/

“Doação do século.” Coreia do Sul revela coleção de arte de 23 mil obras do ex-presidente da Samsung

(dr) Courtesy National Museum of Modern and Contemporary Art

“Touro” (1950), do pintor coreano Lee Jungseop

Os visitantes do Museu Nacional da Coreia do Sul e do Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (MMCA) puderam ver, pela primeira vez, algumas das 23 mil obras de arte da coleção do falecido presidente da Samsung, Lee Kun-hee, doadas à Coreia do Sul.

Segundo a CNN, as obras estão em exposição no Museu Nacional da Coreia do Sul e no Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (MMCA) e incluem antiguidades centenárias e obras de arte coreana contemporânea. Pinturas de nomes ocidentais, como Pablo Picasso e Claude Monet, serão reveladas no próximo ano.

Lee Kun-hee, presidente da Samsung Electronics, faleceu em outubro aos 78 anos. Em abril, a família anunciou que esperava pagar mais de metade do valor de seu património em imposto sucessório durante um período de cinco anos.

No entanto, nesse mesmo dia, o Ministério da Cultura, Desporto e Turismo da Coreia do Sul revelou que a família Lee se preparava para doar, aproximadamente, 23 mil antiguidades e obras de arte para coleções públicas.

Na altura, o ministério anunciou que a aquisição iria ajudar as duas instituições a “competir com museus famosos no exterior”.

A cadeia britânica refere que nem os parentes de Lee nem os museus revelaram o valor da doação ou confirmaram como (ou se) vai figurar nos compromissos fiscais da família em relação à herança.

O MMCA recebeu quase 1.500 obras, naquela que foi “a doação do século”. Segundo a curadora Park Mihwa, a coleção de pinturas, desenhos e esculturas representou a maior contribuição já recebida pelo museu “tanto em termos de valor como de escala”.

“As raras e grandes obras de arte do início do século XX e os trabalhos do exterior melhoraram muito a qualidade e a quantidade disponível no museu”, disse Park à CNN, descrevendo a aquisição como “uma oportunidade de expandir os horizontes da investigação da história da arte através da pesquisa contínua”.

Entre as obras estão 119 de artistas ocidentais, incluindo Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir, Camille Pissarro, Marc Chagall, Salvador Dalí e Joan Miró. Ainda assim, mais de 90% das peças são de artistas coreanos contemporâneos, incluindo mais de 100 obras do pintor Lee Jungseop e quase 70 do célebre artesão Yoo Kangyul.

A exposição apresenta artes criadas dos anos 1920 a 1970, que abrangem os períodos da ocupação japonesa, a Guerra da Coreia e a subsequente ditadura militar.

No Museu Nacional da Coreia, a exposição de artefactos mais antigos da coleção de Lee apresenta 45 objetos históricos, incluindo estátuas budistas, gravuras raras de blocos de madeira e louça de barro da Idade do Bronze.

O museu exibe também uma série de objetos considerados “Tesouros Nacionais” pelo Governo sul-coreano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.