A comida picante pode ser o segredo para a longevidade

É apreciador de picante? Se sim, pode ter a sorte de viver mais tempo. É o que dizem os cientistas da Universidade de Vermont, nos EUA, que revelam que o consumo de picante reduz em 13% o risco de morte.

Os especialistas analisaram os dados do Questionário Nacional que examina a Saúde e Nutrição recolhidos a mais de 16 mil norte-americanos entre 1988 e 1994. Durante esse tempo, cerca de 34% dos homens morreu, mas entre os homens que consomem regularmente malaguetas, o número desce para os 22%.

Mustafa Chopan e Benjamin Littenberg examinaram as características dos inquiridos e descobriram que os 13% de menor risco de morte podem estar relacionados com o componente principal nas malaguetas, a “capsaicina”, que é usada no tratamento de outras doenças como a artrite.

“Embora o mecanismo pelo qual as pimentas possam atrasar a mortalidade esteja longe de ser certo, os Receptores de Potencial Transiente (TRP), que são receptores primários para compostos como a capsaicina e podem ser responsáveis por esse fenómeno”, dizem os autores do estudo publicado na Plos One.

Os especialistas acreditam que a capsaicina desempenha um papel fundamental nos mecanismos celulares e moleculares que impedem a obesidade e modulam o fluxo sanguíneo coronário, e também possui propriedades antimicrobianas que “podem afetar indiretamente o hospedeiro, alterando a flora intestinal”.

No entanto, os especialistas destacam que há maneiras mais fáceis e mais benéficas de melhorar a sua saúde do que fazer uma dieta apenas à base de malaguetas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump assegura que drone iraniano foi abatido. Mas Irão nega o ataque

O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países. O Presidente norte-americano considerou …

Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono - o "grande guarda-chuva" que protege toda a vida na Terra - levantou uma preocupação considerável. Os esforços …

Não há suficientes explosões no Espaço que expliquem os estranhos sinais de rádio

Muitos dos mais brilhantes e estranhos fenómenos no espaço vêm de eventos cataclísmicos, como explosões ou colisões. As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Estes sinais cósmicos são …

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …