Colégios GPS. Um milhão de euros em ouro escondido em banheira de hidromassagem

PJ / Facebook

As buscas realizadas no âmbito da investigação aos colégios GPS, por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais, levou à apreensão de um milhão de euros em barras de ouro que estavam escondidas no vão de uma banheira de hidromassagem na casa de um dos donos dos estabelecimentos de ensino.

O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária (PJ) adiaram, por várias vezes, as buscas à residência de João Calvete, filho de António Calvete, o presidente do grupo GPS que detém vários colégios privados. Mas quando, finalmente, as realizaram tiveram uma grande surpresa.

As autoridades encontraram barras de ouro avaliadas em um milhão de euros escondidas junto ao vão de uma banheira de hidromassagem, na casa de João Calvete na zona de Leiria/Pombal, como avança a revista Sábado.

A publicação refere que foram também apreendidos 200 mil euros em dinheiro vivo.

As buscas ainda estarão a decorrer com a intervenção de elementos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

Neste processo, estão em causa suspeitas de fraude fiscal, de branqueamento de capitais e de falsificação relacionadas com a compra de ouro por parte de familiares de António Calvete.

O presidente do grupo GPS e antigo deputado do PS, bem como outros administradores dos colégios GPS, são ainda suspeitos num outro processo, com julgamento marcado para 12 de Setembro, onde respondem por crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e peculato.

Neste caso, o MP acusa os arguidos de se terem apropriado de 30 milhões de euros concedidos pelo Estado aos colégios GPS, no âmbito dos contratos de associação de apoio ao ensino privado.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Anda o povo a pagar impostos e mais impostos p/ estarmos a dar dinheiro p/ colégios privados. 1º quem tem filhos em colégios privados é porque tem dinheiro p/ os lá ter. 2º dá-se dinheiro ao privado e falta no publico!! É um ESCANDALO sem precedentes. 3º os colégios privados estão mal financeiramente não é por os clientes não pagarem é por quem os gere os ROUBAR, como está provado. Acabem c/ esta bodega de dar dinheiro p/ os colégios privados, protejam sim a escola publica. Afinal estes ditos “democráticos” tanto criticaram os ditos “fascistas” e são mil vezes PIORES que eles. Tinham era dor de C—- de não comer da gamela.

    • É isso mesmo! Bem dito!
      E mais: quem põe os filhos nos colégios privados devia ser dispensado da parcela que paga nos seus impostos para o ensino público, mesmo não precisando do ensino público! Isso é que era! Assim as pessoas teriam verdadeira liberdade para escolher entre o ensino público e o ensino privado baseando apenas a sua decisão com aquilo que entendessem ser o melhor para os seus filhos. É que assim, quem escolhe o privado, está sempre a pensar que está a pagar educação duas vezes… E isso não parece justo.

      • Estás todo baralhado!
        É ao contrário: como se comprova com estes colégios, o Estado (TODOS os contribuintes) pagam para alguns “riquinhos” colocarem os seus filhos em colégios privados!!
        Era só o que faltava: andam os todos os portugueses a financiar colégios privados para agora aos “riquinhos” serem dispensados de pagar impostos para a educação!
        .
        Por falar nisso, a Universidade Católica já pagar impostos como as outras universidades privadas?!
        “Universidade Católica fatura 65 milhões, mas não paga um único imposto”
        https://zap.aeiou.pt/universidade-catolica-fatura-65-milhoes-nao-um-unico-imposto-241024

        • Exacto ou seja os ricos são subsidiados pelos pobres para os seus filhos terem mais habilitações o seja serem no futuro chefes daqueles que lhes pagam a boa formação. Não existem democracia com tal sistema. A educação é a base de tudo e deve ser igual para todos!

    • Por acaso, até há tantos do artistas do PS como do PSD envolvidos!!
      Além disso, a festa do Colégios GPS começou no governo do Santana e o maior financiamento de sempre recebido por esses colégios foi no governo do Passos!
      .
      “Ex-secretário de Estado do PSD acusado de corrupção no caso dos colégios GPS”
      expresso.pt/sociedade/2018-03-24-Ex-secretario-de-Estado-do-PSD-acusado-de-corrupcao-no-caso-dos-colegios-GPS
      .
      Já em 2012, uma reportagem da TVI era bastante reveladora do que se passava:
      tretas.org/Auditoria%20aos%20colégios%20do%20grupo%20GPS%20após%20reportagem%20da%20TVI

    • Aparecem só os do PS porque 90% da PJ e dos magistrados são PSD. Depois basta ver o programa da Sandra Felgueiras (6a ás9) para ver que a indústria judiciária é dominada por uma classe fora do controlo. Chegou a hora para eleições democráticas de magistrados

      • Menos!…
        Aparecem do PS e do PSD – como se comprova neste caso dos colégios GPS; Alguns comentadores é que veêm mal (ou não querem ver!), e tu também não estás a ver muito bem…

  2. atencao, ha colegios GPS que nao sao privado. os alunos nao pagam para la estudar, em que a proxima escola publica fica a 30 km.

    • Os colégios GPS são todos privados, ponto!
      Os alunos não pagam mas paga o Estado (e, na maior parte dos casos, sem qualquer necessidade)!!
      30Km?! Onde?
      É pena que te tenhas esquecido de referir a localidade, para podermos comprovar essa informação…

  3. É mesmo só o PS…
    Não abras a pestana!…
    “Ex-secretário de Estado do PSD acusado de corrupção no caso dos colégios GPS”
    expresso.pt/sociedade/2018-03-24-Ex-secretario-de-Estado-do-PSD-acusado-de-corrupcao-no-caso-dos-colegios-GPS
    .
    tretas.org/Auditoria%20aos%20colégios%20do%20grupo%20GPS%20após%20reportagem%20da%20TVI

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …