Comité Central do PCP confirma acordo para Governo PS

José Sena Goulão / Wikimedia

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O Comité Central do PCP aprovou hoje o acordo negociado com o PS para a viabilização de um Governo socialista, suportado no parlamento também por BE e PEV, anunciou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.

Após 8 horas de reunião na sede nacional do PCP, na rua Soeiro Pereira Gomes, o líder do partido, Jerónimo de Sousa, assumiu também que se reafirma “a decisão de apresentar moção de rejeição ao programa de Governo PSD/CDS”.

“A abordagem e avaliação recíproca entre o PS e o PCP permitiu identificar um conjunto de matérias onde é possível assegurar uma ação convergente”.

Estão preenchidas condições, por parte do PCP, que asseguram a derrota do governo PSD/CDS na próxima terça-feira, e que possibilitem a formação de um governo de iniciativa do PS”, declarou o líder comunista.

O PS ainda reúne hoje a sua Comissão Política, pelas 21:30, no largo do Rato, depois de a Comissão Nacional ter aprovado o “Programa de Governo para a XIII Legislatura”, proposto pelo secretário-geral, António Costa, após negociações com BE, PCP e PEV.

Os dirigentes socialistas presentes aprovaram sábado o acordo por esmagadora maioria: 163 votos a favor, sete contra e duas abstenções.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. oh jerónimo…surpreendes-me…kkk
    assembleia casa da democracia?
    claro que sim…mas tu e companhia, ps, be e afins…sabem o que é isso?
    sejam inteligentes…façam lá a coligação que serão colocados no poleiro da tirania, sem qualquer contratempo.
    mas achas que ao votar no pcp, alguma vez queria o ps no poleiro? ou o bloco de esquerda? ou ao votar no ps, queria-vos a vocês no poleiro?
    mas que história é esta meu? democracia é isso..o povo é que decide mas não em acordos de assembleia à vossa moda, percebes? decide em coligações, não em acordos ou namoricos hetero, homo, ou bi…como queiras…de vão de escada, percebes?
    entendes agora o que sanguifica democracia? é não chamar pastores a maioria dos portugueses que votaram numa coligação correcta e constitucional e guardar-lhes respeito,
    depois se forem homenzinhos, ter a humildade de fazer a tal coligação artística…e pedir ao povo que decida nas urnas se vos quer ou não…entendes?
    o tónio anda para aí a incendiar e ficar nervosito…para quê? achas que o povo sereno é estúpido?
    eleições é o que nos espera, não ponhas duvidas. isso é que é de presidente independente e coerente. não de oportunista, como um tal prof…que agarra a onda de surf num mar não flait para chegar a onde? kkk
    aprende rapazola…:)
    e olha eu não voto há muito tempo, mas agora até voto neles…porque limparam o esterco do governo anterior…reconhecido em toda a parte…e pela vossa atitude medíocre e miope.
    cada vez que falam mal da coligação, sabes quentos portugueses insultas, criticas e não respeitas? já te passou isso pela cabeça?…kk
    amigos zé povo…abram os olhos e não se deixem levar…
    abraços povo

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …