Coca-Cola e Pepsi pagam milhões para esconder riscos da obesidade

Um novo estudo revela que as duas empresas estão a patrocinar associações e órgãos públicos norte-americanos que têm o importante papel de promover bons hábitos alimentares.

A Coca-Cola e a Pepsi patrocinaram pelo menos 96 organizações de saúde, nos Estados Unidos, entre 2011 e 2o15, que se dedicam a promover hábitos saudáveis e que lutam contra doenças como a obesidade e a diabetes.

A denúncia foi feita por um novo estudo da Universidade de Boston, publicado esta segunda-feira no American Journal of Preventive Medicine, da autoria de Daniel Aaron e Michael Siegel.

Os dois autores consideram que este financiamento é um claro “conflito de interesses”, já que estas instituições deviam defender sim um menor consumo de refrigerantes.

Segundo o The Washington Post, Aaron começou a interessar-se pelo tema quando percebeu que havia uma enorme quantidade de eventos ligados à saúde patrocinados por estas marcas.

“Fiquei muito surpreendido. Acho que nós ainda não percebemos o quanto isto é comum no nosso dia-a-dia”, afirmou ao jornal norte-americano.

De acordo com o El País, entre os visados estão instituições como a Associação Americana de Diabetes, a Associação Americana do Coração e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.

Também se destaca a presença da Associação Médica Americana, a Cruz Vermelha e a Fundação de Pesquisas de Diabetes Juvenil.

E, além destas entidades, os investigadores também revelam nomes de algumas universidades norte-americanas como Washington, Geórgia e a prestigiada Harvard, em Massachusetts.

“E só nos centrámos em organizações nos Estados Unidos. O número de entidades que recebe recursos destas empresas a nível mundial deve ser bem mais alto”, alerta Aaron ao diário espanhol.

De acordo com o estudo, dentro desse período, a Coca-Cola gastou, em média, mais de seis milhões de dólares por ano neste tipo de investimento. A Pepsi gastou três.

“Nos dias que correm, muitas das organizações rejeitam dinheiro da indústria do tabaco. Talvez se devesse dar o mesmo tratamento a estas empresas”, afirmam os autores.

Do lado contrário, entidades como a Academia de Dietética e Nutrição e Academia de Pediatria Americana estão entre aqueles que recusaram estes patrocínios.

Os autores do trabalho consideram que as outras organizações presentes na lista deveriam fazer o mesmo.

No ano passado, uma investigação do The New York Times também já tinha alertado para o facto de a Coca-Cola estar a financiar um novo modelo da ciência que culpava o sedentarismo em vez da má alimentação.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E há quem diga que estes “coitadinhos” não devem levar com um imposto extra.
    Claro que devem! Se têm condições financeiras para patrocinar aldrabices na forma de “estudos”, também têm de ter para ajudar a financiar o impacto na saúde, em termos de custos, que os seus produtos representam para os consumidores.
    Se um imposto avançar, estou mesmo a ver qual vai ser a “escapatória” que vão arranjar. Apostam nos produtos “light” mascarados onde, em vez de açucar metem aspartame e/ou sacarina, dois “venenos” ainda piores. Em suma, o consumidor que lixe, desde que não mais imposto.

RESPONDER

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …