Comic Con encheu-se de amigos e ninguém se conhecia

Milhares de pessoas encheram este sábado a Exponor, em Matosinhos, para o segundo dia da estreia nacional da Comic Con, um evento descrito pelos participantes como o local onde podem ser quem querem sem serem julgados.

O diretor do evento, Paulo Rocha Cardoso, afirmou que ainda era cedo para falar de números de entradas, depois de a organização ter estabelecido a meta das 20 mil pessoas, mas realçou que a abertura do dia de hoje estava a ser “fabulosa”, numa iniciativa que pretendem tornar num “dos maiores eventos a nível nacional e – quem sabe – transformar num evento europeu”.

A actriz Natalie Dormer, que interpreta Margaery Tyrell na série televisiva “Guerra de Tronos” e Cressida nos filmes “Jogos da Fome”, declarou, em conferência de imprensa, que o facto de nunca ter estado em Portugal era um dos factores para ter aceitado o convite para fazer parte da primeira Comic Con nacional, realçando também as ligações entre os ingleses e os portugueses.

“O que aprendi com ser parte de ‘Guerra de Tronos’, ‘Jogos da Fome’, ‘Elementary’, é que são projectos espectaculares apoiados pelos fãs e que a magia e o apoio começam com os fãs. Adoro a interacção com os fãs, então apelava-me vir a um local onde está a começar e alimentar esse mesmo fenómeno”, disse Natalie Dormer.

A actriz revelou estar a preparar com o noivo, Anthony Byrne, um filme intitulado “In Dark Places”, escrito por ambos.

Numa Exponor em que muitos dos participantes se apresentavam vestidos como personagens de filmes ou de banda desenhada, o denominado cosplay, Samuel Moreira, de 21 anos, encontrava-se num grupo de amigos vestido de Jedi, da “Guerra das Estrelas”.

“Adoro a interacção das pessoas, aqui somos todos amigos, durante um dia, e ninguém se conhece“, disse um fã de banda desenhada japonesa, vindo de Marco de Canavezes.

Podemos ser quem quisermos e ninguém nos vai julgar por isso, é um dia diferente”, acrescentou.

Numa mistura de mais velhos com mais novos, por entre bancas de videojogos, bandas desenhadas, filmes, entre outros ícones de cultura ‘pop’, famílias como a de Manuel Júnior e Cláudia Domingues, de Viana do Castelo, caminhavam pelo espaço da Exponor pela “alegria de poder estar na primeira Comic Con Portugal”, explica Manuel Júnior, ladeado pelos dois filhos.

Paulo Rocha Cardoso destacou ser importante que a experiência do evento de estreia seja positiva para os participantes e para os convidados, de forma a que “no próximo ano se torne muito mais fácil trazer grandes celebridades ao país”.

A Comic Con Portugal prossegue até este domingo, com a presença de convidados nacionais e internacionais do mundo do cinema, da banda desenhada e da televisão.

Entre outros, o evento conta com Seth Gilliam (de “The Walking Dead”), Paul Blackthorne (da série “Arrow”), o argumentista Brian K. Vaughan, e o elenco de DaVinci’s Demons..

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …