Comic Con encheu-se de amigos e ninguém se conhecia

Milhares de pessoas encheram este sábado a Exponor, em Matosinhos, para o segundo dia da estreia nacional da Comic Con, um evento descrito pelos participantes como o local onde podem ser quem querem sem serem julgados.

O diretor do evento, Paulo Rocha Cardoso, afirmou que ainda era cedo para falar de números de entradas, depois de a organização ter estabelecido a meta das 20 mil pessoas, mas realçou que a abertura do dia de hoje estava a ser “fabulosa”, numa iniciativa que pretendem tornar num “dos maiores eventos a nível nacional e – quem sabe – transformar num evento europeu”.

A actriz Natalie Dormer, que interpreta Margaery Tyrell na série televisiva “Guerra de Tronos” e Cressida nos filmes “Jogos da Fome”, declarou, em conferência de imprensa, que o facto de nunca ter estado em Portugal era um dos factores para ter aceitado o convite para fazer parte da primeira Comic Con nacional, realçando também as ligações entre os ingleses e os portugueses.

“O que aprendi com ser parte de ‘Guerra de Tronos’, ‘Jogos da Fome’, ‘Elementary’, é que são projectos espectaculares apoiados pelos fãs e que a magia e o apoio começam com os fãs. Adoro a interacção com os fãs, então apelava-me vir a um local onde está a começar e alimentar esse mesmo fenómeno”, disse Natalie Dormer.

A actriz revelou estar a preparar com o noivo, Anthony Byrne, um filme intitulado “In Dark Places”, escrito por ambos.

Numa Exponor em que muitos dos participantes se apresentavam vestidos como personagens de filmes ou de banda desenhada, o denominado cosplay, Samuel Moreira, de 21 anos, encontrava-se num grupo de amigos vestido de Jedi, da “Guerra das Estrelas”.

“Adoro a interacção das pessoas, aqui somos todos amigos, durante um dia, e ninguém se conhece“, disse um fã de banda desenhada japonesa, vindo de Marco de Canavezes.

Podemos ser quem quisermos e ninguém nos vai julgar por isso, é um dia diferente”, acrescentou.

Numa mistura de mais velhos com mais novos, por entre bancas de videojogos, bandas desenhadas, filmes, entre outros ícones de cultura ‘pop’, famílias como a de Manuel Júnior e Cláudia Domingues, de Viana do Castelo, caminhavam pelo espaço da Exponor pela “alegria de poder estar na primeira Comic Con Portugal”, explica Manuel Júnior, ladeado pelos dois filhos.

Paulo Rocha Cardoso destacou ser importante que a experiência do evento de estreia seja positiva para os participantes e para os convidados, de forma a que “no próximo ano se torne muito mais fácil trazer grandes celebridades ao país”.

A Comic Con Portugal prossegue até este domingo, com a presença de convidados nacionais e internacionais do mundo do cinema, da banda desenhada e da televisão.

Entre outros, o evento conta com Seth Gilliam (de “The Walking Dead”), Paul Blackthorne (da série “Arrow”), o argumentista Brian K. Vaughan, e o elenco de DaVinci’s Demons..

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …