Comer mesmo antes de ir para a cama aumenta risco de cancro

Os famosos snacks noturnos ou os jantares tardios podem aumentar o risco de cancro, de acordo com um novo estudo que mostra os danos causados pela interrupção do relógio interno do nosso corpo.

Cientistas espanhóis descobriram que pessoas que comem regularmente depois das 21h00, ou menos de duas horas antes de irem para a cama, têm 25% mais riscos de vir a ter cancro da mama ou da próstata, avança o Independent.

A equipa de investigadores, do Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal), considera que o resultado destes jantares tardios força o metabolismo do nosso corpo a acelerar, quando devia estar a fazer exatamente o contrário para podermos ir dormir descansados.

Esta teoria segue vários outros estudos importantes que analisaram os danos causados pelo trabalho por turnos, uma rotina frequente em profissões como, por exemplo, os enfermeiros, e a ligação dessas ocupações com o risco particularmente alto de ter cancro da próstata ou de mama.

Estes tipos de cancro estão intimamente ligados com sinais hormonais e são frequentemente tratados com testosterona ou terapias de bloqueio de estrogénio. As hormonas são mensageiros químicos que nos podem deixar sonolentos, com fome e stressados e, portanto, estão muito relacionados com os ritmos circadianos do corpo – o relógio interno que é definido pelo ciclo dia-noite.

“O nosso estudo concluiu que aderir aos padrões alimentares diurnos está associado a um menor risco de cancro”, explica Manolis Kogevinas, autor principal do estudo publicado, esta terça-feira, na revista científica International Journal of Cancer.

“Estas conclusões mostram-nos a importância de avaliar os ritmos circadianos em estudos sobre dietas alimentares e risco de cancro”, acrescenta o investigador, citado pelo jornal.

A equipa analisou 1.800 pacientes espanhóis com cancro da mama e da próstata, bem como mais de 2.000 pessoas que não eram afetadas pela doença, bem como os seus padrões de alimentação e sono e todas as medidas para se manterem saudáveis.

Os investigadores perceberam que os pacientes com cancro eram aqueles que mais comiam os famosos snacks noturnos, mesmo depois de ter em conta outros hábitos de saúde e padrões alimentares ou de sono.

Atualmente, as diretrizes internacionais sobre a prevenção do cancro não mencionam o potencial impacto do horário das refeições, embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) liste o trabalho por turnos como um fator de risco.

Estudos anteriores sobre os efeitos destas refeições em animais mostraram “efeitos profundos na saúde” e os investigadores consideram que, se mais estudos replicarem estas conclusões, pode haver causa suficiente para que estas diretrizes sejam atualizadas.

“É preciso mais investigação em humanos para perceber as razões por trás destes resultados, mas tudo parece indicar que o tempo de sono afeta a nossa capacidade de metabolizar alimentos”, diz Dora Romaguera, que liderou a pesquisa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …