Combate à corrupção deixa indianos quase sem dinheiro

Face à medida do primeiro-ministro em acabar com a circulação das notas mais altas para combater a corrupção no país, os indianos estão a ficar sem dinheiro.

Desde a semana passada que as notas de 500 e de mil rupias desapareceram na Índia, uma medida levada a cabo pela primeiro-ministro Narendra Modi para combater a corrupção no país.

O problema é que esta situação fez com que os últimos dias fossem um caos completo porque, para além da grande maioria da população não ter conta bancária, surgiram longas filas à porta dos bancos e das lojas de câmbio com indianos que queriam entregar essas mesmas notas e receber o equivalente em notas mais pequenas.

Outro dos problemas é que a a maioria das caixas multibanco instaladas no país têm três espaços para notas de 500 e de mil rupias e apenas um para notas de 100. Isto faz com que as notas mais pequenas acabem por se esgotar muito mais rapidamente. Resultado: a população está a ficar sem dinheiro.

O vice-ministro das Finanças, Shaktitanta Das, afirmou esta segunda-feira que o Governo está a par da situação e que já está a tomar medidas.

“Quero sublinhar mais uma vez que há dinheiro impresso suficiente tanto no Banco de Reserva da Índia como no sistema em geral. Não há motivo para pânico“, afirmou o governante.

O ministro das Finanças indiano, Arun Jaitley, tinha declarado que o processo de reprogramar as cerca de 200 mil caixas multibanco do país demoraria cerca de três semanas, algo que Shaktitanta já veio reformular, afirmando que uma força do ministério criada especialmente para o efeito está a tentar acelerar este processo.

As notas de 500 e de mil rupias (sete e 14 euros, respetivamente) são as que têm maior circulação na Índia. Modi considera que esta é a melhor medida de combate à corrupção.

“Meus companheiros, cidadãos, eu deixei a minha casa, a minha família, deixei tudo para servir o meu país. Vocês votaram em mim para abolir a corrupção? Se vocês exigiram isso, então eu devo fazê-lo ou não?”, questionou ontem o primeiro-ministro num dos seus discursos.

A medida foi inicialmente recebida com entusiasmo mas, perante esta situação, já se começam a fazer ouvir algumas críticas.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E depois? qual é o problema? Pena esse 1º Ministro, que os deuses o conservem por muitos anos, não ter dado ordens para acabar com o dinheiro todo, de uma assentada. Homem de visão, merece o meu profundo respeito.

RESPONDER

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …