Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo.

Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras estão estimadas em 180 milhões de rupias paquistanesas (cerca de um milhão de euros), de acordo com o documento da auditoria interna à qual o meio de comunicação local Geo News teve acesso.

As anomalias encontraram-se em 46 voos regulares desde Islamabade, no Paquistão, e 36 voos de peregrinação de muçulmanos para a cidade santa de Meca, na Arábia Saudita. Não se registaram passageiros em nenhum destes trajetos.

O relatório também indica que não foi iniciada nenhuma investigação interna sobre esses voos, apesar do facto de a administração da empresa estar ciente do problema.

Por enquanto, não há detalhes sobre as razões que motivaram a companhia aérea a operar voos vazios nem sobre o motivo pelo qual os responsáveis ignoraram o assunto. A PIA não divulgou nenhuma declaração oficial até ao momento.

A notícia vem semanas depois de a empresa ter demitido quase mil funcionários e ter tomado outras medidas para reduzir os seus custos operacionais. De acordo com um comunicado da Association of Airline Pilots of Pakistan, a administração da empresa lidou com políticas e horários de trabalho injustos para os funcionários.

A economia do Paquistão está a cair e o país enfrenta a ameaça de uma lista negra da Força de Tarefa de Ação Financeira (GAFI) da organização de vigilância contra lavagem de dinheiro, sediada em Paris. Lidando com uma economia cheia de dívidas, o Paquistão garantiu resgates (incluindo o do FMI) para se manter à tona. Foi alertado pelo GAFI com repercussões se não conseguir interromper o financiamento do terrorismo.

Fundada em 1946 como Orient Airways, a Pakistan International Airlines é a maior companhia aérea do Paquistão.

ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Bem…
    Por estas contas quantos voos fez a TAP sem passageiros?
    A conta até é fácil de fazer.
    O nome PIA adequa-se bem ao caso da nossa transportadora…

  2. Seguinte: as vezes uma aeronave apresenta problemas, e deve ser substituída , então a empresa envia outra sem tempo de acolher passageiros naquele trajeto, ou então alguma aeronave vai pra oficina.A grosso modo dizer que voou sem passageiros , desperta curiosidade, pois o custo de um voo e alto, mas existe explicações plausiveis, e não havendo deveria apurar o de estão a falhas e corrigir para seguir em frente.

  3. Mmmm…
    Será que não passageiros ou que não receitas? Como a situação vai pela PIA (abaixo), um saquinho azul para as tripulações até dava um certo geitinho, não?

  4. Quanto a mim deve ser mesmo por falta de passageiros derivado a um baixo nível populacional por aquelas regiões que até andam aos magotes sobre os tejadilhos dos comboios e não só.

  5. Isso é para não perder os “slots” nos aeroportos de origem e destino, que são os horários reservados para pousos ou decolagens de aeronaves da companhia.

RESPONDER

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …