Colecionador francês tem em casa 150 pianos (e um gato)

Um antigo professor de música partilha uma casa de quatro assolhadas na região centro de França com uma coleção única de 150 pianos, alguns classificados como monumentos históricos.

“Estão a entrar numa espécie de orfanato”, gracejou Jean Jude, o colecionador de 63 anos, em declarações à agência francesa AFP, que esta segunda-feira divulgou o caso da inusitada coleção .

“Nas décadas de 1970 e de 1980, a moda era transformar pianos em móveis. Muitos foram comprados à comunidade Emaús, organização de apoio aos sem-abrigo e aos excluídos, por verbas insignificantes, poderiam ter terminado num bar, biblioteca ou num escritório”, explicou o colecionador.

No total, Jean Jude recolheu ao longo dos anos 150 pianos, entre os quais estão cinco instrumentos que foram classificados como monumentos históricos. A peça mais antiga desta coleção é datada de 1782.

Uma das jóias desta coleção é o piano que pertenceu ao presidente francês Sadi Carnot, que governou entre 1887 e 1894.

Para Jude, esta coleção, que “vive” agora com o colecionador e o seu gato em quatro assolhadas em Saint Pierre des Corps, um subúrbio da cidade de Tours, foi uma jornada constante na sua vida.

A minha família não tinha dinheiro para comprar um piano. Cresci com a ideia de que a aquisição de um instrumento como este era um tabu”, afirmou o colecionador, recordando ainda que teve a sua primeira lição de piano em 1968.

Apesar de ter recebido propostas tentadoras para vender as peças mais raras, o colecionador confessou que “não está preparado psicologicamente” para se separar dos seus pianos.

Um dos sonhos de Jean Jude é fundar um museu para mostrar a coleção, onde seria, naturalmente, o principal guia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.