Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram de ser criativos quando os animais precisavam de entretenimento extra.

O Taronga Western Plains Zoo em Sydney, na Austrália, é o lar de uma família de lontras-anãs-orientais. A perda de habitat devido à invasão humana e extração ilegal de madeira, além de caçadores que os caçam ilegalmente para obter pele, ameaçam a espécie.

O jardim zoológico apoia projetos em toda a Ásia para proteger lontras e outras criaturas – e também mimam a família de lontras.

Fornecer enriquecimento envolvente é uma batalha constante para cientistas e guardiões de jardins zoológicos, uma vez que os animais inteligentes cansam-se rapidamente até mesmo das atividades mais inovadoras – principalmente em tempos de pandemia, numa altura em que estes locais estão fechados e não recebem visitantes há vários meses.

Lontras – que até sabem fazer malabarismos – receberam de tudo, desde quebra-cabeças a orangotangos, para mantê-los entretidos, mas um vídeo recente serviu como um lembrete de que mesmo coisas simples podem trazer-nos alegria. O vídeo mostra as lontras a ficar “totalmente malucas” com um simples galho de bambu.

De acordo com o Boing Boing, o jardim zoológico explicou que a mãe lontra queria tentar agarrar o bambu para fazer ninhos, mas as lontras mais jovens tinham uma ideia melhor: usar o galho para brincar.

“Quem diria que seria tão divertido brincar com um galho de bambu”, escreveu o Taronga Western Plains Zoo. “Toda a família de lontras estava no ramo que os guardiões [fornecem] ao grupo para enriquecimento. A mamã Jafar estava interessada em usar o bambu como material de nidificação, enquanto os jovens da família estavam muito mais dispostos a brincar de cabo-de-guerra com ele!”.

A família de lontras é constituída, segundo o guardião Tarryn Williams, por seis animais. A mãe Jafar, o pai Harry e os seus quatro bebés (um macho e três fêmeas). De acordo com o Nerdist, o jardim zoológico escolheu Jafar para ser a matriarca depois de ver o quanto ela adorava o seu irmão mais novo, altura em que perceberam que seria uma boa mãe e continuaria a expandir a população vulnerável.

Este vídeo é a última amostra da preciosidade desta famosa família de lontras-anãs-orientais. Em abril de 2020, o jardim zoológico partilhou outro vídeo de enriquecimento  que mostra as lontras a tentar arrancar folhas de uma bola de metal. O vídeo mostra que os animais são persistentes em tentar identificar se conseguem desvendar o quebra-cabeças.

  Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … calma suas lontras, as esplanadas já abriram, já dá para ir abancar uma tarde inteira de máscara no pescoço com uma beata apagada na pata.

RESPONDER

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …