Centeno está em Nova Iorque à procura de dinheiro

Luís Forra / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças está em Nova Iorque, para participar no Pan European Day, um encontro anual de promoção de empresas junto de investidores norte-americanos. Mário Centeno quer transparecer confiança para captar investimentos.

Esta segunda-feira, Mário Centeno participou num jantar que encerrou um fórum internacional sobre Portugal e as relações económicas com os Estados Unidos, no Harvard Club, em Manhattan, juntamente com cerca de 110 investidores, empresários, responsáveis políticos e economistas.

Aí o ministro aproveitou para passar a mensagem de que Portugal “atravessa um processo de retoma que ainda está na infância“. “A retoma é tímida, muito recente e segue-se a um período de ‘performance’ muito fraco no segundo semestre de 2015”, disse ainda Centeno.

Para o encontro, Centeno levou também a ideia de que “Portugal é um ambiente estável para os investidores” e de que “a reforma da administração pública está a avançar” e “o plano nacional de reformas terá os resultados previstos”.

“A estabilidade política é uma garantia em Portugal. Não temos as ameaças da extrema esquerda ou direita, como em outros países, e há um diálogo permanente com os parceiros sociais”, explicou o ministro.

Durante o evento da Câmara Luso-Americana de Comércio, que contou com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o ministro disse que “depois de seis meses, já é possível desfazer algumas das ideias feitas que existiam no início” sobre o Governo do Partido Socialista.

“Estamos comprometidos em conquistar capital junto das instituições da União Europeia. Não estamos a desvalorizar riscos ou ignorar a dívida. Estamos a ser cautelosos e estamos atentos a riscos externos e internos”, disse Centeno.

Aos investidores presentes, o ministro garantiu ainda que “a execução orçamental está a ser rigorosamente cumprida”, com “um controlo muito rigoroso da despesa” e que em alguns pontos, como na cobrança fiscal, “está acima do previsto no orçamento.”

Falando dos cerca de 250 mil jovens que abandonaram o país nos últimos anos, Centeno disse que “o Governo quer criar as condições para que tomem uma decisão informada sobre onde querem ficar e quer que esse lugar seja Portugal.”

“Temos uma população jovem muito bem formada, a par dos mais altos standards internacionais, e precisamos arranjar lugar para ela no mercado de trabalho. É também por isso que o investimento internacional, de empresas maduras e bem organizadas, é tão importante”, explicou.

Esta terça-feira, Centeno participa nos Pan European Days, uma iniciativa da Bolsa Portuguesa que promove cerca de uma centena de encontros em Boston e Nova Iorque entre empresas do PSI20 (principal índice da Bolsa de Lisboa) e investidores, além de um conjunto de palestras.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …