Colômbia. Ministro das Finanças demite-se após dias de protestos violentos

EPA/Ernesto Guzman Jr.

Protestos na Colômbia

O ministro das Finanças da Colômbia, lberto Carrasquilla, demitiu-se do cargo na segunda-feira, afirmando que a sua permanência “dificultaria a construção rápida e eficiente dos consensos necessários”, após dias de protestos no país contra a reforma fiscal apresentada pela Administração Duque.

Segundo avançou esta terça-feira o Público, um comunicado do Ministério das Finanças informou que o Presidente do país aceitou a demissão. A nota indicou igualmente que Carrasquilla disse a Iván Duque que “a retirada da proposta” que “apresentou no Congresso da República é uma oportunidade para reiniciar e permitir um diálogo sereno e construtivo que precipite os consensos que o país necessita com urgência”.

A demissão acontece após Duque ter recuado na proposta legislativa, o projeto político de Carrasquilla. “Por um lado, é indispensável que se dê continuidade aos programas de proteção social e económica que começaram a expirar no final de março”. Porém, “face à ausência de uma reforma gradual e ordenada da tributação, a estabilidade macroeconómica do país vê-se seriamente comprometida”, alertou na nota de demissão.

Duque nomeou José Manuel Restrepo, que estava à frente do Ministério do Comércio, como novo responsável pelas Finanças.

Segunda-feira foi o sexto dia consecutivo de protestos no país, que já causaram 19 mortes de civis. Apesar da retirada do projeto de lei sobre a reforma tributária, e da demissão de Carrasquilla, o Comité Nacional da Greve convocou novos protestos para quinta-feira.

Em comunicado, pede “a toda cidadania para manter e incrementar as ações de greve nacional” e para realizar a 05 de maio u”ma grande mobilização democrática, pacífica e civilizada, no estrito cumprimento das normas de biossegurança”. Além disso, pede às autoridades para “desmilitarizarem as cidades”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …