Comic Con encheu-se de amigos e ninguém se conhecia

Milhares de pessoas encheram este sábado a Exponor, em Matosinhos, para o segundo dia da estreia nacional da Comic Con, um evento descrito pelos participantes como o local onde podem ser quem querem sem serem julgados.

O diretor do evento, Paulo Rocha Cardoso, afirmou que ainda era cedo para falar de números de entradas, depois de a organização ter estabelecido a meta das 20 mil pessoas, mas realçou que a abertura do dia de hoje estava a ser “fabulosa”, numa iniciativa que pretendem tornar num “dos maiores eventos a nível nacional e – quem sabe – transformar num evento europeu”.

A actriz Natalie Dormer, que interpreta Margaery Tyrell na série televisiva “Guerra de Tronos” e Cressida nos filmes “Jogos da Fome”, declarou, em conferência de imprensa, que o facto de nunca ter estado em Portugal era um dos factores para ter aceitado o convite para fazer parte da primeira Comic Con nacional, realçando também as ligações entre os ingleses e os portugueses.

“O que aprendi com ser parte de ‘Guerra de Tronos’, ‘Jogos da Fome’, ‘Elementary’, é que são projectos espectaculares apoiados pelos fãs e que a magia e o apoio começam com os fãs. Adoro a interacção com os fãs, então apelava-me vir a um local onde está a começar e alimentar esse mesmo fenómeno”, disse Natalie Dormer.

A actriz revelou estar a preparar com o noivo, Anthony Byrne, um filme intitulado “In Dark Places”, escrito por ambos.

Numa Exponor em que muitos dos participantes se apresentavam vestidos como personagens de filmes ou de banda desenhada, o denominado cosplay, Samuel Moreira, de 21 anos, encontrava-se num grupo de amigos vestido de Jedi, da “Guerra das Estrelas”.

“Adoro a interacção das pessoas, aqui somos todos amigos, durante um dia, e ninguém se conhece“, disse um fã de banda desenhada japonesa, vindo de Marco de Canavezes.

Podemos ser quem quisermos e ninguém nos vai julgar por isso, é um dia diferente”, acrescentou.

Numa mistura de mais velhos com mais novos, por entre bancas de videojogos, bandas desenhadas, filmes, entre outros ícones de cultura ‘pop’, famílias como a de Manuel Júnior e Cláudia Domingues, de Viana do Castelo, caminhavam pelo espaço da Exponor pela “alegria de poder estar na primeira Comic Con Portugal”, explica Manuel Júnior, ladeado pelos dois filhos.

Paulo Rocha Cardoso destacou ser importante que a experiência do evento de estreia seja positiva para os participantes e para os convidados, de forma a que “no próximo ano se torne muito mais fácil trazer grandes celebridades ao país”.

A Comic Con Portugal prossegue até este domingo, com a presença de convidados nacionais e internacionais do mundo do cinema, da banda desenhada e da televisão.

Entre outros, o evento conta com Seth Gilliam (de “The Walking Dead”), Paul Blackthorne (da série “Arrow”), o argumentista Brian K. Vaughan, e o elenco de DaVinci’s Demons..

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …