Coca-Cola e Pepsi pagam milhões para esconder riscos da obesidade

Um novo estudo revela que as duas empresas estão a patrocinar associações e órgãos públicos norte-americanos que têm o importante papel de promover bons hábitos alimentares.

A Coca-Cola e a Pepsi patrocinaram pelo menos 96 organizações de saúde, nos Estados Unidos, entre 2011 e 2o15, que se dedicam a promover hábitos saudáveis e que lutam contra doenças como a obesidade e a diabetes.

A denúncia foi feita por um novo estudo da Universidade de Boston, publicado esta segunda-feira no American Journal of Preventive Medicine, da autoria de Daniel Aaron e Michael Siegel.

Os dois autores consideram que este financiamento é um claro “conflito de interesses”, já que estas instituições deviam defender sim um menor consumo de refrigerantes.

Segundo o The Washington Post, Aaron começou a interessar-se pelo tema quando percebeu que havia uma enorme quantidade de eventos ligados à saúde patrocinados por estas marcas.

“Fiquei muito surpreendido. Acho que nós ainda não percebemos o quanto isto é comum no nosso dia-a-dia”, afirmou ao jornal norte-americano.

De acordo com o El País, entre os visados estão instituições como a Associação Americana de Diabetes, a Associação Americana do Coração e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.

Também se destaca a presença da Associação Médica Americana, a Cruz Vermelha e a Fundação de Pesquisas de Diabetes Juvenil.

E, além destas entidades, os investigadores também revelam nomes de algumas universidades norte-americanas como Washington, Geórgia e a prestigiada Harvard, em Massachusetts.

“E só nos centrámos em organizações nos Estados Unidos. O número de entidades que recebe recursos destas empresas a nível mundial deve ser bem mais alto”, alerta Aaron ao diário espanhol.

De acordo com o estudo, dentro desse período, a Coca-Cola gastou, em média, mais de seis milhões de dólares por ano neste tipo de investimento. A Pepsi gastou três.

“Nos dias que correm, muitas das organizações rejeitam dinheiro da indústria do tabaco. Talvez se devesse dar o mesmo tratamento a estas empresas”, afirmam os autores.

Do lado contrário, entidades como a Academia de Dietética e Nutrição e Academia de Pediatria Americana estão entre aqueles que recusaram estes patrocínios.

Os autores do trabalho consideram que as outras organizações presentes na lista deveriam fazer o mesmo.

No ano passado, uma investigação do The New York Times também já tinha alertado para o facto de a Coca-Cola estar a financiar um novo modelo da ciência que culpava o sedentarismo em vez da má alimentação.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E há quem diga que estes “coitadinhos” não devem levar com um imposto extra.
    Claro que devem! Se têm condições financeiras para patrocinar aldrabices na forma de “estudos”, também têm de ter para ajudar a financiar o impacto na saúde, em termos de custos, que os seus produtos representam para os consumidores.
    Se um imposto avançar, estou mesmo a ver qual vai ser a “escapatória” que vão arranjar. Apostam nos produtos “light” mascarados onde, em vez de açucar metem aspartame e/ou sacarina, dois “venenos” ainda piores. Em suma, o consumidor que lixe, desde que não mais imposto.

RESPONDER

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …