Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente.

Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para a saúde. Mas sabia que o impacto no seu corpo vai depender se é homem ou mulher? Essa é a conclusão de um estudo recente, que acompanhou vários indivíduos de ambos os sexos.

Durante uma semana, os participantes consumiram em excesso alimentos com alto nível de gordura tipo Omega-6, como salsichas e salgados. Os investigadores também analisaram como a ingestão afectou a capacidade de controlar o nível de açúcar no sangue.

A médica Zoe Williams decidiu submeter-se à experiência para a BBC, e pediu ao responsável pelo estudo, Matt Cocks, da Universidade Moores em Liverpool, no Reino Unido, que não só repetisse os testes com ela, como participasse neles.

Antes de começar, foram medidos os níveis de gordura e de açúcar no sangue dos dois médicos. Zoe e Cocks precisaram de andar com monitores portáteis de glicose, para registar a evolução do nível de açúcar no sangue durante a semana em que a pesquisa foi realizada.

Além disso, tiveram de comer mais 50% de gordura do que o normal, da seguinte forma:

  • Pequeno almoço: três ovos, 30 gramas de queijo cheddar, 60 gramas de linguiça, 10 gramas de manteiga.
  • Almoço: 10 gramas de manteiga, uma fatia de queijo com cebola, um salgadinho à base de porco e dois pedaços de queijo.
  • Jantar: 150 gramas de bacon de porco, 30 gramas de queijo cheddar, 60 gramas de salada de repolho e três pastéis fritos de batata.
  • Ceia: uma lata de Coca Cola e 30 gramas de nozes

Açúcar no sangue

Além da variação de peso, os monitores de glicose mostravam de que forma a dieta estava a afectar a capacidade de ambos os médicos de eliminar açúcar do sangue.

Para Zoe, não houve qualquer problema. Mas para Matt, a capacidade de eliminação do açúcar piorou em 50%.

O resultado do estudo conduzido pelo especialista com outros participantes tinha sido semelhante, e, em média, a capacidade de metabolizar o açúcar nos homens que se submeteram à dieta rica em gordura piorou 14%.

BBC

Matt Cocks (esq) teve mais dificuldade em controlar o nível de açúcar no corpo após dieta rica em gordura do que Zoe Williams (dir)

Matt Cocks (esq) teve mais dificuldade em controlar o nível de açúcar no corpo após dieta rica em gordura do que Zoe Williams (dir)

“Um dos primeiros passos rumo à diabetes tipo 2 é a deterioração do controle da glicose”, explica o médico após o experimento.

“No meu caso, piorou seriamente a capacidade para controlar o nível de açúcar e, se eu tivesse continuado desta forma por um tempo prolongado, provavelmente teria desenvolvido diabetes tipo 2″, reconhece Matt.

A experiência ajuda a entender por que motivo este tipo de diabetes afecta mais homens do que mulheres. A dieta submetida por Zoe e por Cocks foi extrema, mas as mesmas consequências – embora em menor grau – podem ser sentidas por pessoas que consomem muita gordura regularmente, sobretudo homens.

Perante isso, o que devemos fazer?

A melhor recomendação é ter uma dieta equilibrada, conjugada se possível com a prática de exercício físico. “Se uma pessoa come e depois faz exercício, vai começar a queimar o que ingeriu”, explica Cocks.

“Dessa forma, se o seu almoço for rico em açúcares e gorduras, pode contrabalançar os seus efeitos negativos com uma leve caminhada a segiur”, conclui o médico.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …