Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente.

Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para a saúde. Mas sabia que o impacto no seu corpo vai depender se é homem ou mulher? Essa é a conclusão de um estudo recente, que acompanhou vários indivíduos de ambos os sexos.

Durante uma semana, os participantes consumiram em excesso alimentos com alto nível de gordura tipo Omega-6, como salsichas e salgados. Os investigadores também analisaram como a ingestão afectou a capacidade de controlar o nível de açúcar no sangue.

A médica Zoe Williams decidiu submeter-se à experiência para a BBC, e pediu ao responsável pelo estudo, Matt Cocks, da Universidade Moores em Liverpool, no Reino Unido, que não só repetisse os testes com ela, como participasse neles.

Antes de começar, foram medidos os níveis de gordura e de açúcar no sangue dos dois médicos. Zoe e Cocks precisaram de andar com monitores portáteis de glicose, para registar a evolução do nível de açúcar no sangue durante a semana em que a pesquisa foi realizada.

Além disso, tiveram de comer mais 50% de gordura do que o normal, da seguinte forma:

  • Pequeno almoço: três ovos, 30 gramas de queijo cheddar, 60 gramas de linguiça, 10 gramas de manteiga.
  • Almoço: 10 gramas de manteiga, uma fatia de queijo com cebola, um salgadinho à base de porco e dois pedaços de queijo.
  • Jantar: 150 gramas de bacon de porco, 30 gramas de queijo cheddar, 60 gramas de salada de repolho e três pastéis fritos de batata.
  • Ceia: uma lata de Coca Cola e 30 gramas de nozes

Açúcar no sangue

Além da variação de peso, os monitores de glicose mostravam de que forma a dieta estava a afectar a capacidade de ambos os médicos de eliminar açúcar do sangue.

Para Zoe, não houve qualquer problema. Mas para Matt, a capacidade de eliminação do açúcar piorou em 50%.

O resultado do estudo conduzido pelo especialista com outros participantes tinha sido semelhante, e, em média, a capacidade de metabolizar o açúcar nos homens que se submeteram à dieta rica em gordura piorou 14%.

BBC

Matt Cocks (esq) teve mais dificuldade em controlar o nível de açúcar no corpo após dieta rica em gordura do que Zoe Williams (dir)

Matt Cocks (esq) teve mais dificuldade em controlar o nível de açúcar no corpo após dieta rica em gordura do que Zoe Williams (dir)

“Um dos primeiros passos rumo à diabetes tipo 2 é a deterioração do controle da glicose”, explica o médico após o experimento.

“No meu caso, piorou seriamente a capacidade para controlar o nível de açúcar e, se eu tivesse continuado desta forma por um tempo prolongado, provavelmente teria desenvolvido diabetes tipo 2″, reconhece Matt.

A experiência ajuda a entender por que motivo este tipo de diabetes afecta mais homens do que mulheres. A dieta submetida por Zoe e por Cocks foi extrema, mas as mesmas consequências – embora em menor grau – podem ser sentidas por pessoas que consomem muita gordura regularmente, sobretudo homens.

Perante isso, o que devemos fazer?

A melhor recomendação é ter uma dieta equilibrada, conjugada se possível com a prática de exercício físico. “Se uma pessoa come e depois faz exercício, vai começar a queimar o que ingeriu”, explica Cocks.

“Dessa forma, se o seu almoço for rico em açúcares e gorduras, pode contrabalançar os seus efeitos negativos com uma leve caminhada a segiur”, conclui o médico.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …