Comboio Celta vai parar em Viana do Castelo

valeriodossantos / Flickr

-

O presidente da Câmara de Viana do Castelo informou esta quinta-feira que o comboio internacional Celta, que liga diretamente o Porto à cidade galega de Vigo, Espanha, vai passar a parar naquele concelho a partir de junho.

José Maria Costa adiantou, em declarações à agência Lusa, que a paragem comercial na capital do Alto Minho foi confirmada pelo presidente do conselho de administração da CP – Comboios de Portugal.

De acordo com a informação que o autarca diz ter recebido do responsável da transportadora – que opera este comboio em conjunto com a congénere espanhola Renfe -, já existe “acordo” com o Governo espanhol para avançar esta primeira paragem intermédia, a concretizar “durante o mês de junho”.

Já a possibilidade de uma segunda paragem do Celta, para servir as populações dos concelhos de Barcelos e Braga, continua, segundo José Maria Costa, “a ser analisada pela ministra do Fomento de Espanha”, juntamente com a Renfe.

Mais paragens em análise

O Eixo Atlântico, estrutura que representa as 34 maiores cidades da eurorregião Norte de Portugal/Galiza e que em 2011 se mobilizou para contestar o então anunciado fim do serviço anterior ligando Porto e Vigo (na altura com 14 paragens intermédias), tem garantido publicamente que “continuará a bater-se” para que esta segunda paragem seja uma realidade.

Pelo facto de circular numa via única, o comboio Celta faz paragens técnicas ao longo do percurso da Linha do Minho, de poucos segundos. Acontece nomeadamente nas estações de Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.

Este serviço direto começou a ser operado em julho de 2013, passando a viagem a ser realizada em menos 45 minutos face ao anterior comboio.

Até outubro passado o Celta transportou mais de 19.900 passageiros, de acordo com números avançados na altura à Lusa por fonte da CP.

A ausência de uma paragem em Viana do Castelo tem sido alvo de forte contestação por empresários e autarcas locais, por entenderem que “agrava” o “isolamento da região“, depois da introdução de portagens nas antigas autoestradas SCUT (sem custos para o utilizador).

Tempo de viagem

Sem paragens intermédias para a entrada de passageiros e com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio Celta passou a percorrer os 175 quilómetros (Porto/Vigo) em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas, em duas ligações diárias em cada sentido.

Esse tempo de viagem deverá ser reduzido a partir de 2016, depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estado de Emergência. Oito detidos e 63 estabelecimentos encerrados

Oito pessoas foram detidas por violarem a obrigação de confinamento e outros crimes de desobediência pelas forças de segurança, até às 17h de sábado, no âmbito do estado de emergência, anunciou este sábado o Ministério …

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …