Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

António Cotrim / Lusa

O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Gil Martins

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês.

O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Gil Martins foi condenado pelo desvio de mais de 100 mil euros da Escola Nacional de Bombeiros, mas, segundo o Correio da Manhã, recebe uma avença de mil euros brutos mensais do Estado.

Gil Martins está a trabalhar “em regime de avança para a Escola de Bombeiros”, recebendo 700 euros após descontos. Foi contratado em 2014 para um programa de formação de futuros oficiais.

Ainda assim, o matutino explica que o antigo comandante terá de devolver os mais de 100 mil euros de que foi condenado de desviar há quatro anos. Contudo, ainda não a começou a pagar, porque, segundo o próprio, “o tribunal ainda não comunicou o valor exato” da multa.

Foi condenado a quatro anos e seis meses de pena suspensa, tendo sido absolvido do crime de falsificação de documentos. Martins foi acusado de desviar 118 mil euros dos fundos do dispositivo de combate a incêndios para pagar despesas pessoais, de familiares e de amigos.

O presidente da Escola de Bombeiros, José Ferreira, explicou ao CM que não há nenhum “impedimento legal” e que Gil Martins foi contratado ainda durante a fase de julgamento, em 2014. O ex-comandante diz-se inocente e refere que não há qualquer conflito de interesses.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já solicitou um pedido de esclarecimentos à ANEPC.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Tem muita razão……….só que a realidade destas vigarices, abrangem “Os sucessivos (DES)Governos e não só este. Há que ser imparcial e verdadeiro, face a este cancro que é a corrupção, prevaricação e outros abusos cometidos por pessoas que deveriam ser idóneas!

  1. Haja respeito pelas tradições de um povo. Em portugal o crime de colarinho branco sempre compensou, por isso que se deixem de reclamações os “progressistas”. E viva Portugal.

    • Confrontados a tanta “vigarice” denunciada diariamente e não punida, um pouco de ironia não faz mal nenhum…efectivamente..Bruno……. Viva o pobre Portugal !

    • E que se aproveitem os bons para ensinar novos “colarinhos”.
      Agora a sério, é incrível mas ainda não encontrei um sector onde não haja “vigarice da grossa”, e não importa delatar, os cães ladram e a caravana passa, todos se safam, todos menos o “Povo Pagante”.

  2. Acho que vou aplicar a mesma regra na minha empresa .
    Quem roubar a empresa, não só não é despedido , como ainda lhe damos um subsidio. Coitados , sempre merecem uma segunda oportunidade…

  3. Cada vez mais está comprovado que o crime compensa sobretudo para uma determinada classe social! Rumamos no caminho certo para a construção de uma sociedade mais justa!.

  4. o estado paga isto e paga muito mais. alias se fizessem as contas as avenças, subsídios, compensações, isenções, comissões, etc e tal do estado, viam que o que gasta com a banca são migalhas comparado com o que gasta com esta corrupção e tachos para amigos. ninguém vai por fim a isto nunca, o melhor é tentar fazer igual.

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …