Comic Con encheu-se de amigos e ninguém se conhecia

Milhares de pessoas encheram este sábado a Exponor, em Matosinhos, para o segundo dia da estreia nacional da Comic Con, um evento descrito pelos participantes como o local onde podem ser quem querem sem serem julgados.

O diretor do evento, Paulo Rocha Cardoso, afirmou que ainda era cedo para falar de números de entradas, depois de a organização ter estabelecido a meta das 20 mil pessoas, mas realçou que a abertura do dia de hoje estava a ser “fabulosa”, numa iniciativa que pretendem tornar num “dos maiores eventos a nível nacional e – quem sabe – transformar num evento europeu”.

A actriz Natalie Dormer, que interpreta Margaery Tyrell na série televisiva “Guerra de Tronos” e Cressida nos filmes “Jogos da Fome”, declarou, em conferência de imprensa, que o facto de nunca ter estado em Portugal era um dos factores para ter aceitado o convite para fazer parte da primeira Comic Con nacional, realçando também as ligações entre os ingleses e os portugueses.

“O que aprendi com ser parte de ‘Guerra de Tronos’, ‘Jogos da Fome’, ‘Elementary’, é que são projectos espectaculares apoiados pelos fãs e que a magia e o apoio começam com os fãs. Adoro a interacção com os fãs, então apelava-me vir a um local onde está a começar e alimentar esse mesmo fenómeno”, disse Natalie Dormer.

A actriz revelou estar a preparar com o noivo, Anthony Byrne, um filme intitulado “In Dark Places”, escrito por ambos.

Numa Exponor em que muitos dos participantes se apresentavam vestidos como personagens de filmes ou de banda desenhada, o denominado cosplay, Samuel Moreira, de 21 anos, encontrava-se num grupo de amigos vestido de Jedi, da “Guerra das Estrelas”.

“Adoro a interacção das pessoas, aqui somos todos amigos, durante um dia, e ninguém se conhece“, disse um fã de banda desenhada japonesa, vindo de Marco de Canavezes.

Podemos ser quem quisermos e ninguém nos vai julgar por isso, é um dia diferente”, acrescentou.

Numa mistura de mais velhos com mais novos, por entre bancas de videojogos, bandas desenhadas, filmes, entre outros ícones de cultura ‘pop’, famílias como a de Manuel Júnior e Cláudia Domingues, de Viana do Castelo, caminhavam pelo espaço da Exponor pela “alegria de poder estar na primeira Comic Con Portugal”, explica Manuel Júnior, ladeado pelos dois filhos.

Paulo Rocha Cardoso destacou ser importante que a experiência do evento de estreia seja positiva para os participantes e para os convidados, de forma a que “no próximo ano se torne muito mais fácil trazer grandes celebridades ao país”.

A Comic Con Portugal prossegue até este domingo, com a presença de convidados nacionais e internacionais do mundo do cinema, da banda desenhada e da televisão.

Entre outros, o evento conta com Seth Gilliam (de “The Walking Dead”), Paul Blackthorne (da série “Arrow”), o argumentista Brian K. Vaughan, e o elenco de DaVinci’s Demons..

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …