Comité Central do PCP confirma acordo para Governo PS

José Sena Goulão / Wikimedia

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O Comité Central do PCP aprovou hoje o acordo negociado com o PS para a viabilização de um Governo socialista, suportado no parlamento também por BE e PEV, anunciou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.

Após 8 horas de reunião na sede nacional do PCP, na rua Soeiro Pereira Gomes, o líder do partido, Jerónimo de Sousa, assumiu também que se reafirma “a decisão de apresentar moção de rejeição ao programa de Governo PSD/CDS”.

“A abordagem e avaliação recíproca entre o PS e o PCP permitiu identificar um conjunto de matérias onde é possível assegurar uma ação convergente”.

Estão preenchidas condições, por parte do PCP, que asseguram a derrota do governo PSD/CDS na próxima terça-feira, e que possibilitem a formação de um governo de iniciativa do PS”, declarou o líder comunista.

O PS ainda reúne hoje a sua Comissão Política, pelas 21:30, no largo do Rato, depois de a Comissão Nacional ter aprovado o “Programa de Governo para a XIII Legislatura”, proposto pelo secretário-geral, António Costa, após negociações com BE, PCP e PEV.

Os dirigentes socialistas presentes aprovaram sábado o acordo por esmagadora maioria: 163 votos a favor, sete contra e duas abstenções.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. oh jerónimo…surpreendes-me…kkk
    assembleia casa da democracia?
    claro que sim…mas tu e companhia, ps, be e afins…sabem o que é isso?
    sejam inteligentes…façam lá a coligação que serão colocados no poleiro da tirania, sem qualquer contratempo.
    mas achas que ao votar no pcp, alguma vez queria o ps no poleiro? ou o bloco de esquerda? ou ao votar no ps, queria-vos a vocês no poleiro?
    mas que história é esta meu? democracia é isso..o povo é que decide mas não em acordos de assembleia à vossa moda, percebes? decide em coligações, não em acordos ou namoricos hetero, homo, ou bi…como queiras…de vão de escada, percebes?
    entendes agora o que sanguifica democracia? é não chamar pastores a maioria dos portugueses que votaram numa coligação correcta e constitucional e guardar-lhes respeito,
    depois se forem homenzinhos, ter a humildade de fazer a tal coligação artística…e pedir ao povo que decida nas urnas se vos quer ou não…entendes?
    o tónio anda para aí a incendiar e ficar nervosito…para quê? achas que o povo sereno é estúpido?
    eleições é o que nos espera, não ponhas duvidas. isso é que é de presidente independente e coerente. não de oportunista, como um tal prof…que agarra a onda de surf num mar não flait para chegar a onde? kkk
    aprende rapazola…:)
    e olha eu não voto há muito tempo, mas agora até voto neles…porque limparam o esterco do governo anterior…reconhecido em toda a parte…e pela vossa atitude medíocre e miope.
    cada vez que falam mal da coligação, sabes quentos portugueses insultas, criticas e não respeitas? já te passou isso pela cabeça?…kk
    amigos zé povo…abram os olhos e não se deixem levar…
    abraços povo

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …