Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo.

Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras estão estimadas em 180 milhões de rupias paquistanesas (cerca de um milhão de euros), de acordo com o documento da auditoria interna à qual o meio de comunicação local Geo News teve acesso.

As anomalias encontraram-se em 46 voos regulares desde Islamabade, no Paquistão, e 36 voos de peregrinação de muçulmanos para a cidade santa de Meca, na Arábia Saudita. Não se registaram passageiros em nenhum destes trajetos.

O relatório também indica que não foi iniciada nenhuma investigação interna sobre esses voos, apesar do facto de a administração da empresa estar ciente do problema.

Por enquanto, não há detalhes sobre as razões que motivaram a companhia aérea a operar voos vazios nem sobre o motivo pelo qual os responsáveis ignoraram o assunto. A PIA não divulgou nenhuma declaração oficial até ao momento.

A notícia vem semanas depois de a empresa ter demitido quase mil funcionários e ter tomado outras medidas para reduzir os seus custos operacionais. De acordo com um comunicado da Association of Airline Pilots of Pakistan, a administração da empresa lidou com políticas e horários de trabalho injustos para os funcionários.

A economia do Paquistão está a cair e o país enfrenta a ameaça de uma lista negra da Força de Tarefa de Ação Financeira (GAFI) da organização de vigilância contra lavagem de dinheiro, sediada em Paris. Lidando com uma economia cheia de dívidas, o Paquistão garantiu resgates (incluindo o do FMI) para se manter à tona. Foi alertado pelo GAFI com repercussões se não conseguir interromper o financiamento do terrorismo.

Fundada em 1946 como Orient Airways, a Pakistan International Airlines é a maior companhia aérea do Paquistão.

ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Bem…
    Por estas contas quantos voos fez a TAP sem passageiros?
    A conta até é fácil de fazer.
    O nome PIA adequa-se bem ao caso da nossa transportadora…

  2. Seguinte: as vezes uma aeronave apresenta problemas, e deve ser substituída , então a empresa envia outra sem tempo de acolher passageiros naquele trajeto, ou então alguma aeronave vai pra oficina.A grosso modo dizer que voou sem passageiros , desperta curiosidade, pois o custo de um voo e alto, mas existe explicações plausiveis, e não havendo deveria apurar o de estão a falhas e corrigir para seguir em frente.

  3. Mmmm…
    Será que não passageiros ou que não receitas? Como a situação vai pela PIA (abaixo), um saquinho azul para as tripulações até dava um certo geitinho, não?

  4. Quanto a mim deve ser mesmo por falta de passageiros derivado a um baixo nível populacional por aquelas regiões que até andam aos magotes sobre os tejadilhos dos comboios e não só.

  5. Isso é para não perder os “slots” nos aeroportos de origem e destino, que são os horários reservados para pousos ou decolagens de aeronaves da companhia.

RESPONDER

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …