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Comboio Celta vai parar em Viana do Castelo

valeriodossantos / Flickr

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O presidente da Câmara de Viana do Castelo informou esta quinta-feira que o comboio internacional Celta, que liga diretamente o Porto à cidade galega de Vigo, Espanha, vai passar a parar naquele concelho a partir de junho.

José Maria Costa adiantou, em declarações à agência Lusa, que a paragem comercial na capital do Alto Minho foi confirmada pelo presidente do conselho de administração da CP – Comboios de Portugal.

De acordo com a informação que o autarca diz ter recebido do responsável da transportadora – que opera este comboio em conjunto com a congénere espanhola Renfe -, já existe “acordo” com o Governo espanhol para avançar esta primeira paragem intermédia, a concretizar “durante o mês de junho”.

Já a possibilidade de uma segunda paragem do Celta, para servir as populações dos concelhos de Barcelos e Braga, continua, segundo José Maria Costa, “a ser analisada pela ministra do Fomento de Espanha”, juntamente com a Renfe.

Mais paragens em análise

O Eixo Atlântico, estrutura que representa as 34 maiores cidades da eurorregião Norte de Portugal/Galiza e que em 2011 se mobilizou para contestar o então anunciado fim do serviço anterior ligando Porto e Vigo (na altura com 14 paragens intermédias), tem garantido publicamente que “continuará a bater-se” para que esta segunda paragem seja uma realidade.

Pelo facto de circular numa via única, o comboio Celta faz paragens técnicas ao longo do percurso da Linha do Minho, de poucos segundos. Acontece nomeadamente nas estações de Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.

Este serviço direto começou a ser operado em julho de 2013, passando a viagem a ser realizada em menos 45 minutos face ao anterior comboio.

Até outubro passado o Celta transportou mais de 19.900 passageiros, de acordo com números avançados na altura à Lusa por fonte da CP.

A ausência de uma paragem em Viana do Castelo tem sido alvo de forte contestação por empresários e autarcas locais, por entenderem que “agrava” o “isolamento da região“, depois da introdução de portagens nas antigas autoestradas SCUT (sem custos para o utilizador).

Tempo de viagem

Sem paragens intermédias para a entrada de passageiros e com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio Celta passou a percorrer os 175 quilómetros (Porto/Vigo) em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas, em duas ligações diárias em cada sentido.

Esse tempo de viagem deverá ser reduzido a partir de 2016, depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

/Lusa

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