Comer mesmo antes de ir para a cama aumenta risco de cancro

Os famosos snacks noturnos ou os jantares tardios podem aumentar o risco de cancro, de acordo com um novo estudo que mostra os danos causados pela interrupção do relógio interno do nosso corpo.

Cientistas espanhóis descobriram que pessoas que comem regularmente depois das 21h00, ou menos de duas horas antes de irem para a cama, têm 25% mais riscos de vir a ter cancro da mama ou da próstata, avança o Independent.

A equipa de investigadores, do Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal), considera que o resultado destes jantares tardios força o metabolismo do nosso corpo a acelerar, quando devia estar a fazer exatamente o contrário para podermos ir dormir descansados.

Esta teoria segue vários outros estudos importantes que analisaram os danos causados pelo trabalho por turnos, uma rotina frequente em profissões como, por exemplo, os enfermeiros, e a ligação dessas ocupações com o risco particularmente alto de ter cancro da próstata ou de mama.

Estes tipos de cancro estão intimamente ligados com sinais hormonais e são frequentemente tratados com testosterona ou terapias de bloqueio de estrogénio. As hormonas são mensageiros químicos que nos podem deixar sonolentos, com fome e stressados e, portanto, estão muito relacionados com os ritmos circadianos do corpo – o relógio interno que é definido pelo ciclo dia-noite.

“O nosso estudo concluiu que aderir aos padrões alimentares diurnos está associado a um menor risco de cancro”, explica Manolis Kogevinas, autor principal do estudo publicado, esta terça-feira, na revista científica International Journal of Cancer.

“Estas conclusões mostram-nos a importância de avaliar os ritmos circadianos em estudos sobre dietas alimentares e risco de cancro”, acrescenta o investigador, citado pelo jornal.

A equipa analisou 1.800 pacientes espanhóis com cancro da mama e da próstata, bem como mais de 2.000 pessoas que não eram afetadas pela doença, bem como os seus padrões de alimentação e sono e todas as medidas para se manterem saudáveis.

Os investigadores perceberam que os pacientes com cancro eram aqueles que mais comiam os famosos snacks noturnos, mesmo depois de ter em conta outros hábitos de saúde e padrões alimentares ou de sono.

Atualmente, as diretrizes internacionais sobre a prevenção do cancro não mencionam o potencial impacto do horário das refeições, embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) liste o trabalho por turnos como um fator de risco.

Estudos anteriores sobre os efeitos destas refeições em animais mostraram “efeitos profundos na saúde” e os investigadores consideram que, se mais estudos replicarem estas conclusões, pode haver causa suficiente para que estas diretrizes sejam atualizadas.

“É preciso mais investigação em humanos para perceber as razões por trás destes resultados, mas tudo parece indicar que o tempo de sono afeta a nossa capacidade de metabolizar alimentos”, diz Dora Romaguera, que liderou a pesquisa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …