Combustíveis vão descer na segunda-feira. Gasóleo deve baixar 10 cêntimos

1

O gasóleo deve descer 10 cêntimos por litro e gasolina deve baixar 3 cêntimos, mas os valores ainda não são definitivos.

Apesar da volatilidade nas cotações do petróleo do longo da semana devido à guerra na Ucrânia, os preços do Brent do Mar do Norte, que servem de referência para os preços no mercado europeu, baixaram, pelo que se antecipa uma descida nos custos dos combustíveis em Portugal na segunda-feira.

O decreto de um novo confinamento em Xangai, na China, também alimentou receios de que haja uma menor procura de petróleo no país, contribuindo para a descida.

O gasóleo vai ficar 10 cêntimos mais barato e a gasolina vai baixar 3 cêntimos por litro, revela o ECO. Os valores ainda podem ser ajustados porque as cotações do brent podem oscilar esta sexta-feira e também por causa da fórmula do Governo que calcula a descida do ISP em função do aumento da receita do IVA.

A fórmula só foi aplicada como foi criada na primeira semana, já que os combustíveis desceram na semana seguinte, o que implicaria a subida do ISP devido à redução da receita do IVA, algo que o Governo optou por não fazer. Por causa disto, ainda não é claro o impacto que os impostos vão ter nos preços da próxima semana.

A incerteza sobre o valor também é influenciada por oscilações que acontecem nas bombas de gasolina, para além do preço do brent e dos impostos. Às terças-feiras, a Direção Geral de Energia e Geologia publica os valores médios nacionais e a descida da semana passada não foi refletida na totalidade nos preços, o que levantou suspeitas de que as petrolíferas estivessem a aumentar as suas margens, algo que a Galp negou.

Recorde-se que os consumidores continuam a poder beneficiar do Autovoucher, que foi prolongado até Abril, e garante um retorno máximo de 20 euros mensais.

ZAP //

1 Comment

  1. Gostaria de saber de onde vem estes anúncios de preços (fonte do sector??)… é que sendo a venda dos combustíveis livre, como há aumentos ou diminuições consertados, como se acontecessem por decreto??
    Os postos que têm combustível nos tanques e aumentam/diminuem os preços de venda com base em que??
    Este mercado continua muito estranho…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.