Como ser feliz: os 10 conselhos do Papa Francisco

Catholic Church England and Wales / Flickr

-

Viver e deixar viver, jogar, ajudar os outros, cuidar da natureza, respeitar os outros e esquecer rapidamente o que é negativo são alguns dos dez conselhos para alcançar a felicidade que o papa dá numa entrevista a uma revista argentina.

Viver e deixar viver, é o primeiro passo para a paz e para a felicidade”, disse o papa Francisco, numa entrevista à Viva, revista dominical do diário argentino Clarín.

Como parte do decálogo para a felicidade, Francisco recomendou ajudar os outros, pois se “um fica estagnado, corre o risco de ser egoísta” e “a água estagnada é a primeira que se corrompe”.

Também aconselhou a mover-se “remansadamente”, uma expressão que utilizou de um clássico da literatura argentina.

“Em Don Segundo Sombra há uma coisa muito linda, de alguém que relê a sua vida. Diz que em jovem era uma corrente rochosa que levava tudo à frente; em adulto era um rio que andava para a frente e que na velhice se sentia em movimento, mas remansado. Eu utilizaria esta imagem do poeta e novelista Ricardo Guiraldes, este último adjetivo, remansado. A capacidade de se mover com benevolência e humildade, o remanso da vida”, sustentou.

Outra das chaves está na “sã cultura do ócio“, disfrutar a leitura, a arte e os jogos com as crianças.

“Agora confesso pouco, mas em Buenos Aires confessava muito e quando via uma mãe jovem perguntava: Quantos filhos tens? Jogas com os teus filhos? E era uma pergunta que não se esperava, mas eu dizia que jogas com as crianças é a chave, é uma cultura sã. É difícil, os pais vão trabalhar e voltam às vezes quando os filhos já dormem, é difícil mas há que fazê-lo”, acrescentou o papa.

Na mesma linha, aconselhou que os domingos sejam partilhados com a família.

“No outro dia, em Campobasso, fui a uma reunião entre o mundo universitário e mundo trabalhador, todos reclamavam que o domingo não era para laborar. O domingo é para a família”, disse.

O emprego, a dignidade, a paz

Sobre os jovens, o papa afirmou que é precisou arranjar uma forma criativa para que estes consigam um emprego digno.

“Temos de ser criativos com esta franja. Se faltam oportunidades, caem na droga. E é muito elevado o índice de suicídios entre os jovens sem trabalho. No outro dia li, mas não me fio porque não é um dado científico, que havia 75 milhões de jovens dos 25 anos abaixo desocupados. Não chega dar-lhes comer, há que inventar cursos de um ano de canalizador, eletricista, costureiro. A dignidade de levar o pão para casa“, explicou.

Também recomendou cuidar da natureza e esquecer rapidamente o mal que afeta a vida de cada.

“A necessidade de falar mal do outro indica uma baixa autoestima, é dizer: sinto-me tão em baixo que em vez de subir rebaixo o outro. Esquecer rápido o negativo é são”, disse.

Na entrevista, o papa Francisco convidou a deixar de lado o proselitismo religioso para espalhar a fé.

“Podemos nos preocupar com o outro”, mas “a pior coisa que se pode fazer é o proselitismo religioso, que paralisa: ‘Eu dialogo contigo para te convencer’, não. Cada um dialoga sobre a sua identidade. A Igreja cresce por atração, não por proselitismo”, assegurou.

O seu último conselho foi buscar ativamente a paz.

“Estamos a viver uma época de muita guerra. Em África surgem guerras tribais, mas são algo mais. A guerra destrói. E o clamor pela paz é preciso ser gritada. A paz, às vezes, dá a ideia de quietude, mas nunca é quietude, é sempre uma paz ativa”, acrescentou.

O papa Francisco acrescentou ainda que a sua nomeação para o Nobel da Paz não faz parte da sua “agenda”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …