Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo.

Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras estão estimadas em 180 milhões de rupias paquistanesas (cerca de um milhão de euros), de acordo com o documento da auditoria interna à qual o meio de comunicação local Geo News teve acesso.

As anomalias encontraram-se em 46 voos regulares desde Islamabade, no Paquistão, e 36 voos de peregrinação de muçulmanos para a cidade santa de Meca, na Arábia Saudita. Não se registaram passageiros em nenhum destes trajetos.

O relatório também indica que não foi iniciada nenhuma investigação interna sobre esses voos, apesar do facto de a administração da empresa estar ciente do problema.

Por enquanto, não há detalhes sobre as razões que motivaram a companhia aérea a operar voos vazios nem sobre o motivo pelo qual os responsáveis ignoraram o assunto. A PIA não divulgou nenhuma declaração oficial até ao momento.

A notícia vem semanas depois de a empresa ter demitido quase mil funcionários e ter tomado outras medidas para reduzir os seus custos operacionais. De acordo com um comunicado da Association of Airline Pilots of Pakistan, a administração da empresa lidou com políticas e horários de trabalho injustos para os funcionários.

A economia do Paquistão está a cair e o país enfrenta a ameaça de uma lista negra da Força de Tarefa de Ação Financeira (GAFI) da organização de vigilância contra lavagem de dinheiro, sediada em Paris. Lidando com uma economia cheia de dívidas, o Paquistão garantiu resgates (incluindo o do FMI) para se manter à tona. Foi alertado pelo GAFI com repercussões se não conseguir interromper o financiamento do terrorismo.

Fundada em 1946 como Orient Airways, a Pakistan International Airlines é a maior companhia aérea do Paquistão.

ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Bem…
    Por estas contas quantos voos fez a TAP sem passageiros?
    A conta até é fácil de fazer.
    O nome PIA adequa-se bem ao caso da nossa transportadora…

  2. Seguinte: as vezes uma aeronave apresenta problemas, e deve ser substituída , então a empresa envia outra sem tempo de acolher passageiros naquele trajeto, ou então alguma aeronave vai pra oficina.A grosso modo dizer que voou sem passageiros , desperta curiosidade, pois o custo de um voo e alto, mas existe explicações plausiveis, e não havendo deveria apurar o de estão a falhas e corrigir para seguir em frente.

  3. Mmmm…
    Será que não passageiros ou que não receitas? Como a situação vai pela PIA (abaixo), um saquinho azul para as tripulações até dava um certo geitinho, não?

  4. Quanto a mim deve ser mesmo por falta de passageiros derivado a um baixo nível populacional por aquelas regiões que até andam aos magotes sobre os tejadilhos dos comboios e não só.

  5. Isso é para não perder os “slots” nos aeroportos de origem e destino, que são os horários reservados para pousos ou decolagens de aeronaves da companhia.

RESPONDER

Manifestantes que invadiram o Capitólio terão recebido uma transferência em bitcoins em dezembro

A Chainalysis, uma empresa de dados de criptomoedas, informou recentemente que grupos e personalidades envolvidos na invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, receberam mais de 500 mil dólares em bitcoins de um doador francês, no …

Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a …

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …