Brasil é mais racista do que Portugal"

Relatos incríveis de Rochele Nunes, que espera conquistar uma medalha em Tóquio. Mundiais de Judo começam neste domingo. Considera-se uma "negra privilegiada", cresceu num ambiente familiar pacífico, teve uma infância muito boa, mas tem vários episódios …

Ramalho Eanes vai presidir às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O antigo chefe de Estado Ramalho Eanes vai presidir à Comissão Nacional das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, aceitando assim o convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com …

Escritório e conteúdo histórico de Stephen Hawking vão ser preservados no Reino Unido

O legado de uma das estrelas mais brilhantes da física está garantido. Cerca de 10.000 páginas dos escritos e outros artigos do físico Stephen Hawking serão preservados num arquivo especial da Biblioteca da Universidade de …

"Pequena Itália" encontrada em floresta do País de Gales (e inclui a Torre de Pisa)

Dezenas de pequenos monumentos italianos foram encontrados numa floresta do País de Gales. Um complexo com pequenas réplicas de famosas construções de Itália foi descoberto numa floresta próxima de Gwynedd, no País de Gales, segundo indica …

"Despedir e recontratar" é a nova moda no Reino Unido

No Reino Unido, os patrões estão a usar uma tática pouco ortodoxa para diminuir os salários dos seus trabalhadores: basta "despedir e recontratar". A prática consiste em demitir os funcionários e recontratá-los, oferecendo-lhes os seus antigos …

Pablo Escobar dá nome a restaurante em Singapura. Escolha causou indignação

Os proprietários de um restaurante em Singapura geraram uma onda de controvérsia ao dar ao seu restaurante o nome de Pablo Escobar.  Numa entrevista à revista local de estilo de vida, de modo a promover …