Como é que a Torre Inclinada de Pisa ainda não caiu?

A icónica Torre Inclinada de Pisa, uma torre sineira de 57 metros, desafiou até agora todas as probabilidades: apesar da sua notória inclinação e aparente posição precária, ainda não caiu.

Durante décadas, engenheiros, historiadores e espetadores sustiveram o seu fôlego perante o destino da icónica torre sineira, que resistiu a quatro terramotos e oscilou para trás e para a frente, mas que, de alguma forma, ainda se mantém de pé com essa inclinação.

Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa pende num ângulo de cinco graus, o que faz com que fique até cinco metros fora do eixo no seu topo.

Este fenómeno é o resultado de uma história complexa que abrange 850 anos, envolvendo condições únicas do solo, interrupções devido a guerras, e intervenções engenhosas de engenharia.

A construção da torre, que não é nem a mais inclinada nem a mais antiga do mundo,  começou em 1173, em Pisa, Itália. Desde o início, a torre começou a inclinar-se devido ao solo macio e pantanoso por baixo.

As suas fundações rasas foram construídas sobre uma base instável de lama, areia e argila, que era mais macia no lado sul, e esta inclinação inicial foi agravada à medida que a torre ficava mais alta.

No entanto, um atraso afortunado na construção, causado pelas guerras de Pisa com Génova, Lucca e Florença, permitiu que o solo se consolidasse um pouco. Esta pausa provavelmente impediu que a torre colapsasse sob o seu próprio peso.

Quando a construção foi retomada, em 1272, os arquitetos identificaram a inclinação e fizeram alguns ajustes: projetaram o lado sul da torre, onde a inclinação era mais pronunciada, de modo a que fosse um pouco mais alto.

Este ajuste resultou numa curva subtil na estrutura da torre, que se torna evidente pela contagem variável de degraus em diferentes lados no último andar.

Ao longo dos séculos, a inclinação da torre continuou a preocupar engenheiros e planeadores urbanos. No início dos anos 1990, a inclinação atingiu um ângulo crítico de 5,44 graus, perigosamente próximo do limiar catastrófico de 5,5 graus.

O projeto de estabilização foi finalmente concluído em 2001, após o que a torre tinha endireitado cerca de 40 centímetros e agora a sua inclinação é apenas de 4 graus — ainda duas vezes mais do que a inclinação original do edifício, mas o suficiente para assegurar que a torre continua de pé.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.