Comissário europeu britânico apresenta demissão

O comissário europeu britânico anunciou hoje que se demite do cargo, na sequência do Brexit, e mostrou-se “muito desapontado” com o resultado do referendo.

“Posto que passamos para uma nova fase, eu não acredito que esteja certo prosseguir como comissário britânico como se nada tivesse acontecido”, afirmou num comunicado Jonathan Hill, que tinha a pasta da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais.

“Em linha com o que tinha falado com o presidente da Comissão há algumas semanas, eu disse-lhe que me demito”, afirmou Hill numa alusão ao líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Hill, antigo membro da Câmara dos Lordes nomeado pelo primeiro-ministro britânico cessante, David Cameron, para membro da Comissão Europeia de Juncker em 2014 – pediu uma “passagem de serviço ordeira” para o sucessor.

“Como muita gente aqui e no Reino Unido, obviamente estou muito desapontado com o resultado do referendo. Gostava que acabasse de maneira diferente … mas o povo britânico tomou uma decisão diferente, e isso é a forma como a democracia funciona”, afirmou.

Hill afirmou que foi para Bruxelas apesar de ser “cético em relação à Europa”, mas que se convenceu que “apesar da frustração a pertença do Reino Unido era boa para o papel (do Reino Unido) no mundo e boa para a economia (britânica)”.

“Mas o que está feito está feito e agora temos que avançar para o novo relacionamento com a Europa e trabalhar tão bem quanto possível”, referiu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.