Com apenas 2 anos, Nabody chegou à Europa a bordo de um barco (e morreu dias depois)

Nabody, a menina de dois anos que recuperou de uma paragem cardiorrespiratória na última terça-feira após chegar a bordo de um barco ao cais de Arguineguín, em Gran Canaria, morreu neste domingo, segundo fontes do Ministério da Saúde. 

De acordo com o jornal espanhol ABC, Nabody chegou à Europa a bordo de um barco que foi resgatado pelo Salvamento Marítimo nas águas perto de Gran Canaria.

Um total de oito crianças viajavam naquela embarcação, duas delas em estado grave.

Ao desembarcar acompanhada pela mãe, a menina estava já em estado de grave hipotermia e em paragem cardiorrespiratória, por isso, um integrante da Cruz Vermelha praticou manobras de reanimação no mesmo cais até conseguir reanimá-la.

Em declarações ao jornal digital Observador, os enfermeiros contaram a experiência e consideraram que a reanimação da menina, nessa noite, foi um verdadeiro “milagre”. 

A menina foi internada em estado crítico na Unidade de Medicina Intensiva (UCI) do Complexo Hospitalar Universitário Insular Materno Infantil de Gran Canaria. No mesmo hospital continua a ser tratado outro menino, com uma evolução estável, e um adulto que seguia na mesma embarcação.

O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, lamentou este domingo a morte da menina de 2 anos. “Não há palavras para descrever tanta dor. Obrigado, do fundo do coração, a todos aqueles que lutaram até ao fim para salvar a sua vida”, afirmou o chefe do Executivo numa mensagem publicada no Twitter.

O primeiro-ministro garantiu que a notícia “é uma pancada na consciência de todos nós”. “Nabody tinha 24 meses”, lembrou Sánchez.

O líder da oposição, Pablo Casado, reclamou um acordo para um pacto das migrações, “com um controlo eficaz das fronteiras e cooperação com os países de origem”.

Nabody é a 19. ª vítima da chamada “rota das Canárias” desde o início deste ano. Segundo o diário espanhol El País, desde janeiro, já chegaram à costa das Canárias 2.950 pessoas vindas de África, por via marítima, sendo que esta semana já se contabilizam três mortos e mais de 20 hospitalizados.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …