Cientistas descobrem como é que os coentros ajudam contra convulsões

Convulsões são comuns em pessoas com epilepsia e outros tipos de doenças. Agora, os cientistas descobriram como é que os coentros ajudam a atrasá-las.

Os coentros têm uma ação a nível molecular que atrasa efetivamente as convulsões. Esta descoberta pode ajudar a desenvolver medicamentos melhores e mais eficazes no combate a este problema. Os resultados do estudo foram publicados no mês passado na revista científica FASEB Journal.

“Descobrimos que os coentros, que têm sido usados como um medicamento anticonvulsivo tradicional, ativa no cérebro uma classe de canais de potássio para reduzir a atividade convulsiva”, explicou Geoff Abbott, o responsável pelo estudo e professor de fisiologia e biofísica na Universidade da Califórnia, citado pelo Futurity.

O segredo está num componente dos coentros chamado dodecenal, um metabólito que é responsável pela capacidade da planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela. Além disso, os cientistas descobriram que este também se liga a uma parte específica dos canais de potássio e os abre, reduzindo a excitabilidade celular.

O dodecenal ativa canais responsáveis por regular a atividade elétrica no cérebro e no coração. Depois da análise dos investigadores, ficou evidente que o metabólito consegue atrasar certas convulsões quimicamente induzidas.

Usados comummente como tempero para comida, os coentros podem agora ganhar uma nova funcionalidade. Ou pelo menos a sua validação, já que ervas culinárias são usadas na medicina tradicional há milhares de anos, com evidências de ADN a datar o seu uso há pelo menos 48 mil anos.

Até o próprio rei Tutankhamon parece ter sido adepto desta erva, já que foi encontrada no seu túmulo. Especialistas acreditam que coentros já seriam cultivados, na altura, pelos antigos egípcios.

“Além das propriedades anticonvulsivas, já foram relatados efeitos anti-cancerígenos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, cardioprotetores, gástricos e analgésicos em coentros”, disse Abbott. “E a melhor parte é que tem um sabor incrível!“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

José Mourinho despedido do Tottenham, avança imprensa inglesa

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador português. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …

Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na Saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta que os atrasos causados pela pandemia de covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma “catástrofe” na Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou, este domingo, …

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …

Portugal avança para 3.ª fase do desconfinamento. Todos os alunos regressam ao regime presencial

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

Tal como os humanos, leões também são contagiados pelos bocejos

Uma equipa de cientistas descobriu que tal como nós, humanos, os leões também são sensíveis ao contágio dos bocejos. Tal como explica a revista Newsweek, a ciência tem várias explicações para o porquê de bocejarmos, podendo …