A comida picante pode ser o segredo para a longevidade

É apreciador de picante? Se sim, pode ter a sorte de viver mais tempo. É o que dizem os cientistas da Universidade de Vermont, nos EUA, que revelam que o consumo de picante reduz em 13% o risco de morte.

Os especialistas analisaram os dados do Questionário Nacional que examina a Saúde e Nutrição recolhidos a mais de 16 mil norte-americanos entre 1988 e 1994. Durante esse tempo, cerca de 34% dos homens morreu, mas entre os homens que consomem regularmente malaguetas, o número desce para os 22%.

Mustafa Chopan e Benjamin Littenberg examinaram as características dos inquiridos e descobriram que os 13% de menor risco de morte podem estar relacionados com o componente principal nas malaguetas, a “capsaicina”, que é usada no tratamento de outras doenças como a artrite.

“Embora o mecanismo pelo qual as pimentas possam atrasar a mortalidade esteja longe de ser certo, os Receptores de Potencial Transiente (TRP), que são receptores primários para compostos como a capsaicina e podem ser responsáveis por esse fenómeno”, dizem os autores do estudo publicado na Plos One.

Os especialistas acreditam que a capsaicina desempenha um papel fundamental nos mecanismos celulares e moleculares que impedem a obesidade e modulam o fluxo sanguíneo coronário, e também possui propriedades antimicrobianas que “podem afetar indiretamente o hospedeiro, alterando a flora intestinal”.

No entanto, os especialistas destacam que há maneiras mais fáceis e mais benéficas de melhorar a sua saúde do que fazer uma dieta apenas à base de malaguetas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …