Cientistas descobrem como é que os coentros ajudam contra convulsões

Convulsões são comuns em pessoas com epilepsia e outros tipos de doenças. Agora, os cientistas descobriram como é que os coentros ajudam a atrasá-las.

Os coentros têm uma ação a nível molecular que atrasa efetivamente as convulsões. Esta descoberta pode ajudar a desenvolver medicamentos melhores e mais eficazes no combate a este problema. Os resultados do estudo foram publicados no mês passado na revista científica FASEB Journal.

“Descobrimos que os coentros, que têm sido usados como um medicamento anticonvulsivo tradicional, ativa no cérebro uma classe de canais de potássio para reduzir a atividade convulsiva”, explicou Geoff Abbott, o responsável pelo estudo e professor de fisiologia e biofísica na Universidade da Califórnia, citado pelo Futurity.

O segredo está num componente dos coentros chamado dodecenal, um metabólito que é responsável pela capacidade da planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela. Além disso, os cientistas descobriram que este também se liga a uma parte específica dos canais de potássio e os abre, reduzindo a excitabilidade celular.

O dodecenal ativa canais responsáveis por regular a atividade elétrica no cérebro e no coração. Depois da análise dos investigadores, ficou evidente que o metabólito consegue atrasar certas convulsões quimicamente induzidas.

Usados comummente como tempero para comida, os coentros podem agora ganhar uma nova funcionalidade. Ou pelo menos a sua validação, já que ervas culinárias são usadas na medicina tradicional há milhares de anos, com evidências de ADN a datar o seu uso há pelo menos 48 mil anos.

Até o próprio rei Tutankhamon parece ter sido adepto desta erva, já que foi encontrada no seu túmulo. Especialistas acreditam que coentros já seriam cultivados, na altura, pelos antigos egípcios.

“Além das propriedades anticonvulsivas, já foram relatados efeitos anti-cancerígenos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, cardioprotetores, gástricos e analgésicos em coentros”, disse Abbott. “E a melhor parte é que tem um sabor incrível!“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …