Como é que o queijo parmesão é feito? Talvez não o queira comer depois de saber

6

Pixabay / Waldrebell

Queijo Parmesão

O coalho animal é um dos ingredientes usado no fabrico de queijo, o que chocou muitos utilizadores da rede social Twitter.

A internet surpreende-se com frequência com o processo que leva à produção de alguns alimentos, mesmo que estes passem pela cozinha dos utilizadores há décadas e não tenham, aparentemente, segredos.

O alvo mais recente da curiosidade dos internautas é o queijo parmersão, depois de um utilizador do Twitter ter feito uma publicação em que o alimento é feito a partir do “estômago dos borregos“, o que causou surpresa entre os restantes utilizadores da rede social.

No entanto, esta versão não está totalmente correta. Segundo o IFL Science, o queijo parmesão é tradicionalmente feito a partir de leite de vaca envelhecido pelo menos ao longo de 12 meses em cubas de cobre, onde este é aquecido e outros ingredientes, como soro de leite e coalho, são adicionados.

O que causa impressão aos meus sensíveis — mas também aos vegetarianos e vegans — é precisamente o coalho. “O coalho animal é uma enzima obtida através do quarto estômago do borrego não desmamado (o que pode incluir vitelos, ou mesmo borregos e cabritos).”

De acordo com o Courtyard Dairy, “nessa fase das suas vidas”, os animais “só consomem leite, pelo que a enzima natural para a coagulação do leite (a quimosina) está presente em grandes quantidades. À medida que crescem, o número de enzimas deste tipo tende a desaparecer e as restantes assumem o lugar — as que são necessárias para digerir outros alimentos.

A quimosina tem como principal função ajudar a separar o leite sólido do líquido.

No que respeita ao fabrico do queijo, o coalho ajuda a criar coalhos mais firmes e é essencial para ajudar a encontrar a textura ideal para o produto. “Ao passo que em algumas receitas é utilizado o ácido ou uma bactéria produtora de ácido para o fazer, os produtores de queijo utilizam coalho para apurar o sabor final do queijo.”

ZAP //

6 Comments

  1. Estranho falar disto apenas para esse queijo. Procurem o que é o coalho para todos os outros queijos…. de que animal vem e de onde 😀

  2. Boa tarde. De facto estou espantada com tanta, mas tanta IGNORÂNCIA. Afinal quanto mais estudos têm, pior. Eu desde de miúda que vi pessoas a fazer queijos, frescos e curados e sempre usavam plantas especiais PARA fazer o COALHO, que já vêm desde séc e séc. Quanto ao famoso queijo PARMESÃO é feito com plantas, tenho muitos primos meus a fazer-lo. E dou um conselho, antes de dizer mal, que tal irem ver se é verdade tal boato. Façam algo de INTELIGENTE

    • Ignorância a sua que não sabe como se faz e quer jogar areia para cima dos olhos das pessoas. Há vários queijos que são feitos com coalho de borrego. Eu sei disso faz décadas, a maioria das pessoas não sabe. Você faz o queijo como lhe apetecer, mas o original parmesão leva colaho de borrego. E digo mais, muitas vezes usam o borrego que aibda não nasceu. No matadouro, quando a vaca está muito orebha, abrem-na, retiram o feto, abrem esse também e tiram o estômago para fazer o tal coalho. Portanto a realidade é muito pior do que aqui foi dito.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.