Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram de ser criativos quando os animais precisavam de entretenimento extra.

O Taronga Western Plains Zoo em Sydney, na Austrália, é o lar de uma família de lontras-anãs-orientais. A perda de habitat devido à invasão humana e extração ilegal de madeira, além de caçadores que os caçam ilegalmente para obter pele, ameaçam a espécie.

O jardim zoológico apoia projetos em toda a Ásia para proteger lontras e outras criaturas – e também mimam a família de lontras.

Fornecer enriquecimento envolvente é uma batalha constante para cientistas e guardiões de jardins zoológicos, uma vez que os animais inteligentes cansam-se rapidamente até mesmo das atividades mais inovadoras – principalmente em tempos de pandemia, numa altura em que estes locais estão fechados e não recebem visitantes há vários meses.

Lontras – que até sabem fazer malabarismos – receberam de tudo, desde quebra-cabeças a orangotangos, para mantê-los entretidos, mas um vídeo recente serviu como um lembrete de que mesmo coisas simples podem trazer-nos alegria. O vídeo mostra as lontras a ficar “totalmente malucas” com um simples galho de bambu.

De acordo com o Boing Boing, o jardim zoológico explicou que a mãe lontra queria tentar agarrar o bambu para fazer ninhos, mas as lontras mais jovens tinham uma ideia melhor: usar o galho para brincar.

“Quem diria que seria tão divertido brincar com um galho de bambu”, escreveu o Taronga Western Plains Zoo. “Toda a família de lontras estava no ramo que os guardiões [fornecem] ao grupo para enriquecimento. A mamã Jafar estava interessada em usar o bambu como material de nidificação, enquanto os jovens da família estavam muito mais dispostos a brincar de cabo-de-guerra com ele!”.

A família de lontras é constituída, segundo o guardião Tarryn Williams, por seis animais. A mãe Jafar, o pai Harry e os seus quatro bebés (um macho e três fêmeas). De acordo com o Nerdist, o jardim zoológico escolheu Jafar para ser a matriarca depois de ver o quanto ela adorava o seu irmão mais novo, altura em que perceberam que seria uma boa mãe e continuaria a expandir a população vulnerável.

Este vídeo é a última amostra da preciosidade desta famosa família de lontras-anãs-orientais. Em abril de 2020, o jardim zoológico partilhou outro vídeo de enriquecimento  que mostra as lontras a tentar arrancar folhas de uma bola de metal. O vídeo mostra que os animais são persistentes em tentar identificar se conseguem desvendar o quebra-cabeças.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … calma suas lontras, as esplanadas já abriram, já dá para ir abancar uma tarde inteira de máscara no pescoço com uma beata apagada na pata.

RESPONDER

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …