Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

2

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram de ser criativos quando os animais precisavam de entretenimento extra.

O Taronga Western Plains Zoo em Sydney, na Austrália, é o lar de uma família de lontras-anãs-orientais. A perda de habitat devido à invasão humana e extração ilegal de madeira, além de caçadores que os caçam ilegalmente para obter pele, ameaçam a espécie.

O jardim zoológico apoia projetos em toda a Ásia para proteger lontras e outras criaturas – e também mimam a família de lontras.

Fornecer enriquecimento envolvente é uma batalha constante para cientistas e guardiões de jardins zoológicos, uma vez que os animais inteligentes cansam-se rapidamente até mesmo das atividades mais inovadoras – principalmente em tempos de pandemia, numa altura em que estes locais estão fechados e não recebem visitantes há vários meses.

Lontras – que até sabem fazer malabarismos – receberam de tudo, desde quebra-cabeças a orangotangos, para mantê-los entretidos, mas um vídeo recente serviu como um lembrete de que mesmo coisas simples podem trazer-nos alegria. O vídeo mostra as lontras a ficar “totalmente malucas” com um simples galho de bambu.

De acordo com o Boing Boing, o jardim zoológico explicou que a mãe lontra queria tentar agarrar o bambu para fazer ninhos, mas as lontras mais jovens tinham uma ideia melhor: usar o galho para brincar.

“Quem diria que seria tão divertido brincar com um galho de bambu”, escreveu o Taronga Western Plains Zoo. “Toda a família de lontras estava no ramo que os guardiões [fornecem] ao grupo para enriquecimento. A mamã Jafar estava interessada em usar o bambu como material de nidificação, enquanto os jovens da família estavam muito mais dispostos a brincar de cabo-de-guerra com ele!”.

A família de lontras é constituída, segundo o guardião Tarryn Williams, por seis animais. A mãe Jafar, o pai Harry e os seus quatro bebés (um macho e três fêmeas). De acordo com o Nerdist, o jardim zoológico escolheu Jafar para ser a matriarca depois de ver o quanto ela adorava o seu irmão mais novo, altura em que perceberam que seria uma boa mãe e continuaria a expandir a população vulnerável.

Este vídeo é a última amostra da preciosidade desta famosa família de lontras-anãs-orientais. Em abril de 2020, o jardim zoológico partilhou outro vídeo de enriquecimento  que mostra as lontras a tentar arrancar folhas de uma bola de metal. O vídeo mostra que os animais são persistentes em tentar identificar se conseguem desvendar o quebra-cabeças.

Maria Campos, ZAP //

 

2 Comments

  1. … calma suas lontras, as esplanadas já abriram, já dá para ir abancar uma tarde inteira de máscara no pescoço com uma beata apagada na pata.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.