A torre inclinada de Pisa não é a mais inclinada do Mundo. Nem a mais antiga

A mais famosa torre inclinada do planeta encontra-se em Pisa, Itália. Mas a icónica torre, cenário de criativas selfies e destino turístico de milhões de pessoas todos os anos, não é a mais inclinada do mundo. Nem a mais antiga.

Quando falamos em “torre inclinada”, a primeira palavra que nos vem à cabeça é inevitavelmente “Pisa”.

Mas na realidade, a torre mais inclinada do mundo encontra-se na China, nos arredores de Shangai.

O edifício, com quase 1000 anos, é não só muito mais inclinado mas também mais antigo do que a torre italiana, que tem “apenas” 650 anos.

De acordo com um estudo realizado em 2015 por uma equipa de investigadores chineses, a torre de Shangai, que se eleva junto ao monte de Tianmashan, tem uma inclinação de 7,10º — um ângulo maior do que o que se estimava até então. Em contrapartida, a famosa torre de Pisa tem uma inclinação inferior a 4°.

Segundo o China Daily, em 1982 a torre de Shangai tinha já uma inclinação para sudeste num ângulo de 6.51°.

Shanghai Morning News

As torres inclinadas de Pisa (esq) e Shangai (dir)

As torres inclinadas de Pisa (esq) e Shangai (dir)

A torre foi construída durante a dinastia Song (960-1127), tem sete andares e mede 20 metros de altura. O edifício era originalmente usado para guardar relíquias budistas. Em 1983, as autoridades chinesas acrescentaram a própria torre à lista de relíquias culturais da região.

Segundo Li Kongsan, responsável do Gabinete de Património Cultural de Shangai, o interior da torre está perfeitamente conservado, mas o exterior está deteriorado e requer cuidados.

Os cientistas acreditam que a inclinação da torre é causada pela sua localização num terreno assimétrico, uma vez que o edifício está assente em solo arenoso, de um lado, e na base rochosa do monte Tianmashan, do outro.

A inclinação da torre de Pisa tem origem semelhante. Com uma altura de cerca de 56 metros no lado mais alto e 55 metros no lado mais baixo, a torre tem um desvio de mais de 5 metros em relação ao eixo vertical.

Esta inclinação é devida a uma combinação de fatores: foi construída sobre um solo instável e as fundações não são suficientemente robustas para suportar o peso da estrutura.

A construção da torre começou em 1173 e foi concluída em 1372. Quando a obra atingiu o terceiro andar, em 1178, a fundação do lado sudeste começou a afundar, causando a inclinação característica da torre. Esta inclinação foi aumentando à medida que mais andares eram adicionados ao longo dos séculos.

O solo sob a torre é uma mistura de argila, areia e cascalho, conhecida como “marisma”, que é bastante macia e tende a compactar sob pressão. Apesar dos esforços para corrigir a inclinação durante a construção, o peso adicional apenas piorou a situação.

No entanto, apesar da instabilidade, a Torre de Pisa sobreviveu a sismos e a várias tentativas de correção ao longo dos séculos, mantendo-se de pé e inclinada — estando atualmente aberta ao público.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.