Comité Central do PCP confirma acordo para Governo PS

José Sena Goulão / Wikimedia

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O Comité Central do PCP aprovou hoje o acordo negociado com o PS para a viabilização de um Governo socialista, suportado no parlamento também por BE e PEV, anunciou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.

Após 8 horas de reunião na sede nacional do PCP, na rua Soeiro Pereira Gomes, o líder do partido, Jerónimo de Sousa, assumiu também que se reafirma “a decisão de apresentar moção de rejeição ao programa de Governo PSD/CDS”.

“A abordagem e avaliação recíproca entre o PS e o PCP permitiu identificar um conjunto de matérias onde é possível assegurar uma ação convergente”.

Estão preenchidas condições, por parte do PCP, que asseguram a derrota do governo PSD/CDS na próxima terça-feira, e que possibilitem a formação de um governo de iniciativa do PS”, declarou o líder comunista.

O PS ainda reúne hoje a sua Comissão Política, pelas 21:30, no largo do Rato, depois de a Comissão Nacional ter aprovado o “Programa de Governo para a XIII Legislatura”, proposto pelo secretário-geral, António Costa, após negociações com BE, PCP e PEV.

Os dirigentes socialistas presentes aprovaram sábado o acordo por esmagadora maioria: 163 votos a favor, sete contra e duas abstenções.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. oh jerónimo…surpreendes-me…kkk
    assembleia casa da democracia?
    claro que sim…mas tu e companhia, ps, be e afins…sabem o que é isso?
    sejam inteligentes…façam lá a coligação que serão colocados no poleiro da tirania, sem qualquer contratempo.
    mas achas que ao votar no pcp, alguma vez queria o ps no poleiro? ou o bloco de esquerda? ou ao votar no ps, queria-vos a vocês no poleiro?
    mas que história é esta meu? democracia é isso..o povo é que decide mas não em acordos de assembleia à vossa moda, percebes? decide em coligações, não em acordos ou namoricos hetero, homo, ou bi…como queiras…de vão de escada, percebes?
    entendes agora o que sanguifica democracia? é não chamar pastores a maioria dos portugueses que votaram numa coligação correcta e constitucional e guardar-lhes respeito,
    depois se forem homenzinhos, ter a humildade de fazer a tal coligação artística…e pedir ao povo que decida nas urnas se vos quer ou não…entendes?
    o tónio anda para aí a incendiar e ficar nervosito…para quê? achas que o povo sereno é estúpido?
    eleições é o que nos espera, não ponhas duvidas. isso é que é de presidente independente e coerente. não de oportunista, como um tal prof…que agarra a onda de surf num mar não flait para chegar a onde? kkk
    aprende rapazola…:)
    e olha eu não voto há muito tempo, mas agora até voto neles…porque limparam o esterco do governo anterior…reconhecido em toda a parte…e pela vossa atitude medíocre e miope.
    cada vez que falam mal da coligação, sabes quentos portugueses insultas, criticas e não respeitas? já te passou isso pela cabeça?…kk
    amigos zé povo…abram os olhos e não se deixem levar…
    abraços povo

RESPONDER

Lei das armas de Bolsonaro chumbada no Senado

O plenário do Senado brasileiro rejeitou esta terça-feira um decreto assinado em maio pelo Presidente Jair Bolsonaro, que flexibiliza a posse e o porte de armas no país. A flexibilização da posse e do porte …

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …