/

Coelhinhas da Playboy foram à Lua (e quase ninguém soube durante 25 anos)

Pete Conrad na missão Apollo 12.

Poucos se podem gabar de ter viajado até ao Espaço e ainda menos podem dizer que estiveram no solo lunar. Quatro “coelhinhas” da Playboy, as famosas modelos da revista masculina, marcaram presença na Lua — e nem elas próprias souberam durante décadas.

Tudo isto porque os astronautas da missão Apollo 12 levaram fotografias delas ocultadas entre o equipamento. As fotos, obviamente, não foram autorizadas a serem levadas e tudo não passou de apenas uma partida levada a cabo por um dos astronautas.

Um dos equipamentos utilizados pelos astronautas era uma pequena lista de tarefas. Esta era colocada no pulso dos cosmonautas e composta por um guião daquilo que se esperava que fizessem durante cada uma das duas caminhadas lunares que estavam previstas.

As tarefas variavam entre “colocar bandeira”, “colocar antena de rádio”, “usar martelo”, “fotografar”, etc. O astronauta Pete Conrad tinha uma lista com 34 páginas, enquanto Alan Bean tinha uma com 30. Entre estas páginas, os dois americanos encontraram uma surpresa inesperada: fotos de coelhinhas da Playboy.

Segundo o Fast Company, a partida foi orquestrada por Dave Scott, que retirou as fotografias diretamente da revista da Playboy, fotocopiou num tamanho reduzido e introduziu-as na lista de tarefas. O primeiro a ser surpreendido foi Bean, que deu de caras com a Miss Dezembro 1969, a modelo Cynthia Myers.

NASA

Fotografia da coelhinha da Playboy Cynthia Myers na lista de tarefas de Bean.

A coelhinha estava apenas com um gorro de pai natal e nada mais. Juntamente com a fotografia, estava uma descrição satirizada: “Não te esqueças. Descreve as protuberâncias“.

“Estávamos há duas horas e meia em atividade extraveicular”, contou o astronauta. “Virei a página e lá estava ela. Fui até onde estava Conrad e mostrei-lhe a minha, e ele mostrou a dele”.

Bean diz que não foi dita uma única palavra em gravação, porque alguns poderiam não achar assim tanta piada àquela partida. “Nós rimos tanto que as pessoas acusaram-nos de estarmos bêbados“, disse Conrad.

NASA

“Viste algumas colinas ou vales interessantes?”, lê-se na descrição.

Como não havia transmissão televisiva da missão, tudo ficou mais fácil de ser escondido durante décadas. Só 25 anos depois, em dezembro de 1994, a Playboy publicou um artigo que dava conta deste episódio caricato.

As coelhinhas na lista de Conrad eram a Miss Setembro 1967, Angela Dorian e a Miss Outubro 1967, Reagan Wilson. Na lista de Bean, para além de Myers com o gorro de pai natal, estava a Miss Janeiro 1969, Leslie Bianchini. As próprias modelos nunca falaram publicamente da sua “ida ao espaço”, parecendo desconhecer de todo até à altura em que foi publicado o artigo na Playboy.

A NASA mantém registos de quase todas as páginas das listas de tarefas dos astronautas, que estão disponíveis online no Apollo Lunar Surface Journal. Aí podemos ver as fotografias das quatro coelhinhas, intituladas “Playmate nº 1” e “Playmate nº 2” em ambas as listas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.